Síndrome da Plica Sinovial: O que é e como é tratada?

Mateus Doenças 31-07-14 patela, Síndrome da Plica Sinovial comentários

O Dicas Sobre Saúde costuma falar muito sobre os joelhos, das articulações que estão sofrendo e sendo feridos, muitas vezes durante o exercício. Desta vez, vamos falar um pouco de síndrome de plica sinovial e do tratamento.

A síndrome da plica sinovial (ou patela, é o mesmo) nomes de uma lesão no joelho que causa dor ou outras condições, sem lesões no joelho. Ela pode ser tratada de forma conservadora, e só ocasionalmente necessitam de tratamento cirúrgico.

O que é a síndrome da plica sinovial?

Plica significa “dobrar”. As propostas são pregas existentes na membrana sinovial (o revestimento das articulações, tais como o joelho, e é responsável, entre outras coisas, a nutrição da cartilagem articular).

Estas dobras aparecem durante o desenvolvimento fetal, mas geralmente desaparecem, mas às vezes continua a ser uma dessas dobras, que podem tornar-se inflamados e doloridos em adultos, por razões tais como esforços repetidos (exercício físico) ou forte trauma direto.

Note-se que ambos até então desconhecida nas plicas, e pensava-se que a mera existência de propostas já era um problema. A plica não é o problema em si. Além disso, existem adultos com qualquer um destas plicas e não apresentam sintomas. O problema é quando a plica torna-se inflamada e dolorosa; então falamos de síndrome da plica sinovial, e terá que entrar em um tratamento, que geralmente é conservador.

O diagnóstico desta síndrome é pelos sintomas: Dor nas articulações, abanada, sensação de falha… Você tem que fazer a diferenciação com outras lesões no joelho, como menisco ou condromalácia, por isso às vezes pode ser necessária como prova uma radiografia, ressonância magnética ou mesmo artroscopia.

O tratamento para a síndrome plica sinovial

O tratamento de escolha em todos os casos começará de forma conservadora: repouso da atividade susceptível que provoca o problema e tomar a medicação, que estipula o médico (geralmente inflamatória) para aliviar a dor. A aplicação local de frio pode ser útil.

Quando passar a fase de dor aguda, sessões de exercícios terapêuticos são recomendados, com a ajuda de um fisioterapeuta. O principal objetivo será trabalhar reforçando os músculos do joelho.

Outros exercícios, como alongamento, também pode ser útil para ajudar a preparar a área em torno da atividade física.

Se isso não melhorar com o tratamento conservador, pode ser necessário recorrer a tratamento cirúrgico por artroscopia. A operação costuma dar bons resultados e, como de costume, também precisa de fisioterapia após a cirurgia para alcançar os melhores resultados.

Este Post te ajudou?
  
  • plica sinovial
  • tratamento da plica sinovial
  • plica sinovial no joelho
  • plica sinovial medial como tratar
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: