Saúde da mulher: 8 sintomas que não devem ser ignorados

Rudney Dicas Saúde 05-12-16 problemas de saúde, saúde da mulher comentários

Ambos os homens e mulheres são propensos a dores no corpo e outros desconfortos. Mas muitas vezes as próprias mulheres podem experimentar uma série de doenças ou distúrbios que podem ser sinais prematuros de que algo está errado ou ser um alarme.

Por isso, é crucial para todas as mulheres prestarem atenção a seus corpos para que elas possam ficar em alerta para quaisquer potenciais problemas de saúde que, embora nem sempre sejam um sinal de seriedade, cada uma deve compreender melhor seus corpos para saber quando esses sinais devem ser verificados. Confira:

1 – Fadiga extrema

Entre os desconfortos corporais sofridos pelas mulheres, a exaustão é um dos sintomas que não podem ser ignorados. Por quê? A fadiga extrema pode sinalizar diferentes problemas de saúde, incluindo a depressão, distúrbios da tiroide, diabetes, inflamação crônica, fibromialgia, insuficiência cardíaca congestiva ou câncer.

Se você está exausta e não consegue obter energia de volta mesmo com repouso, exercício e uma dieta saudável, ou se a fadiga é acompanhada por dores articulares e/ou musculares, problemas digestivos e outros, é melhor procurar um médico porque este é um sinal que você não deve ignorar, pois pode até mesmo estar relacionado com o desenvolvimento de uma doença autoimune.

2 – Dor abdominal

Ter dor de estômago, ocasionalmente, pode não significar algo sério, mas o inchaço e dor de estômago constante é um sinal que as mulheres não devem ignorar. Enquanto a dor abdominal pode ser causada apenas por gases, esse sintoma também pode ser provocado por uma apendicite, uma úlcera de estômago, um problema com a vesícula biliar ou outro desconforto no corpo.

Se você não conseguir aliviar a dor abdominal (especialmente se é persistente e localizada em uma área específica no estômago), contate o seu médico para discutir os sintomas.

3 – Dor no peito

Sentir dor ou pressão no peito, se tratando da saúde da mulher ou do homem, nem sempre é um sinal de um ataque cardíaco, mas pode ser um aviso de uma doença cardíaca coronária. No entanto, se você sentir qualquer dor ou pressão no peito, procure cuidados médicos de emergência.

4 – Palpitações cardíacas

Palpitações do coração podem ser causadas por um consumo excessivo de cafeína, uma doença das válvulas cardíacas ou hipertiroidismo. Estabeleça um exame com seu médico para verificar os sintomas e a saúde do seu coração.

5 – Fortes dores de cabeça

Existem muitas causas para uma dor de cabeça ocasional, mas dores persistentes podem ser um sinal de um problema de saúde da mulher.

A dor de cabeça persistente pode ser devido a enxaquecas, mas raramente, também é possível que seja um sintoma de um acidente vascular cerebral, uma infecção no cérebro, um tumor ou aneurisma. Se você não consegue se livrar das dores de cabeça, fale com o seu médico para saber a origem do problema.

6 – Nódulos na mama

Esse é um sinal para ficar em alerta quando se trata da saúde da mulher. Se você sentir um caroço suspeito na mama, é natural que se preocupe e pense que possa ser um câncer da mama. No entanto, um nódulo na mama também pode ser um sinal de um cisto ou outro crescimento benigno. No caso de um nódulo na mama ou qualquer outra alteração, é essencial procurar ajuda médica imediata para examinar seus seios e determinar a causa do nódulo.

7 – Falta de ar

A falta de ar é um sintoma comum em mulheres que têm problemas cardíacos e pode sinalizar uma doença cardíaca ou até mesmo um ataque cardíaco iminente.

Se você está sempre sofrendo de falta de ar (especialmente quando combinada com fadiga, tonturas e outros sintomas), é melhor procurar ajuda de um médico. Se você se sentir enjoada ou tem dor no peito, procure imediatamente atendimento médico.

8 – Distúrbios do sono

A maioria das mulheres, assim como os homens, podem ter uma noite de sono ruim de vez em quando, mas se esse problema for persistente, pode indicar um problema de saúde que afeta seu sono. Muitas mulheres experimentam problemas de sono quando entram menopausa.

Os distúrbios do sono (especialmente dificuldade para respirar durante a noite), também podem ser um sintoma de um problema cardíaco (tal como um ataque cardíaco), músculo do coração enfraquecido, ou até mesmo asma. Ter uma boa noite de sono é crucial para a saúde da mulher, por isso, é melhor tentar resolver esse problema rapidamente para dormir bem e obter um melhor descanso.

Mais informações

É natural que muitas mulheres sintam esses sinais e sintomas diariamente, no entanto, eles podem ou não indicar algo grave que necessite de algum tratamento específico. Em todo caso, é essencial procurar ajuda médica para tirar as dúvidas e manter sua saúde em dia.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados:
    Contador de Visitas