Terapia com cães contra a depressão

Jeferson Depressão, Destaque, Doenças 07-01-14 combater depressão, dicas de saude, terapia com cães comentários

terapia com cães capa

A terapia assistida com cães, ou cães de terapia, tem ganhado cada vez mais força, graças aos seus resultados maravilhosos em que os pacientes recuperam a alegria, o propósito da vida, a recuperação acelerada em tratamentos médicos invasivos e uma cura para a depressão. A terapia com cães para a depressão é o assunto deste post, onde eu explicarei passo a passo o que é e como você pode fazer parte deste grande movimento.

O que é a terapia com cães?

Essa terapia teve origem na Segunda Guerra Mundial, quando o cabo William Wynne adotou um cão Yorkshire Terrier abandonado no campo de batalha, o que chamou de Smoky. Como um cão de serviço, deu ânimo e proteção aos soldados e tropas. Wynne também sofria de uma doença que o deixou hospitalizado, de modo que seus amigos trouxeram Smoky ao hospital para visitar e animar o soldado. Nesse ponto, o resto dos soldados feridos também se sentiram mais animados e se curaram mais rápido.

O Dr. Charles Mayo, permitiu que Smoky passasse o resto das noites como um acompanhante de Wynne, seguindo serviço por mais de 12 anos como um cão de terapia. Este registro deu lugar a novas investigações de Elaine Smith, uma enfermeira que percebeu a resposta positiva dos pacientes que possuiam os cães como uma válvula para o alívio do estresse, redução da pressão arterial e atitude positiva, e a partir de 1976, o primeiro programa de treinamento de cães para visitar instituições de saúde foi criado. Em 1982, Nancy Stanley fundou o Tender Loving Zoo, uma organização sem fins lucrativos que também incluiu coelhos, gatos e pássaros na terapia para crianças com deficiência.

terapia com cães 1

Como é a terapia com cães?

Um cão de terapia é mais tolerante do que um cão comum, ou seja, os seus níveis de agressão são extremamente baixos, coexiste perfeitamente e, naturalmente, com outros animais, independentemente da espécie, são amigáveis ​​e de proteção das crianças, uma vez que de uma forma simples, eles são muito conscientes dos seus arredores e desfrutam da companhia das pessoas e gostam de ser acariciados.

Ao contrário de um cão de trabalho, (que são companheiros perfeitos para um epiléptico ou com danos no coração e cegos, um cão farejador, ou salva-vidas), um cão de terapia, não usa coletes, mas sim bandanas ao redor do pescoço. Isto significa que estão abertos para as carícias e seu serviço é dar carinho. Um cinto simples com uma placa de identificação com as iniciais da respectiva fundação, será o logotipo oficial que faz com que estes cães sejam mais do que um animais de estimação, um cão de terapia.

terapia com cães 2

Benefícios da terapia com cães

Mostrou-se que ambos os asilos, hospitais infantis, hospitais para pacientes terminais, os prisioneiros, os veteranos e os pacientes psiquiátricos, entre outros, os cães de terapia ajudaram no nível emocional, resultando em uma melhoria orgânica como uma resposta positiva. Em crianças, tem havido um link para a aprendizagem rápida e leitura.

Quando uma pessoa, independentemente da idade ou do estado, entra em depressão, é muito difícil os remédios agirem sobre o corpo, como existe uma predisposição mental, impedida pelos efeitos da depressão. Os cães ajudam a combater o mau humor, sentimentos de solidão ou sentir-se à parte do mundo. Reduzir o stress , aumentar a auto-estima, proporcionar propósito de vida, eleva o espírito, encoraja o paciente a convivência com os outros, trazem sorrisos… simplesmente são um canal para a recuperação.

terapia com cães 3

O contato físico com o cão tem um efeito calmante que permite que o paciente tenha memórias positivas, secretando serotonina e endorfinas. O paciente começa a falar com o cão, sem se sentir julgado, intimidado ou criticado, o que permite o alívio e liberação de emoções reprimidas.

Nós te aconselhamos a considerar fazer uma doação ou voluntariado com este tipo de atividades altruístas e louváveis ​​em busca da saúde geral. Na América Latina ainda está apenas começando e ainda é necessária muita ajuda e divulgação. Nos ajude a propagar essa idéia e compartilhe esse post com seus amigos.

Este Post te ajudou?
  
  • yorkshire terrier depressao
  • os yorkshire cura depressão
  • cachorro na terapia contra depressão
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: