Tensão pré menstrual

Mateus Dicas Saúde 06-12-12 Destaque mau humor mestruação TPM XX

Tensão pré menstrual

A síndrome pré-menstrual é caracterizada por uma combinação de sintomas físicos e psicológicos que ocorrem em ciclos, que aparece durante uma semana antes do seu período mestrual e melhorarando com o início do sangramento. Os sintomas podem ser muito perturbador e geralmente incluem irritabilidade, ansiedade ou depressão, diminuição da auto-estima, dificuldade de concentração, problemas de sono, alterações do apetite, baixa energia, inchaço, dor de cabeça e inchaço ou sensibilidade no peito. Os tipos e a gravidade dos sintomas variam de mulher para mulher.

A pesquisa sugere que até 75 por cento das mulheres que menstruam, têm alguns sintomas da TPM. Destes, a maioria tem sintomas psicológicos como a sensibilidade excessiva a eventos que não seria tão irritante em outras vezes, chorando durante o periodo pré-menstrual, tendo tensão, irritabilidade e mau humor. Alterações no apetite também são comuns e e aproximadamente 75 por cento das mulheres dizem que desejam doce ou salgado. Algumas mulheres sentem ondas de calor, palpitações, tonturas e desconforto gastrointestinal.

A maioria destes sintomas são bastante leves e não requerem tratamento. Um número muito menor (provavelmente entre três e oito por cento das mulheres) têm uma síndrome premenstrual mais severa, a qual pode ser incapacitante.