Saiba o que é luxação e aprenda a tratá-la com remédios caseiros

Saiba o que é luxação e aprenda a tratá-la com remédios caseiros

Luxação é um deslocamento duradouro ou repentino, que pode ocorrer parcialmente ou por completo de um ou mais ossos de uma articulação do corpo. Em termos médicos, é definida como uma perda de contato articular, isso quer dizer, separação de dois ossos que são interligados através da cartilagem.

Em que áreas do corpo acontece a luxação?

Embora qualquer articulação esteja vulnerável a uma luxação, há algumas articulações que são mais comuns de serem afetadas, e elas são:

  • – Ombro
  • – Quadril
  • – Joelho
  • – Fêmur
  • – Cotovelo
  • – Tornozelo
  • – Dedos

Mesmo que não haja muitos dados estatísticos sobre esse tipo de ocorrência, estudos apontam que a luxação no ombro e a luxação no pé são as mais comuns, atingindo cerca de 1,5% da população no geral e 7% dos atletas.

A luxação pode estar relacionada algumas vezes com a fratura de um osso, o que muitas vezes faz com que a confundimos com uma entorse ou contusão. Para que isso não ocorra mais , a seguir explicamos o que é, e como ocorre cada uma das três condições:

Luxação, entorse ou contusão?

Luxação

Saiba o que é luxação e aprenda a tratá-la com remédios caseiros

Aparenta ser um osso quebrado, mas não é. Muito comum nos ombros e nos dedos, ela é um deslocamento da articulação que faz com que os ossos percam o contato entre si que são feitos através de uma cartilagem geralmente, como já havíamos dito antes. Além da dor intensa, a lesão impossibilita movimentos.

Tratamento – Ir direto para o hospital para colocar a articulação no lugar. Em casos de luxações frequentes pode ser necessário precisar de cirurgia.

Tempo de repouso – De um a três meses, com necessidade de fisioterapia.

Entorse

Saiba o que é luxação e aprenda a tratá-la com remédios caseiros

É caracterizado por um movimento atípico, geralmente rotacional, que causam uma lesão nos ligamentos da articulação. Existem três tipos de entorse: estiramento, ruptura parcial e ruptura total. As consequências variam de acordo com o local que foi lesionado e do tipo de movimento que a ocasionou.

Tratamento – Gelo sem estar em contato direto com a pele, aplicado por até 20 minutos ajuda a aliviar as dores. Em casos mais sérios é necessário imobilizar ou até fazer cirurgia.

Tempo de recuperação – A dor pode durar até oito semanas. Nos casos onde é necessário cirurgia a recuperação pode levar até seis meses.

Contusão

Saiba o que é luxação e aprenda a tratá-la com remédios caseiros

É caracterizada por um tombo ou pancada que fere tecidos e até músculos, mas não causa nenhum dano ósseo. A área afetada fica dolorida, inchada e roxa. No geral a contusão afeta somente os tecidos superficiais.

Tratamento – Basta aplicar gelo na área atingida para aliviar a dor e o inchaço.

Tempo de recuperação – Geralmente a contusão melhora por conta própria depois de alguns dias, no entanto, em casos mais graves ou na persistência dos sintomas, o melhor a se fazer é procurar um médico.

Sintomas de uma luxação

  • – Dor local
  • – Deformidade na articulação
  • – Proeminência óssea
  • – Pode haver fratura óssea exposta
  • – Inchaço local
  • – Incapacidade de realizar movimentos
  • – Dormência ao redor da área

O médico responsável chega ao diagnóstico observando a área deformada e por meio do exame raio X, que mostra as alterações ósseas, porém a ressonância magnética e a tomografia podem ser solicitadas após a redução da luxação para avaliar os danos que foram causados nos músculos, ligamentos e na cápsula articular.

Tratamento para luxação

Saiba o que é luxação e aprenda a tratá-la com remédios caseiros

O tratamento consiste na ingestão de analgésicos para abrandar a dor e também para a redução da luxação, também é posicionado o osso devidamente no seu lugar. Esse procedimento deve ser feito somente pelo médico, já que se trata de um tratamento perigoso que requer prática clínica. Em casos mais graves é necessário uma cirurgia para fazer o posicionamento ósseo corretamente, sob anestesia epidural, como acontece em casos de luxação no quadril.

Depois da redução da luxação, o paciente deve permanecer com a articulação lesionada imobilizada durante algumas semanas para agilizar a recuperação da área afetada e evitar luxações recorrentes. Após isso o paciente deverá ser encaminhado para a fisioterapia, onde deve permanecer frequentando por um tempo até que possa movimentar de forma devida a articulação luxada. Nem todos casos são necessários se fazer fisioterapia porque há casos em que uma pessoa após 1 semana de retirada da imobilização já ter a amplitude de movimento e a força muscular recuperada. Porém há casos como os de idosos ou quando a pessoa necessita ficar imobilizada por mais de 12 semanas que é necessário o uso da fisioterapia.

Remédio para luxação

A seguir iremos te mostrar alguns remédios caseiros que pode te ajudar contra as dores causadas pela luxação:

Gelo e alternância frio/calor

Saiba o que é luxação e aprenda a tratá-la com remédios caseiros

Aplicar uma bolsa de gelo, ou cubos de gelos enrolados em um pano, é uma ótima maneira para diminuir as dores e as inflamações causadas pelas luxações. Outra excelente forma de reduzir o inchaço é fazer uma terapia de frio e calor no local, alternando a incidência a cada 15 ou 20 minutos.

Mel aquecido

Saiba o que é luxação e aprenda a tratá-la com remédios caseiros

Uma excelente opção é aquecer um pouco de mel e, quando estiver a uma temperatura morna, fazer uma leve massagem no local afetado – isso dará uma sensação bastante agradável e ajudará a amenizar os incômodos.

Azeite de oliva com menta

Saiba o que é luxação e aprenda a tratá-la com remédios caseiros

Se você tiver menta e azeite poderá misturar esses ingredientes e também recorrer a uma leve massagem com essa solução. Da mesma forma que o mel aquecido, aplicar essa mistura dá uma sensação agradável e ajudar a amenizar a dor decorrente das luxações.

Arnica

Saiba o que é luxação e aprenda a tratá-la com remédios caseiros

Antigamente, para o tratamento de condições que afetavam os ossos e as articulações, as pessoas levavam consigo recipientes com água quente e arnica. Quando algum contratempo acontecia, eles aplicavam essa mistura para amenizar os sintomas. E faz todo sentido, já que a arnica é uma substância muito apropriada para tratamento de problemas ósseos.

Mais informações

– É importante estar ciente de que a luxação pode ocorrer em qualquer pessoa, mas assim como em qualquer situação, ela também apresenta alguns grupos de risco que são Atletas, Idosos, Pessoas com artrite reumatoide, Bebês, crianças e Pessoas portadoras de deficiências congênitas como a Síndrome de Ehlers-Danlos

– Nunca se automedique ou interrompa a fisioterapia sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico.

Este artigo te ajudou?
  • +6 curtiram
  • -2 não curtiram