Sintomas do transtorno bipolar

Jeferson Depressão, Doenças 27-12-13 bipolaridade, Dicas sobre saude, transtorno bipolar comentários

bipolaridade capa

O transtorno bipolar é uma doença mental que combina episódios de euforia com episódios depressivos. Embora seja comum que toda pessoas tenham mudanças de humor de acordo com as circunstâncias, nos bipolares essas mudanças vão de um extremo ao outro e com sentimentos e sensações que vão além da felicidade e tristeza normal. Quer saber quais são os sintomas do transtorno bipolar? Na continuação te explicamos melhor:

Momentos de euforia

Pessoas bipolares costumam ter episódios conhecidos como hipomania, que são momentos de grande euforia, de alta energia e criatividade, com um estado de ânimo que parece fora de alcance e que pode levar a comportamentos que não teria em seu estado normal. De acordo com especialistas, este episódio pode ser bom: quem não gostaria de ter momentos de extrema felicidade? No entanto, devemos lembrar que, assim como episódios de intensa alegria, existem os episódios de depressão no transtorno bipolar.

Momentos de depressão

O humor decai, os sintomas são os mesmos que os de uma pessoa que sofre de depressão: baixa energia, perda de apetite, problemas de sono, quer ficar o dia todo na cama, etc. A primeira coisa a considerar é que não é aconselhável consumir antidepressivos, eles podem piorar a sua condição e fazer alterações mais bruscas e profundas em seu humor.

A incapacidade de terminar tarefas

Você conhece alguém que sempre tem novos projetos em mente, mas nunca chega a concretiza-lo? Este é mais um sintoma do transtorno bipolar. Pessoas que sofrem de transtorno bipolar tem milhares de idéias, grandes projetos e até mesmo pouco realista pode acontecer quando estão em um momento de criatividade e hiperatividade. No entanto, caem na realidade que esses projetos não dão em nada. Eles também são muitas vezes distraídos, começando muitas tarefas, mas não terminando em seguida.

Irritabilidade

É a passagem de um estado de espírito onde se evidencia a irritabilidade em pessoas bipolares. Embora seja normal que todas as pessoas tenham esses dias em que estamos mais irritáveis ou de mau humor, nos bipolares a irritabilidade é tão acentuada que interfere em seus relacionamentos e pode levar até a ter problemas no trabalho, porque nem sempre pode a controlar.

Fala rápido

O bipolar muitas vezes passam por momentos em que realmente fala demais e muito rápido, como se tivessem sido acelerado. Eles também tendem a estabelecer conversas de sentido único, ou seja, se a outra pessoa que está falando, diz alguma coisa, eles continuam falando sobre como se não tivesse ouvido.

Abuso de drogas ou álcool

Cerca de metade das vítimas do transtorno bipolar desenvolvem algum tipo de vício, principalmente o vício ao álcool. Eles bebem para se acalmar quando estão eufóricos e bebem para levantar o seu espírito quando estão na fase de depressão.

Comportamento errático

Quando um bipolar está em fase de hipomania tem a auto-estima tão alta e se sente tão eufórico que podem ter comportamentos erráticos ou bizarros que não correspondem com o que normalmente teriam feito. Duas das formas mais comuns de comportamento errático em um bipolar é quando festejam e comportamento sexual incomum.

Dificuldade para dormir

O bipolar pode sofrer duas extremidades: sentindo-se cansado o tempo todo e dormir mais do que o normal quando estão na fase de depressão e não conseguir pregar o olho a noite toda, porque eles se sentem energéticos quando estão em sua fase maníaca. Neste último caso, eles podem até se sentir bem mesmo tendo dormido poucas horas.

Ainda não se sabe exatamente o que causa o transtorno bipolar. Muitos dizem que esta é uma genética, hereditária e relacionados com o problema de inteligência.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: