Remédios caseiros para tratar herpes labial

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 20-04-16 Herpes, herpes bucal, herpes labial comentários

O herpes labial é uma infecção comum dos lábios, boca ou das gengivas devido ao vírus herpes simples (geralmente do tipo 1, clinicamente conhecido como HSV-1). Este vírus é contagioso, e a maior parte das infecções ocorre principalmente durante a infância, de modo que a prevalência aumenta com a idade, o que significa que a maioria dos adultos são portadores do vírus.

Cerca de 90% dos adultos são portadores do vírus, mas somente um terço sofrem das feridas de herpes. O vírus tende a se espalhar por contato direto com lesões ou através da saliva da pessoa que tem herpes labial.

Este vírus permanece vivo nos principais nervos do rosto da pessoa que foi infectada (o que é conhecido como vírus latente), ele não tende a causar mais problemas ou sintomas, a menos que o sistema imunológico torna-se muito fraco.

Para curar as feridas e reduzir ou tratar os seus sintomas, você deve saber que, de fato, os sintomas podem desaparecer por conta própria sem tratamento em uma ou duas semanas. No entanto, é possível que o médico aconselhe um tratamento baseado em pomadas ou comprimidos.

Também existem muitos tratamentos naturais úteis na cura de feridas causadas pelo herpes labial. Ainda assim, sempre recomendamos visitar um médico para fazer o tratamento o mais rápido possível e evitar infectar outras pessoas, já que o vírus é altamente contagioso.

Na presença desses sintomas deve-se consultar um médico:

– O herpes leva mais tempo do que o normal para curar, mais do que duas semanas.
– O herpes se espalhou para outras áreas da pele perto dos olhos.
– Há infecção ocular.
– Há uma possível infecção bacteriana da pele.
– Se o sistema imunológico está enfraquecido por conta de outras doenças ou certos medicamentos.

Remédios caseiros para herpes labial

Esses remédios podem nos ajudar a tratar as feridas e devem ser usados desde os primeiros sintomas.

Gelo

Aplicar um saco plástico cheio de gelo, envolto em uma toalha, a primeira sensação de formigamento causada pelo herpes labial ajuda a reduzir a inflamação.

Extrato de própolis

As propriedades do própolis nos beneficiam para ajudar a aliviar o desconforto das feridas causadas pelo herpes labial, ajudando em sua cicatrização, além de nos proteger de infecções.

Misture o extrato de própolis em partes iguais com água mineral. Em uma pequena tigela misture 5 gotas de extrato de própolis com 5 colheres de sopa de água mineral. Mexa e umedeça um cotonete nesta preparação. Aplique o cotonete suavemente sobre a ferida, pelo menos 3 vezes por dia.

Gel de aloe vera

O gel de aloe vera é refrescante e, além de aliviar a coceira, queimação e formigamento, age como um antiviral, ajudando a reduzir bolhas e retardar a propagação do herpes bucal.

Coloque um pouco de gel de aloe vera sobre o herpes, você percebe como o alívio é imediato. O gel de aloe vera deve ser mantido na geladeira, pois estando fresco ajudará a aliviar mais rapidamente os sintomas desse problema.

Chá preto

Uma compressa de chá preto usada sobre a lesão pode reduzir a dor. Use esse remédio caseiro de 2 a 3 vezes ao dia.

Alho

O alho é ótimo remédio para herpes labial, tudo que você tem a fazer é cortar um alho ao meio e esfrega-lo suavemente sobre a ferida.

Alimentação para herpes

Manter uma alimentação rica em vitamina C, lisina e pobre em arginina, ajuda a evitar o aparecimento de herpes. Esse tipo de dieta fortalece o sistema imunológico, além disso, a lisina é um aminoácido que combate o vírus do herpes. A vitamina C está presente, na laranja, limão, kiwi, morango, brócolis e outros alimentos.

Os alimentos que são ricos em lisina incluem leite, peixe, carne e legumes. Já o aminoácido arginina favorece o vírus e deve ser evitado. Alguns alimentos que são ricos em arginina incluem chocolate, nozes, amendoins e amêndoas. Para evitar surtos de herpes labial, aumente o consumo de lisina e reduza a ingestão dos alimentos que contêm arginina.

Outras recomendações

Evite o estresse e dote uma atitude mais positiva perante a vida. Uma pesquisa mostrou que o estresse pode estar relacionado de alguma forma com reincidência ou surto de vírus da herpes. Por essa razão, você deve estar sempre relaxado, por meio de exercícios ou técnicas de meditação.

Use hidratante labial, se você sentir os lábios secos.

Evite a exposição ao sol e use sempre um protetor solar.

Os exercícios físicos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, portanto, recomendamos caminhadas, natação ou outros exercícios, pelo menos 30 minutos por dia.

Evite bebidas quentes, picantes, alimentos salgados e frutas cítricas.

Evite atividades que reduzem a imunidade, como fumar, usar drogas ou consumir álcool.

Mais informações

Além de seu cuidar, é importante também evitar a propagação do vírus para outras pessoas, por isso evite beijar alguém, lave as mãos com frequência, não compartilhe copos, talheres, pratos, toalhas, batons e escova de dentes com outras pessoas.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: