Saiba os riscos da bulimia

Jeferson Doenças 27-11-13 Bulimia, Saúde, transtorno alimentar comentários

bulimia-capa

A bulimia é considerada uma doença e em casos mais agravados pode até levar à morte. O dilema hoje é que não adianta ser bonita e bem sucedida, as garotas acreditam que devem estar magras também. Isso causa uma pressão pelos “padrões de beleza”. Ansiosas por ter um corpo igual ao das celebridades da TV, elas desenvolvem transtornos alimentares.

A causa da bulimia vem de seu meio externo, dentro de seu próprio círculo de convivência. A percepção que a mulher desenvolve de si mesma é muito negativa, ela pode estar enxuta com uma roupa linda, mas não consegue se contentar com elogios, porque o peso nunca vai estar no ideal e ela nunca vai ser bonita o suficiente. Frases como “pare de comer, já foi o suficiente” ou “mais um?” inibem a recuperação, não só de pessoas com transtornos alimentares, mas de quem sofre de obesidade. Apesar de não ser comum, o sexo masculino também pode desenvolver a doença.

Quem sofre de bulimia é excessivamente influenciado em sua auto avaliação pelo peso e forma corporal. São caracterizados episódios em que a pessoa come uma quantidade extrema de comida em um curto intervalo de tempo, perdendo o controle de sua ingestão.

bulimia-1

Os métodos utilizados para esses fins são laxantes, diuréticos e a indução de vômito. Isso acontece porque, além da comida não chegar à ser ingerida de forma correta, a pessoa se sente bem por se livrar do desconforto físico e o medo de ganhar peso desaparece.

O vômito em demasia pode acarretar muitos problemas futuros, como gastrite, esofagite, desequilíbrio eletrolítico (causando desmaios e fraqueza) e em casos extremos úlcera. As cordas vocais também se prejudicam, a pessoa pode ficar rouca. Outros fatores causados pela bulimia são dores musculares, câimbras, desidratação e desnutrição.

Diferença da anorexia e bulimia

Quando o paciente sofre de anorexia deixa de comer e o emagrecimento acontece de forma rápida. A pessoa fica desnutrida a ponto de correr o risco de morte. Já na bulimia o peso do paciente se mantém normal e em alguns casos acima do peso, isso porque mesmo vomitando, ingere-se comida e o corpo tem a capacidade de absorver de 30% a 50% da comida ingerida.

Este Post te ajudou?
  
  • Riscos da bulimia
  • riscos bulimia
  • os perigos da bulimia
  • bulimia risco
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: