Rubéola: o que é, sintomas e tratamentos

Mateus Doenças 26-10-12 Dicas Saúde, Doenças, rubeola comentários

A rubéola é uma infecção viral, que é também conhecida como sarampo alemão. O modo de transmissão é através do ar. Os sintomas da rubéola são febre baixa, glândulas inchadas e erupções vermelhas.

Não há um tratamento definitivo que pode curar a doença. O sistema imunológico produz anticorpos, que por sua vez ajudam na erradicação da enfermidade. Existem vacinas disponíveis para a rubéola, como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A vacina contra a rubéola também está disponível de forma isolada.

A vacina contra a caxumba, sarampo e rubéola, conhecida como MMR evita contrair a rubéola, em quase todos os casos em que é administrada. Recomenda-se administrar a primeira dose aos 15 meses de vida.

Pode ser que a vacina não proporcione imunidade suficiente, nesse tal caso seria necessário aplicar uma nova dose de quatro a seis anos antes de alcançar a adolescência. A vacina também é recomendada para as pessoas que não foram vacinadas na infância, mesmo quando adultas.

Tratamento contra a rubéola

Não há tratamento para rubéola, mas uma dieta saudável é vital para o tratamento e recuperação da rubéola. Beber pelo menos dois litros de água por dia também é altamente recomendável para o tratamento.

Os líquidos ajudam na prevenção da desidratação. Leite, água de coco, água fresca e sucos de frutas são parte de uma dieta saudável.

O melhor é evitar bebidas com cafeína. Alguns deles são refrigerantes com cafeína, café, chá, bebidas esportivas e chocolate. Leia o rótulo dos produtos de alimentos e bebidas para ver se contém cafeína. A dieta recomendada para o tratamento da rubéola inclui arroz, massas, grãos integrais e cereais.

É aconselhável consumir uma grande variedade de frutas e vegetais. Feijão e produtos lácteos de baixo teor de gordura, como leite desnatado, queijo magro e iogurtes com baixo teor de gordura são úteis, assim como seguir uma dieta com alimentos ricos em proteína, como ovos, peixes, nozes, carnes magras e frango, e restringir a ingestão de gorduras e óleos na dieta.

A rubéola, às vezes resulta em inflamação e hemorragia cerebral. O tratamento da rubéola também inclui o uso de anti-inflamatórios esteroides. Estes ajudam a reduzir a temperatura do corpo e eliminar a dor. Certos medicamentos podem causar hemorragia intestinal e problemas renais. Alguns medicamentos, como a aspirina não são recomendadas no tratamento de rubéola em pessoas menores de 18 anos de idade.

Mais informações

Esta infecção, embora discreta, é muito perigosa se for transferida da mãe para o feto em desenvolvimento durante a gravidez. Então, se você quer ter um bebê, deve saber se tem anticorpos para rubéola e, se não, procurar se vacinar.

Para os adultos, embora os sintomas costumam ser mais intensos e irritantes, a rubéola é considerada uma infecção leve, e a maioria das pessoas que a têm são imunizadas para a vida toda.

Este Post te ajudou?
  
  • rubeola dieta
  • o que posso comer de alimento quando estou com rubeola
  • recuperacao de rubeola como se recuperar
  • alimentos proibidos para caxumba
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: