Tomar Herbalife funciona e ajuda a emagrecer ou faz mal à saúde?

Tomar Herbalife funciona e ajuda a emagrecer ou faz mal à saúde?

A Herbalife é uma empresa multinacional no segmento de Nutrição e Venda Direta de produtos de nutrição, controle de peso e cuidados pessoais, fundada em fevereiro de 1980, em Los Angeles, Califórnia, EUA.

Herbalife comercializa shakes de proteína, lanches nutritivos, vitaminas, produtos energéticos e esportivos, para cuidados com pele e cabelos. Milhões de pessoas, muitas das quais são membros da Herbalife ou distribuidores independentes da Herbalife, usam e aproveitam os produtos da Herbalife para apoiar seus objetivos de fitness, nutrição e beleza.

Atualmente, a empresa conta com uma variedade de produtos e um markenting também muito forte que faz com que seus produtos sejam cada vez mais vendidos. No entanto, alguns nutricionistas e especialistas em outras áreas da saúde, nem sempre acham muito certo o uso de produtos Herbalife, principalmente os indicados para emagrecer, como shakes, por exemplo. Muitos desses produtos, são indicados para serem usados como substitutos de uma refeição, o que não agrada muitos médicos.

O fato é que alguns produtos emagrecedores da Herbalife, geram muitas dúvidas sobre se realmente funcionam ou ainda, se podem fazer algum mal para a saúde de quem faz seu uso. O que é certo, é que não podemos sair por aí tomando qualquer produto que prometa fazer milagres no sentido de perda de peso, pois o vendedor pode não estar nem aí com seus resultados e sua saúde.

Tomar Herbalife funciona?

Os vários produtos vendidos por essa empresa são testados e têm eficácia comprovada. No entanto, nem todos podem funcionar tão bem para todas as pessoas, isso porque cada ser humano é diferente um do outro. Esse é um dos maiores problemas relacionados aos produtos Herbalife, principalmente de seus shakes e chá da herbalife voltados para a redução de peso.

Cada pessoa tem uma genética específica e somente um produto não poderá fazer o mesmo efeito para todos que usarem. Sendo assim, o efeito emagrecer dos shakes, pode funcionar ou não, mas é claro, os vendedores não querem saber disso.

Sim, muitas pessoas já conseguiram alcançar resultados ao usarem produtos Herbalife. Mas o fato é que a pessoa provavelmente estava comendo enormes quantidades de porcaria há muitos anos e, além de consumir o shake, provavelmente, também decidiu ter uma alimentação e estilo de vida mais saudável, o que é claro, ajudou muito na redução de peso.

Herbalife emagrece mesmo?

Quando se trata dos produtos emagrecedores da Herbalife, especialmente seus shakes, eles podem sim ajudarem no processo de emagrecimento, mas existe um erro na venda desses produtos. Eles são vendidos, logicamente, por vendedores e não nutricionistas, o que deveria ser o certo, pois somente um profissional pode dizer o que devemos ou não consumir para uma perda de peso saudável.

Os shakes da Herbalife são ricos em proteínas e prometem o emagrecimento rápido, pois podem acelerar seu metabolismo e aumentar sua saciedade, fazendo que com que tenha menos fome e coma menores quantidades. Para que funcionem, a empresa remenda um plano de dieta que consiste em três refeições regulares e saudáveis ao dia e dois shakes.

Algumas pessoas podem conseguir saciar sua fome com esses produtos, mas outras não e podem ficar com fome uma grande parte do dia. Isso ocorre, pois para que o sistema digestivo funcione corretamente, nossa digestão deve começar com a saliva ao colocar a comida em nossa boca e mastigar lentamente. Fazendo isso, nosso corpo começa a iniciar um processo em nossos estômagos, preparando-se para receber o alimento. Nossos hormônios interagem uns com os outros em sistemas complexos que controlam nossos níveis de fome.

Com refeições líquidas, esses processos simplesmente não funcionam da maneira pretendida. Ninguém nunca se sentirá saciado da mesma maneira depois de tomar um desses shakes ou comer uma refeição equilibrada.

É importante destacar também que, por mais que tenham vitaminas, minerais e outros nutrientes, um shake industrializado, nunca terá o valor nutricional que uma refeição saudável e equilibrada teria, pois os nutrientes naturais de uma refeição são melhor absorvidos e aproveitados por seu organismo, evitando assim, uma possível deficiência nutricional.

Além disso, mesmo que você consiga emagrecer tomando produtos Herbalife, você quer mesmo continuar tomando-os e comprado-os pelo resto de sua vida? Sim, se você está substituindo uma refeição por um shake e conseguiu perder peso, ao parar de tomá-lo e voltar para sua dieta normal, certamente ganhará peso novamente.

O que acontece é que para perder peso de verdade, é preciso uma reeducação alimentar, e a substituição de uma refeição por um shake está longe disso. E, mesmo que você reduziu seu peso usando um shake, inicialmente, essa perda de peso pode ser de tecido muscular e pouco gordura, que não necessariamente não resulta em um corpo melhor e não vai durar muito tempo. Seu corpo pode se adaptar, mas ele precisa ser alimentado com nutrientes e energia que você recebe de alimentos reais.

Usar esses produtos em uma dieta severamente restrita de calorias não é apenas uma opção de estilo de vida que pode durar anos e, infelizmente, quando se usa uma mistura de substituição de refeição, como os shakes da Herbalife, você está restringindo severamente não só as calorias, mas também diversos nutrientes importantes para nosso organismo, que são encontrados somente numa refeição normal e saudável.

Ao seguir as recomendações do plano de dieta da empresa, que basicamente funciona reduzindo drasticamente as calorias que você ingere diariamente, perderá peso no início (lembre-se que é provável que seja não apenas gordura). Mas então, seu corpo começa a mudar seus mecanismos de sobrevivência devido a redução de calorias, que é sua fonte de energia para suas diversas funções diárias.

Basicamente, seu metabolismo diminui massivamente e seus níveis de fome aumentam. Isso significa que você tem que reduzir ainda mais calorias. Você também está em maior risco de deficiências nutricionais, falta de energia, aparência cansada e massa muscular reduzida. Então o que inevitavelmente acaba acontecendo? Você precisa aumentar as calorias novamente. Seu corpo simplesmente não consegue lidar ao não ser alimentado corretamente, e então você acaba desistindo da “dieta”.

Portanto, é um risco você querer usar um produto que possa substituir uma refeição e querer perder peso de maneira saudável. Antes de tudo, é preciso consultar um nutricionista para preparar uma dieta feita especialmente para você e que possa garantir um emagrecimento eficiente sem que haja riscos à sua saúde.

Cuidado! Herbalife faz mal para sua saúde

Ao analisar as informações nutricionais de um shake Herbalife encontramos:

Informação nutricional por 1 porção (26 g):

  • – Calorias – 90
  • – Proteína – 9 g
  • – Fibra – 3 g
  • – Carboidratos – 13 g
  • – Açúcar – 9 g
  • – Vitaminas e minerais

O rótulo parece bom, exceto a quantidade elevada de açúcar por porção (9 g) e a baixa quantidade de proteína por porção (9 g). Isso significa que, para obter 9 g de proteína, você precisa comer 9 g de açúcar.

Além disso, a fonte de proteína é a soja. Infelizmente, a maioria dos shakes de soja usam grãos de soja transgênicos que estão ligados a uma série de doenças de saúde e efeitos colaterais controversos. (Estudos mostraram que o consumo excessivo de soja diminui os níveis de testosterona em homens)

A lista de ingredientes também contém maltodextrina e frutose que são formas de açúcar, sabores artificiais e conservantes. O açúcar, como sabemos, pode causar o ganho de peso, já os conservantes e outros produtos químicos usados nesses produtos podem provocar grandes males para nossa saúde.

Diversos estudos, desde dos anos 90, têm encontrado indícios de que os produtos Herbalife podem causar problemas no fígado. Recentemente, as Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas (Metrocamp), no estado de São Paulo, fez um levantamento sobre os estudos e dados relacionados aos produtos Herbalife e doença hepáticas. O levantamento chegou a conclusão que os shakes dessa empresa podem causar hepatite tóxica.

Outro estudo, feito em Israel e publicada no Journal of Hepatology, analisou também qual a relação entre os shakes da Herbalife e a hepatotoxicidade, após serem confirmados casos de hepatite aguda associada ao uso do produto no país.

A análise contou com 12 pessoas com doença hepática aguda idiopática associada ao Herbalife. O resultado não foi nada animador, pois encontrou alterações como cirrose biliar primária, hepatite e falência hepática, e os pacientes precisarem de um transplante de fígado.

Esses problemas hepáticos surgiram após 11 meses de ingestão dos shakes. Infelizmente, um dos pacientes acabou morrendo devido a um transplante de fígado que não deu certo.

Herbalife preços

Outro fator que pode desmotivar uma pessoa de tentar tomar produtos Herbalife para emagrecer, é seu preço bastante elevado. Com apenas um shake, a empresa não garante o emagrecimento, é preciso adquirir um kit completo de shakes e até mesmo outros produtos que ajudarão na perda de peso.

Um kit de shake Herbalife pode custar entre 100 e 300 reais. Já outro kit seca barriga pode chegar a quase 500 reais.

Mais informações

Antes de ficar gastando muito dinheiro com o uso de qualquer produto para emagrecer, procure antes visitar um nutricionista para saber se pode mesmo consumi-lo e para preparar uma dieta adequada que faça você emagrecer de verdade.

Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • 0 não curtiram