Saiba como funciona e como usar o teste de gravidez de farmácia, online e caseiro

Saiba como funciona e como usar o teste de gravidez de farmácia, online e caseiro

Você acha que está grávida? É hora de fazer um teste de gravidez! Aqui está tudo que você precisa saber sobre como eles funcionam, como você pode usá-los, e como se certificar de que você está fazendo certo.

É importante saber que mesmo com os métodos contraceptivos mais eficazes, há sempre uma chance de falha. Para te ajudar a saber se pode estar grávida, é importante conhecer alguns sintomas da gravidez, alguns deles são: cansaço, aumento e dores nos seios, atraso menstrual, cólicas ou dor abdominal, náuseas e vômitos, inchaço abdominal e sangramento vaginal. Se você se identificou com a maioria destes sintomas, é hora de fazer um teste de gravidez!

Uma mulher sexualmente ativa em torno de 30 anos tem uma chance de 20% de engravidar a cada mês. O teste precoce ajuda a garantir que você obtenha cuidados adequados para si mesma e, se aplicável, cuidados pré-natais para seu bebê. No caso de um teste de gravidez positivo, contate o seu médico o mais rapidamente possível para discutir as suas opções e potenciais passos seguintes.

Há dois tipos principais de testes de gravidez que podem permitir que você saiba se está grávida: testes de urina e exames de sangue. Eles são os mais seguros e mais utilizados, mas existem também métodos caseiros e até mesmo teste de gravidez online, mas esses podem dar resultados pouco precisos.

Qual é a probabilidade de acerto?

Os testes de gravidez têm cerca de 97 a 99,5% de chances de acerto, apesar disto, um resultado positivo errôneo (falso positivo) pode ocorrer, principalmente em casos de aborto recente, quando há resíduos do beta HCG no sangue, infecção urinária e o uso de alguns medicamentos contendo hormônios como o Ovidrel, que é utilizado para fertilidade feminina, assim como calmantes, anticonvulsivantes ou hipnóticos.

Há também a possibilidade de um teste dar negativo mesmo quando mulher está grávida (falso negativo), um dos motivos mais comuns para isso ocorrer é fazer o teste muito no início da gravidez e o nível de beta HCG não ser detectado. Além disso, a urina também pode estar muito diluída em água e atrapalhar o teste, por isso, aconselha-se tomar água até 4 horas antes do teste. Há também a possibilidade de erro quando a mulher está tomando certos medicamentos, tais como diuréticos ou anti-histamínicos.

Se você obtiver um resultado negativo do teste de gravidez, tente verificar novamente dentro de uma semana. Alguns testes de gravidez de farmácia sugerem fazer isso independentemente de seus resultados.

Quão preciso é um teste de gravidez de farmácia pode depender de:

  • – Como você segue as instruções do fabricante
  • – Quanto tempo depois da gravidez você faz o exame
  • – A sensibilidade do teste de gravidez

Teste de gravidez de farmácia

Testes de gravidez de farmácia são rápidos, fáceis de usar e têm grande chance de acerto, se seguida as devidas recomendações do produto, são também os mais utilizados. Estes testes de gravidez funcionam de forma semelhante.

Os testes de gravidez de farmácia geralmente testam sua urina para um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (HCG). O HCG só está presente se estiver grávida e só é liberado se um óvulo fertilizado anexa fora do útero ou em seu revestimento uterino.

Os testes de urina podem ser feitos em casa ou em um consultório médico. Muitas mulheres primeiro escolhem um teste de gravidez caseiro e depois confirmam os resultados consultando o seu médico, que pode realizar testes de gravidez ainda mais sensíveis.

Existem diferentes maneiras de coletar sua urina para o teste de farmácia. Dependendo do teste que escolher, você pode ter que:

  • – Colher a urina e mergulhar uma vara de teste no líquido
  • – Colher a urina e usar um conta-gotas para pingar uma pequena quantidade de líquido em um recipiente especial
  • – Colocar a vara de teste na área de seu fluxo de urina para que possa fazer o teste

Após o tempo de espera recomendado, os testes exibirão os resultados de uma das seguintes maneiras:

  • – Uma mudança de cor
  • – Uma linha
  • – Um símbolo, tal como mais ou menos
  • – As palavras “grávida” ou “não grávida”

Você deve esperar para fazer um teste de gravidez até a semana após a falta de seu período para o resultado seja mais preciso.

Se não quiser esperar até perder o seu período, você deve esperar pelo menos uma a duas semanas depois de ter feito sexo sem usar um método contraceptivo. Se você está grávida, seu corpo precisa de tempo para desenvolver níveis detectáveis ​​de HCG. Isto normalmente leva de 7 a 12 dias após a implantação bem sucedida de um óvulo. Você pode receber um resultado impreciso se o teste for feito muito cedo no seu ciclo.

Para obter os melhores resultados, faça o teste depois de perder o período. O teste feito com a primeira urina de manhã, pode aumentar a concentração do hormônio HCG que o teste mede e ser mais preciso. Esses produtos vêm com instruções que devem ser seguidas corretamente para os resultados sejam mais precisos.

Teste de gravidez caseiro

Além dos testes de gravidez comprados, existem também os testes caseiros, que são usados há muito tempo, o mais antigo que se tem notícia era usado no Egito, no ano de 1350 a.C. Apesar de serem fáceis e práticos de fazer, este tipo de teste não tem nenhum embasamento científico e têm grandes chances de dar um diagnóstico errado.

Os testes de gravidez caseiros não são recomendados, mas você pode fazê-lo se quiser, porém, dando ele resultado positivo ou não, você deve recorrer a um teste de gravidez mais seguro, como o de farmácia, para um parecer mais confiável.

Vejamos alguns testes de gravidez mais conhecidos:

Teste da água sanitária

Um dos testes caseiros mais conhecidos e que é dito ser mais eficaz é o teste da água sanitária. Para fazê-lo, basta colocar um pouco de urina em um recipiente limpo e misturar com água sanitária, se o líquido ficar na cor alaranjada, o resultado é positivo, caso não mude de cor, o teste deu negativo.

Teste da agulha

Para fazer este teste, você vai precisar de um potinho com tampa e uma agulha de costura. Antes de dormir, colete sua urina e coloque no potinho, depois coloque dentro a agulha e deixe de um dia para o outros ou por no mínimo 8 horas. Feito isso, abra o potinho e verifique a cor da agulha, se ela tiver uma mudança em sua coloração, o resultado é positivo.

Teste da pasta de dente

Esse teste consiste em coletar um pouco de urina e misturar uma pequena quantidade de pasta dental no líquido (para isso, a pasta deve ser de cor branca, nada de versões coloridas). Se ao final da mistura, a urina apresentou algumas mudanças como cor azulada ou espumosa, isso quer dizer que você pode estar grávida.

Teste da urina fervida

Pegue uma panela de alumínio limpa, coloque um pouco de urina dentre e deixe ferver. Se a fervura começar a formar espuma branca e uma espécie de nata em cima (como ocorre com o leite), o resultado é positivo.

Teste do vinagre

O teste do vinagre é feito misturando um pouco de urina e o próprio vinagre. Se você notar uma mudança na coloração do líquido, o teste deu positivo.

De todos os testes de gravidez que podem ser feitos em casa, o mais confiável e recomendado é o teste de farmácia, este sim foi projetado com base em estudos e tem uma alta eficácia.

Teste de gravidez online

Os testes online nunca devem ser usados para substituir um teste de gravidez determinado por urina ou sangue. Este teste não implica ou sugere um diagnóstico preciso de gravidez. Para ser mais seguro, se submeta a um teste de gravidez de farmácia.

Esse tipo de teste é também muito simples e prático de fazer, mas nada confiável. Você pode encontrar um teste de gravidez online em alguns sites ou até mesmo aplicativos. Para dar seu diagnóstico, eles usam um questionário de perguntas baseado nos sintomas de gravidez, tais como se sua menstruação está atrasada, se sente mais cansaço e sono, se seus seios estão maiores e doloridos, se teve relação sexual sem estar usando algum método contraceptivo, etc.

Após responder as questões, dependendo do número de sintomas que você disser que está sentindo, aparecerá uma mensagem dizendo que está grávida.

Exame de sangue para detectar uma gravidez

Outra maneira muito eficaz e segura de saber se está grávida é fazer exames de sangue num consultório. Apesar de serem usados ​​com menos frequência do que os testes de urina, eles podem detectar a gravidez mais cedo do que um teste de gravidez feito em casa, cerca de seis a oito dias após a ovulação. Mas com esses testes, leva mais tempo para obter os resultados.

Esse teste tem o custo aproximado de 20 a 40 reais, é o mais confiável e indicado. Você não precisa estar em jejum (alguns laboratórios pedem 4 horas de jejum antes do exame) e não é necessário um pedido médico.

O sangue deve se coletado até 1 semana após a relação íntima desprotegida, mesmo que a menstruação não esteja atrasada, para que o resultado seja mais preciso.

Existem dois tipos de exame de sangue para detectar uma gravidez. Um é chamado de qualitativo, ele detecta a presença do hormônio HCG no sangue. O outro é o quantitativo, que mede a concentração desse hormônio no sangue e dá ainda uma estimativa da data da gravidez.

Teste de gravidez preço

Você pode comprar um teste de gravidez em uma farmácia sem receita médica. O custo depende da marca. Mas a maioria dos testes são relativamente baratos e custam entre R$ 5, 00 os mais simples até R$ 90, 00 os digitais.

Mais informações

As mulheres sexualmente ativas em seus anos reprodutivos têm uma possibilidade de gravidez cada mês, mesmo ao usar métodos de contracepção. Por isso, faça o teste se você suspeita que está grávida e, caso dê positivo, procure um médico para tomar os devidos cuidados durante a gestação. E se você obtiver dois resultados diferentes procure fazer um exame de sangue para confirmar o resultado.

Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • -1 não curtiram