Smoothie de aveia e banana para baixar o colesterol alto

Rudney Dicas Saúde 01-09-15 baixar colesterol, Colesterol, colesterol alto, colesterol hdl comentários

Ainda que o colesterol seja necessário para produzir hormônios e outras substâncias no organismo. Quando ele está em excesso pode ser um risco à saúde, pois começa a se acumular nas artérias, formando placas. Por isso, hoje vamos ensinar um smootihe para baixar o colesterol e evitar qualquer transtorno relacionado com o colesterol alto.

Quando se forma uma placa de colesterol, o fluxo normal de sangue é reduzido, aumentando significativamente o risco de doença cardiovascular, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Acrescentar essa bebida composta de aveia e banana à sua dieta diária vai ajudar a baixar o colesterol alto.

Níveis de colesterol

O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) produzido pelo organismo e presente em alguns alimentos. Existem dois tipos de colesterol, o considerado bom (DHL) e o ruim (LDL), o total deles é chamado de “Colesterol Total“.

Para a Associação Médica Americana, os níveis de colesterol no sangue devem estar abaixo de 200 mg% e que o HDL Colesterol esteja acima de 35 mg%.

A Tabela do Massachusetts General Hospital de Boston, indica os níveis normais de colesterol para as diferentes idades:

Colesterol total

Menos de 29 anos abaixo de 200 mg %
de 30 até 39 anos abaixo de 225 mg %
de 40 até 49 anos abaixo de 245 mg %
acima de 50 anos abaixo de 265 mg %

Para o HDL Colesterol

Homens de 30 a 70 mg %
Mulheres de 30 a 90 mg %

Para o LDL Colesterol

Homens e mulheres 50 a 190 mg %

Smoothie de aveia e banana para reduzir o colesterol

A aveia é um dos cinco melhores alimentos que ajudam a diminuir o colesterol alto. A aveia contém fibras solúveis, que também são encontradas na banana. Quando a fibra solúvel se move ao longo do trato digestivo, ela é dissolvida em uma substância semelhante a um gel. Esse gel absorve o colesterol e as gorduras, impedindo-os de se mover para dentro da corrente sanguínea e, em vez disso, são excretadas do corpo.

Ingerir de 5-10 gramas de fibra solúvel por dia pode ajudar a diminuir o colesterol alto. Uma porção de 1 xícara de farinha de aveia tem cerca de 3-4 gramas de fibra e uma banana média tem cerca de 3 gramas. Vamos a receita:

Ingredientes

– 1/4 xícara de aveia
– 1/2 xícara de iogurte natural sem açúcar e com baixo teor de gordura
– 1 banana picada
– 1/2 xícara de leite desnatado
– 2 colheres de chá de mel
– 1/4 colher de chá de canela em pó

Preparo

Em um liquidificador, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo, se você quiser pode colocar alguns cubos de gelo. Beba em seguida.

Mais informações

Para manter níveis adequados de colesterol, é importante também manter um dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Você também pode experimentar uma receita de suco verde para reduzir o colesterol.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: