Saiba como usar e para que serve a Hidroclorotiazida

Saiba como usar e para que serve a Hidroclorotiazida

Hidroclorotiazida é um diurético tiazídico que ajuda a evitar que seu corpo absorva muito sal, o que pode causar retenção de líquidos. É um medicamento de prescrição indicado para o tratamento da pressão alta (hipertensão arterial) e outras condições médicas.

A hidroclorotiazida pode ser utilizada como parte do tratamento da pressão alta ou outros problemas de saúde. Isso significa que você pode precisar tomar outros medicamentos para a pressão arterial.

Este medicamento reduz a pressão arterial elevada e ajuda a prevenir acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e problemas renais. Por ser um diurético, faz com que você urine mais. Isso ajuda o seu corpo a se livrar do sal e água extra.

Este medicamento também reduz o fluido extra no corpo (edema) causado por condições como insuficiência cardíaca, doença hepática ou doença renal. Isso pode diminuir sintomas como falta de ar ou inchaço em seus tornozelos ou pés.

Hidroclorotiazida bula

Apresentação de Hidroclorotiazida. Uso oral, adulto e pediátrico. Laboratório: Teuto.

Composição de Hidroclorotiazida 25 mg:

  • – hidroclorotiazida………… 25mg
  • – Excipiente q.s.p………… 1 comprimido
  • – Excipientes: amido, estearato de magnésio, talco, celulose microcristalina, dióxido de silício e lactose monoidratada

Hidroclorotiazida para que serve

Hidroclorotiazida é usada para tratar a pressão arterial elevada. Este medicamento é administrado sozinho ou com outros medicamentos anti-hipertensivos, se tiver uma forma grave de pressão arterial elevada.

Hidroclorotiazida também é indicada para tratar o inchaço que é causado por insuficiência cardíaca, dano hepático (cirrose) e por certos medicamentos (corticosteroides ou estrogênios). Também pode ajudar a evitar inchaço que é causado por problemas renais. Este medicamento é utilizado em combinação com outros medicamentos para reduzir o inchaço.

O início da ação de hidroclorotiazida no organismo começa cerca de 2 horas após sua ingestão, e persiste por 6 a 12 horas.

Esse medicamento serve para tratar as condições ditas acima e não se pode usá-lo para uma possível perda de peso, como muita gente faz e colocam suas saúdes em risco. Muitas pessoas acham que hidroclorotiazida emagrece, no entanto, este ou outro diurético, não emagrece! A redução de peso após sua ingestão é relacionada a redução de água no corpo e não de gordura, que é o que realmente faz alguém emagrecer de verdade.

Hidroclorotiazida posologia

Tome este medicamento por via oral conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia, de manhã, com ou sem alimentos. É melhor evitar tomar este medicamento dentro de 4 horas antes de dormir para evitar ter que se levantar para urinar a noite.

A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. Use este medicamento regularmente para obter o máximo benefício dele. Para ajudá-lo a se lembrar, tome-o na mesma hora todos os dias. É importante continuar a tomar este medicamento mesmo que se sinta bem. A maioria das pessoas com pressão alta não se sente doente. Você pode precisar usar medicamentos para pressão arterial para o resto de sua vida.

A colestiramina e a colestipol podem diminuir a absorção da hidroclorotiazida. Se estiver a tomar qualquer um destes medicamentos, tome-os pelo menos 4 horas antes ou depois de tomar hidroclorotiazida.

Chame o seu médico se você tiver vômitos ou diarreia, ou se você está suando mais do que o habitual. Você pode facilmente ficar desidratado ao tomar este medicamento, que pode levar a baixa pressão arterial ou um desequilíbrio eletrolítico grave.

Ao usar hidroclorotiazida, você pode precisar de frequentes exames médicos e verificações de pressão arterial. Seu sangue e urina podem ser testados se você tiver vomitado ou estiver desidratado.

Se você precisar de cirurgia, informe o cirurgião que você está usando hidroclorotiazida. Pode ser necessário interromper o uso do medicamento por um curto período de tempo.

Armazenar a temperatura ambiente da hidroclorotiazida t longe da umidade, calor e congelamento. Mantenha o frasco bem fechado quando não estiver em uso.

Informe o seu médico se a sua condição não melhorar ou se piora (por exemplo, as leituras da pressão arterial aumentam). O seu médico pode ocasionalmente alterar a dose para se certificar de que obtém os melhores resultados. Não utilize este medicamento em quantidades maiores ou menores ou durante mais tempo do que o recomendado.

Evite ficar desidratado durante o exercício físico, praticar em clima quente ou por não beber líquidos suficientes. Siga as instruções do seu médico sobre o tipo e a quantidade de líquidos que você deve beber. Em alguns casos, beber muito líquido pode ser tão inseguro como não beber o suficiente.

Hidroclorotiazida efeitos colaterais

Os efeitos secundários mais frequentes que ocorrem com a hidroclorotiazida incluem:

  • – Queda da pressão arterial normal (especialmente quando está de pé ou deitado)
  • – Tontura
  • – Dor de cabeça
  • – Fraqueza
  • – Problemas para obter ou manter uma ereção (disfunção erétil)
  • – Formigamento em nas mãos e pés

Se esses efeitos são leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se forem mais graves ou não forem embora, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Se sentir algum destes efeitos secundários graves, contate imediatamente o seu médico:

  • – Reações cutâneas graves como síndrome de Stevens-Johnson e dermatite exfoliativa. Os sintomas incluem: erupção cutânea dolorosa, descamação da pele e bolhas, febre, aftas
  • – Falência renal. Os sintomas incluem: fraqueza, falta de ar, cansaço, confusão
  • – Frequência cardíaca anormal ou dor torácica
  • – Produzir menos urina do que o normal
  • – Aumento do inchaço nas pernas, tornozelos ou pés
  • – Visão embaçada. Os sintomas incluem: dor nos olhos, dificuldade em enxergar

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à hidroclorotiazida tais como: urticária, dificuldade ao respirar, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Fale com seu médico se outros sintomas ocorrerem.

Precauções e avisos

Você não deve usar hidroclorotiazida se você for alérgico a ele, ou se você é incapaz de urinar. Para se certificar de que a hidroclorotiazida é segura para si, informe o seu médico se tiver: doença renal, doença hepática, gota, glaucoma, níveis baixos de potássio ou sódio no sangue, níveis elevados de cálcio no sangue, um distúrbio da glândula tireoide, diabetes ou uma alergia a sulfonamida ou penicilina.

Este medicamento não é aprovado para ser utilizado por pessoas com menos de 18 anos de idade. Evite beber álcool, o que pode aumentar alguns dos efeitos colaterais deste medicamento.

Existem muitas outras drogas que podem interagir com hidroclorotiazida. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que utiliza. Isso inclui os de prescrição, vitaminas e produtos à base de plantas. Não inicie uma nova medicação sem informar o seu médico.

Se estiver sendo tratado com hidroclorotiazida para hipertensão arterial, continue a usá-la mesmo que se sinta bem. A pressão arterial elevada muitas vezes não tem sintomas.

Esta droga pode diminuir seus níveis de potássio. Pergunte ao seu médico sobre alimentos ricos em potássio (como bananas, suco de laranja) ou sobre a utilização de um substituto de sal contendo potássio. Um suplemento de potássio pode ser prescrito pelo seu médico.

Se tiver diabetes, a hidroclorotiazida pode afetar os níveis de açúcar no sangue. Verifique seus níveis de açúcar no sangue regularmente, conforme indicado pelo seu médico. Seu médico pode precisar ajustar a medicação para o diabetes, o programa de exercícios ou sua dieta.

Este medicamento pode torná-lo mais sensível ao sol. Evite a exposição solar prolongada ou o uso de cabines de bronzeamento. Use protetor solar e roupas protetoras quando sair de casa.

Esta droga pode te deixar tonto. Não conduza, utilize máquinas ou faça qualquer atividade que exija vigilância até ter certeza de que pode realizar tais atividades com segurança.

Populações especiais necessitem de cautela ou devem evitar o uso deste medicamento, estas incluem:

  • – Pessoas com problemas renais: Tenha cuidado ao tomar hidroclorotiazida se tiver insuficiência renal. Esta droga é limpa de seu corpo pelos rins. Se os seus rins não funcionam tão bem, ela pode acumular-se em seu corpo e causar mais efeitos colaterais. Se a sua função renal piorar, o seu médico pode suspender o medicamento.
  • – Rins que não produzem urina: Não tome hidroclorotiazida se os seus rins não podem produzir urina suficiente. Esta droga pode causar a perda de eletrólitos e líquidos, o que pode fazer você produzir ainda menos urina.
  • – Má função hepática: Use este medicamento com precaução se tiver má função hepática ou doença hepática progressiva. Hidroclorotiazida pode causar desequilíbrio de eletrólitos e fluidos. Isso pode tornar sua função hepática pior.
  • – Lúpus: Esta droga pode causar crise de lúpus ou piorar seus sintomas.
  • – Grávidas: A pesquisa em animais não mostrou um risco para o feto quando a mãe toma a droga. Não há estudos suficientes feitos em seres humanos para mostrar se a droga representa um risco para o feto. Fale com o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar. Estudos em animais nem sempre predizem a forma como os seres humanos iriam responder. Portanto, este medicamento só deve ser usado na gravidez, se claramente necessário e prescrito por um médico.
  • – Amamentação: A hidroclorotiazida pode passar para o leite materno e causar efeitos secundários numa criança que é amamentada. Fale com o seu médico se você amamentar seu bebê. Pode ser necessário decidir se deve parar de amamentar ou parar de tomar este medicamento.
  • – Idosos: Os adultos mais velhos podem processar as drogas mais lentamente. Uma dose normal deste medicamento para adultos pode causar níveis anormais no corpo de idosos. Se você é um idoso, pode precisar de uma dose mais baixa.
  • – Alergias: A hidroclorotiazida pode causar uma reação alérgica grave. Os sintomas incluem: problemas respiratórios, inchaço da garganta ou da língua e urticária.

Se você é alérgico a medicamentos que contêm sulfonamida ou penicilina, não deve tomar hidroclorotiazida. Não tome este medicamento novamente se você já teve uma reação alérgica a ele. Tomá-lo novamente pode ser fatal.

Mais informações

Se seu médico receitou este medicamento para o controle de sua hipertensão arterial, tome-o como conforme indicado e não pule nenhuma dose, ou sua pressão arterial pode subir, aumentando assim seu risco de ataque cardíaco ou derrame. Verifique sua pressão arterial constantemente.

  • o que e hidroclorotiazida e para que serve
Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • -2 não curtiram