Sobrancelha: Micropigmentação ou henna qual é a melhor técnica?

Sobrancelha: Micropigmentação ou henna qual é a melhor técnica?

Hoje, mais do que nunca, as sobrancelhas tornaram-se o centro das atenções. As sobrancelhas também fazem parte do olhar do nosso rosto e, consequentemente, da maquiagem.

As sobrancelhas são aquela parte do rosto que pode mudar a face da pessoa, dependendo de como elas são formadas ou moldadas. Se você acha que, apesar da maquiagem e de milhares de dicas de beleza, ainda não consegue deixar seus olhos como gostaria, provavelmente o problema está em suas sobrancelhas.

Enfim, elas são um elemento-chave no seu rosto, elas enquadram, definem e destacam os olhos em todos os momentos. Portanto é importante que você não as esqueça e que sempre cuide muito bem delas e as deixe da maneira que mais te favoreça.

Agora, se você não sabe muito bem como cuidar de suas sobrancelhas e quer saber sobre alguns procedimentos, hoje vamos apresentar tudo que você deve saber sobre a manutenção e moldagem de suas sobrancelhas.

Como fazer sobrancelha?

sobrancelha

Primeiramente, vamos começar aprendendo como fazer a sobrancelha. Muitas pessoas acham que é fácil, mas qualquer errinho pode colocar seu trabalho por água abaixo e prejudicar sua aparência.

Existe uma técnica padrão para arrancar sobrancelhas que você pode aprender a obter a forma que melhor se adéqua a você. Depilar as sobrancelhas significará para alguns apenas moldar a forma, removendo alguns pelos, mas para outros, significa toda uma obra de arquitetura e design.

Veja abaixo o passo a passo para moldar suas sobrancelhas e deixá-las devidamente adequadas a seu rosto:

1 – Avalie o formato de seu rosto

O equilíbrio e a proporção são o que você deve ter mais atenção para moldar uma bela sobrancelha que fique de forma harmoniosa com o seu tipo de rosto.

Se você não consegue identificar bem a forma natural de suas sobrancelhas, analisar seu tipo de face como um ponto de referência pode ajudar:

  • – Redondo: as sobrancelhas anguladas marcadas compensarão a redondeza facial. Fuja das sobrancelhas finas.
  • – Quadrado: sobrancelhas retas, com uma curva mais acentuada na ponta externa suavizarão os volumes desse tipo de rosto.
  • – Oval: sobrancelhas arqueadas são as melhores.

2 – Avalie sua sobrancelha

O primeiro mandamento é sempre respeitar a forma natural das sobrancelhas. Observe se elas tendem a ser arredondadas, bastante retas ou triangulares e respeite sempre seu formato. Se você propõe mudar a forma das sobrancelhas de uma maneira mais acentuada, não há problema algum, mas isso não significa que elas vão te favorecer.

Há também um truque para medir onde sua sobrancelha deve começar e terminar. Para isso você deve medir o ponto inicial e final delas, basta usar seu pincel de sobrancelha e alinhar verticalmente do centro do nariz com o osso das sobrancelhas. Este é o ponto de partida.

Em seguida pegue o pincel e alinhe da ponta do nariz através do centro da íris e o no osso da sobrancelha. Este é o ponto mais alto do arco da sobrancelha. O Design dessa parte altera completamente seu visual. Este é o ponto mais alto de suas sobrancelhas e que fará toda diferença no resultado final.

Finalmente, mantenha o pincel do canto da narina até o canto externo do olho e sobre o osso da testa. É ai que sua sobrancelha deve terminar. Depois de ter todos os três pontos, você saberá como as moldar corretamente.

Para limitar o desenho correto de sua sobrancelha, você pode usar um lápis. Faça o contorno com ele até onde sua sobrancelha deve ir e retire os pelos que estão fora dessa marcação.

3 – Considere a separação de suas sobrancelhas em relação à forma do nariz

Quanto mais perto estiverem suas sobrancelhas, mais refinado e fino o seu nariz parecerá, mas se você tiver um nariz mais plano, evite juntar as sobrancelhas, dê uma boa separação para que você tenha muito mais equilíbrio em seus olhos.

Uma dica para isso é colocar o lápis em pé do canto de seu nariz até o início de sua sobrancelha. Ela deve, basicamente começar aí, para ter uma forma muito mais natural.

4 – Saiba usar a pinça

Escolha uma boa pinça e use álcool para mantê-la esterilizada. Sua pegada na pinça deve parecer como se estivesse escrevendo. Isso ajuda a dar agilidade, apoio e leveza, o que ajuda a evitar erros.

5 – Comece do lado certo

Para desenhar sua sobrancelha, comece sempre de dentro para fora, mas cuidado para não exagerar. Caso já tenha sua sobrancelha desenha e queira somente retirar o excesso, recomenda-se começar de fora para dentro.

6 – Apare sua sobrancelha

Use uma escova para pentear e saber quais fios estão mais longos e devem ser aparados. Em muitos casos, um simples aparo pode deixar a sobrancelha quase perfeita sem a necessidade de tirar muitos fios. Ao aparar você deve levar em consideração seu tipo natural de sobrancelha.

Use um tesoura apropriada para cortar apenas as pontinhas maiores que estão fora do local desenhado para sua sobrancelha. Evite também cortar nas regiões de menos pelos, para que ajudem a disfarçar pequenas falhas.

7 – Tire o excesso com pinças, mas tenha cuidado!

Uma vez que você tenha a medida correta de sua sobrancelha, sabe usar a pinça corretamente e aparou o excesso, pode remover o excesso de pelo que está fora da marcação.

Um dos maiores problemas com as mulheres que fazem suas próprias sobrancelhas é que elas tiram mais do que necessário. A maioria das mulheres não tem um guia para moldar as sobrancelhas, então elas começam a arrancar um pouco de cada lado. Elas não percebem que apenas dois ou quatro fiozinhos podem fazer uma grande diferença no quadro do rosto.

Use as pinças para dar a imagem ideal à sua sobrancelha, levando em consideração a forma original e o tipo de rosto. Após uma primeira revisão em que você remove os pelos mais óbvios e com maior diferença à vista, afaste-se do espelho para verificar como ficou e veja se você deve eliminar mais alguns para moldar. Depois de alcançar a forma desejada, você só terá que eliminar os pelos que se destacam.

Tenha em mente que, geralmente, a sobrancelha é mais espessa na primeira metade (ao ponto mais alto) e ligeiramente mais fina na metade final. Se você duvida da espessura, é melhor não arrancar muito e analisar bem antes. Caso queira, pode pedir ajuda de uma amiga.

8 – Não se preocupe com alguma diferença

Não caia no horrível erro de desenhar e projetar suas sobrancelhas como uma caricatura, de modo a tentar deixá-las completamente iguais. Isso tira toda a naturalidade que deve ter as sobrancelhas. Lembre-se de que é normal se a sobrancelha esquerda é um pouco desigual a da direita (ninguém vai enxergar a diferença). Pare de se preocupar porque elas não são “perfeitas”.

9 – Use um lápis de sobrancelha

Se depois de moldar adequadamente e tirar as sobrancelhas, você considera que elas estão bastante desiguais ou há alguns buracos visíveis, use um lápis para dar um acabamento perfeito e preencher os buracos naturalmente.

O uso de um lápis de sobrancelha ajuda muito a cobrir e melhorar a diferença entre ambas, caso seja muito grande. Escolha um lápis que seja da mesma cor de suas sobrancelhas, qualquer cor ou tom diferente pode ficar bem estranho. A cor deve ser um pouco mais clara que a de seus cabelos. Depois de pintar com o lápis, passe o dedo ou utilize um pincel para dar uma esfumada, isso ajuda a dar mais naturalidade.

10 – Cuide da pele no local

A retirada dos pelos com a pinça pode causar certo desconforto e irritação na região, podendo até mesmo ficar vermelha. Por isso, use um produto para acalmar o local. Você pode usar passar um pedaço de algodão embebido com chá de camomila, água termal ou um adstringente livre de álcool.

Além disso, evite sair ao sol após a retirada dos pelos e use sempre um bom protetor solar para evitar manchas na região.

Sobrancelha definitiva

sobrancelha

A sobrancelha definitiva ou maquiagem definitiva, são termos que eram usados antigamente e hoje são substituídos pelo que chamamos de micropigmentação. Independentemente dos tipos de sobrancelha definitiva, elas não são realmente definitivas, ou seja, elas saem com o passar do tempo. Esse foi um dos motivos da mudança de nome desse técnica.

Além disso, a maquiagem definitiva era usada há muito tempo e utilizava a mesma tinta que as tatuagens para outros locais pele. Essa tinta tendia a desbotar com o tempo. Hoje em dia a micropigmentação como é chamada, usa equipamentos e tinturas próprias para a região da sobrancelha, o que proporciona um resultado muito melhor.

O que é micropigmentação?

A micropigmentação consiste em uma tatuagem temporária onde a agulha penetra com tinta a camada mais superficial de sua pele. Com movimentos suaves, pinta a sobrancelha fio a fio, dando um efeito muito mais pronunciado e definido para as mesmas.

Considerando que a micropigmentação é uma dermopigmentação (pigmentação da pele), os pigmentos são depositados na área a ser pigmentada com a ajuda de uma agulha, apenas no nível epidérmico.

Embora seja verdade que o processo causa algum desconforto, não é muito doloroso. Obviamente, tudo depende da sensibilidade de cada pessoa e da área da micropigmentação (lábios, por exemplo, são mais sensíveis do que sobrancelhas). Na área desejada pode ser utilizado um creme anestésico que reduzirá o desconforto ao máximo.

As áreas de micropigmentação são lábios, olhos e sobrancelhas. Em relação às sobrancelhas, devemos considerar a opção de micropigmentação como uma alternativa para melhorar nosso olhar. Isto é conseguido preenchendo com micropigmentações pequenas lacunas entre os fios. Claro que isso é realizado de forma tênue e natural, uma vez que o objetivo da micropigmentação da sobrancelha não é notar o trabalho feito, mas simplesmente dar um tom natural.

Quanto tempo dura a micropigmentação?

Como dissemos, esta técnica usa uma tinta que é temporária. Ela permanece por aproximadamente 8 meses a um ano (dependendo um pouco do cuidado que você tem) para desaparecer completamente.

A micropigmentação tem uma duração limitada e requer certos ajustes. Em geral, são recomendadas várias revisões anuais. Desta forma, o profissional saberá como está o tom dos pigmentos e, no caso deles estarem muito fracos, pode retocar e fazer novas aplicações para retornar a intensidade das cores.

Essas avaliações dependem da pele de cada pessoa, bem como do grau de exposição ao sol a que estão sujeitas. Por isso, não é possível dizer exatamente se o resultado de uma sessão de micropigmentação dura quatro, cinco ou seis meses.

Ao contrário do que você pensa, isso não é uma desvantagem. O que aconteceria se os efeitos da micropigmentação durassem a vida toda? Se você não gostou dos resultados teria um problema, não é?

Micropigmentação de sobrancelhas

sobrancelha

Para fazer a micropigmentação de sobrancelha procure um local com bons profissionais. Existem muitas variedades de tons para micropigmentação, então, quando você checar com o especialista que irá projetar suas sobrancelhas, ele certamente irá dizer-lhe primeiro se planeja pintar o cabelo em breve ou planeja ficar com o tom original, pois você encontrará opções para cor que se encaixa nas sobrancelhas de uma maneira muito natural.

O especialista deve levar algum tempo com você antes de começar o procedimento. Ele deve medir as características do seu rosto para saber melhor como ressaltar os olhos e moldar um sobrancelha perfeita de acordo com seu perfil.

No início da pigmentação, você receberá anestesia tópica para que você sinta muito menos dor. Talvez no final você sinta alguma queimação no local. Isso será porque a pele já está um pouco dolorida por todo o processo.

Após o procedimento, a cor pode parecer bastante intensa, o que é normal e tende a diminuir rapidamente. Além disso, não se assuste se, depois de um ou dois dias, uma crosta aparecer e começar a descascar. Isso faz parte da tatuagem, depois de alguns dias ela vai cair e sua sobrancelha estará linda novamente.

Para quem é indicada a micropigmentação?

A micropigmentação serve para embelezar, equilibrar e corrigir características faciais, especialmente sobrancelhas, lábios ou pálpebras. Também é usada para corrigir danos causados ​​por tratamentos médicos muito agressivos, como quimioterapia ou defeitos estéticos genéticos.

Ou seja, a micropigmentação pode ajudar a camuflar calvície, alopecia púbica, cicatrizes e queimaduras, entre outras utilidades. Como você pode ver, é uma técnica revolucionária que ajuda muitas mulheres a se sentir melhor em relação a si mesmas.

Como cuidar das sobrancelhas com micropigmentação

sobrancelha

Use gelo no local

Já dissemos que esta técnica é baseada na injeção de pigmentos muito pequenos na pele. Portanto, este procedimento pode produzir um leve inchaço ou vermelhidão na área. Isso pode ser facilmente aliviado com a aplicação de gelo na área a ser tratada, pois este produto tem propriedades anti-inflamatórias que lhe permitirão se sentir melhor.

Para fazer isso, basta pegar um pouco de gelo, envolvê-lo em um pano e aplicá-lo na sobrancelha por cerca de 5 ou 10 minutos. Você verá como local ficará melhor e, acima de tudo, você sente menos desconforto. No caso de reaparecer algumas dores, você pode aplicar novamente o gelo. Tome cuidado para não queimar a pele.

Depois de usar o gelo, é importante que você hidrate a área porque ela terá sido ressecada. Para isso, recomendamos que você use hidratantes ricos em vitamina A e D ou óleos essenciais que contenham vitamina E, de modo que a sobrancelha sempre esteja bem nutrida e hidratada.

Não coce a área

Um dos cuidados da micropigmentação da sobrancelha é que você deve evitar coçar a área, não importa o quanto isso seja tentador. Tenha em mente que é normal sentir prurido nessa parte do rosto, porque estará se curarando do tratamento, mas você deve evitar se coçar.

Além disso, você também não deve eliminar a pele morta que saí após alguns dias do procedimento. Fazer isso pode modificar a micropigmentação e fazer com que o resultado não seja o que você estava procurando. Deixe essa casquinha sair naturalmente.

Se você sentir uma coceira muito intensa, tente molhar a área com água ou aplicar gelo e, assim, você notará como o desconforto desaparece.

Evite usar maquiagem após a micropigmentação

A maquiagem ou cosméticos que você costuma usar para fazer o rosto deve ser deixada de lado por um tempo depois de ter sido submetido a esse tratamento.

É importante que este conselho seja rigorosamente cumprido, pois, se não o fizer, a área pode ser infectada devido ao fato de que é comum que os produtos de maquiagem acumulem bactérias que possam infectar a sobrancelha. Então, evite usar qualquer tipo de maquiagem até sua sobrancelha esteja 100% curada.

Limpe suas sobrancelhas diariamente

Outro dos cuidados com a micropigmentação da sobrancelha é que você deve lavá-las diariamente para evitar que a sujeira se acumule na área e, portanto, exista o risco de infecção. Você deve lavar 3 vezes por dia (manhã, tarde e noite), mas sem esfregar a área tratada, você só tem que derramar água e depois secar com uma toalha sem esfregar, apenas dando pequenos toques para remover o excesso de umidade.

Proteja-se do sol

Durante a primeira semana depois de ter feito um tratamento de micropigmentação, é importante que você se proteja dol sol. Isso ajuda a evitar que a cor mude. Tenha em mente que o contato com os raios do sol pode danificar os pigmentos introduzidos nas sobrancelhas. Portanto, tem um alto potencial para modificar a coloração e o resultado final.

Antes de sair de casa, aplique sempre a proteção do sol do fator 50 para que sua pele esteja completamente protegida contra os raios UVA.

Evite mar e piscina

Ao fazer micropigmentação no verão, deve-se levar em conta que não pode banhar-se ou tomar banho de sol. Fazer isso pode afetar o resultado final do procedimento. Cloro e bactérias encontradas em áreas públicas, tais como piscinas, mares ou lagos podem penetrar na região e causar uma infecção. O local deve estar completamente curado antes de entrar em contato prolongado com água.

Cuidados com a micropigmentação

Você deve saber que há uma série de precauções a levar em conta antes de realizar esse tipo de tratamento, por exemplo, os seguintes:

  • – Alergia a pigmentos: é claro que uma pessoa que tem alergia à pigmentação não pode fazer este tratamento. Portanto, é importante que, antes de iniciar a micropigmentação, seja realido um teste de alergia que ajude a descartar as reações adversas subsequentes.
  • – Alterações na derme da área a ser tratada: evite fazer se você tem verruga, psoríase ou qualquer outro tipo de alergia. Este tratamento não pode ser realizado nessas condições por precaução.
  • – Afecções cutâneas na área: se você tem herpes, queimaduras solares, hematomas, etc., este tratamento deve ser adiado até a pele se curar. É essencial ter uma pele saudável para aplicar esse método.

Além disso, este tratamento deve ser evitado quando a menstruação ocorre porque a pele é mais sensível e pode produzir mais dor. Você também deve consultar um especialista se estiver grávida, se tem hepatite ou se está submetido a um tratamento de quimioterapia.

Sobrancelha de henna

sobrancelha

Para obter uma expressão mais impressionante, você tem que ter sobrancelhas bem definidas, limpas e em forma. No entanto, muitas vezes o tempo não é suficiente para cuidar delas. Felizmente, há uma técnica bastante simples para obter sobrancelhas delineadas por mais tempo, sem a necessidade de maquiagem.

Estamos falando de henna, este produto dá maior volume e cor às sobrancelhas, o melhor de tudo é que pode durar aproximadamente 3 meses. É também uma maneira mais saudável de pintá-las, uma vez que não contém produtos químicos perigosos para a pele que podem irritar e danificar o olho.

Dicas antes de usar a henna

Você deve considerar estas recomendações antes de usar este produto:

  • – A henna mantém uma similaridade com as moléculas dos pelos da sobrancelha, o que facilita a sua penetração, além disso, pode mudar a cor do fio. É por isso que é importante escolher um tom certo e ver se combina com você.
  • – A combinação deste produto com corantes não é recomendável, pois você pode obter uma cor indesejada. Se você tiver usado tinta nas sobrancelhas, é melhor remover.
  • – Por ser um corante natural, é provável que pequenas variações na cor das sobrancelhas sejam obtidas.
  • – A henna pode durar cerca de 3 meses nas sobrancelhas, com a passagem dos dias, tende a sumir pouco a pouco.
  • – É aconselhável experimentar o produto em uma pequena parte da pele, desta forma você pode evitar reações alérgicas. Também use um pouco na sobrancelha para obter a cor que está procurando.

Como fazer sobrancelha de henna

Para preparar a henna, você deve usar luvas de borracha para evitar sujar suas mãos. Em uma tigela, adicione duas colheres de sopa de henna e várias gotas de suco de limão. Misture até obter uma massa grossa. Se você tem uma pele muito sensível, você deve combinar partes iguais do suco de limão e água destilada para adicionar à coloração.

Molhe um algodão com álcool e limpe suas sobrancelhas para remover o excesso de gordura que tenha a área. Escove suas sobrancelhas muito bem. Com a ajuda de um pincel fino, comece a aplicar a mistura de henna nas sobrancelhas. Comece na parte inferior e vá até o topo.

Se você errou e passou a pele fora da sobrancelha, pode remover a tinta com um cotonete umedecido com creme, mas isso deve ser feito rapidamente, caso contrário, a pele será manchada.

Deixe secar completamente por 30 minutos, em seguida, aplique uma segunda camada. Tente não colocar tanto henna no início da sobrancelha, tente se concentrar na parte central e no final.

Deixe o produto durante a noite. No dia seguinte, remova-o com uma escova, toalhas de papel ou algodão. A pasta cairá facilmente e você poderá notar a cor que tomou sua sobrancelha.

Pronto! Você já tem a sua maquiagem de sobrancelha e definida. Se preferir, você pode dar mais cor ou forma com um lápis.

Despigmentação da sobrancelha

sobrancelha

Infelizmente, há maus profissionais que acabam fazendo um procedimento de micropigmentação de sobrancelha errado. Mas há uma técnica para apagar as sobrancelhas e eliminar o trabalho mal realizado, cores indesejadas e melhorar a forma das sobrancelhas e, posteriormente, pigmentá-las novamente.

O laser é a sua principal opção quando se trata de eliminar a tinta da sua pele, também é adequado para eliminar a micropigmentação. Em primeiro lugar, você deve fazer uma consulta com o profissional para ter um estudo especializado e um controle dermatológico e, uma vez que tenha estudado seu caso em particular, você pode fazer.

Outros métodos de despigmentação envolvem a aplicação de ácidos, excisão cirúrgica, dermoabrasão, técnica Salina. Todos esses são bem menos utilizados, principalmente a excisão cirúrgica que provoca cicatrizes.

O laser é o mais indicado para esse tipo de procedimento. Ele age de forma é seletiva e foca apenas nos pigmentos que dão cor ao produto, respeitando o resto da pele. Durante o tratamento, os pigmentos acumulados serão fragmentados. Isso facilita a subsequente reabsorção por células do organismo com um efeito nocivo mínimo.

Este é um tratamento doloroso e o especialista pode recorrer à anestesia tópica. Para eliminar totalmente, pode ser necessário pelo menos a 5 ou 6 sessões (de cerca de 25 a 30 minutos). As sessões variam de acordo com as cores que foram usadas (a cor preta é a mais fácil de eliminar) e o tempo que foi feita. Você deve esperar entre 4 e 8 semanas entre cada sessão, embora os resultados sejam visíveis a partir da primeira.

Mais informações

As sobrancelhas estão ganhando cada vez mais destaque e mais tratamentos e técnicas para deixá-las mais bonitas. Mas, assim como os cabelos, deve-se ter cuidado com os procedimentos a serem realizados para que tudo ocorra perfeitamente e o resultado seja o que você espera. Antes de fazer qualquer procedimento nas sobrancelhas, procure sempre um profissional qualificado.

Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • 0 não curtiram