Saiba mais sobre a gastrite nervosa ou emocional

Rudney Doenças 12-11-14 Gastrite, gastrite emocional, gastrite nervosa comentários

A gastrite é a inflamação da mucosa gástrica, geralmente devido ao uso de medicamentos, alimentos que danificam a parede gástrica ou que a irritam, infecção por Helicobacter pylori, etc. No entanto, há um tipo muito comum de gastrite que não tem origem física, mas aparece como um resultado de estresse ou ansiedade, e é denominada gastrite emocional ou nervosa.

Este estresse ou ansiedade que eventualmente afetam o estômago, levam ao surgimento de uma série de sintomas que são muitas vezes confundidos com outras doenças que também têm um grande componente nervoso e que afetam o sistema digestivo, como a síndrome do cólon irritável ou síndrome do intestino irritável.

Os sintomas da gastrite nervosa a nível do sistema digestivo é semelhante aos da gastrite aguda ou crônica, tal como dor abdominal, azia, ardor ou sensação de queimadura, etc. Aos quais se juntam outros sintomas psicológicos, como viver uma situação que causa estresse ou ansiedade, tensão emocional, etc.

Devido a isso, para o tratamento de gastrite nervosa, deve agir em duas frentes. Em primeiro lugar, você precisa seguir uma dieta leve, como se fosse uma gastrite habitual, para ajudar a regenerar a mucosa do estômago e, assim, eliminar a dor, ardor, etc. Para fazer isso, siga uma dieta baseada em arroz, sopa, frutas como banana ou maçã, frango, peru e peixe branco.

Ao mesmo tempo, será necessário reduzir o nível de estresse e ansiedade, sendo recomendado a pratica de exercícios ou de atividades como ioga e pilates, para que o estresse emocional que afeta nosso estômago desapareça. Assim, aos poucos a gastrite vai desaparecer e reduziremos a possibilidade de que reapareça novamente.

Este Post te ajudou?
  
  • gastrite nervosa causa tosse
  • exercicios para gastrite nervosa
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: