Remédios caseiros para tratar gastrite nervosa

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 29-01-16 Gastrite, gastrite nervosa, gastrite nervosa sintomas comentários

A gastrite nervosa é uma inflamação no estômago causada ou influenciada por questões emocionais como estados de estresse, ansiedade ou nervosismo, podendo ocorrer em todas as idades, mas especialmente em mulheres jovens.

Essa condição pode ser curada naturalmente, e as mudanças na dieta são uma parte essencial do tratamento para esse problema, no entanto, trabalhar para mudar atitudes do nosso comportamento e controlar os nervos podem ser a cura definitiva para a gastrite nervosa.

Sintomas de gastrite nervosa

Os sintomas de gastrite nervosa variam de pessoa para pessoa, alguns deles são:

– Fezes escuras, inchaço ou perda de apetite.
– Náuseas, vômitos, indigestão.
– Sensação de queimação no estômago entre as refeições ou à noite.
– Queimação no estômago e esôfago, que se dá pela sensação de queimação de cima e para baixo entre o estômago e garganta (azia).
– Sensação de queimação no abdômen superior depois de comer.
– Dor no abdômen superior.

Estes sintomas podem ocorrer a qualquer momento, mas intensificam-se durante períodos de estresse ou ansiedade.

Alimentos para tratar a gastrite nervosa

Uma boa nutrição é essencial para tratar a gastrite nervosa de maneira adequada, evitando alimentos que podem intensificar os sintomas, tais como bebidas picantes.

Os alimentos que não devem ser consumidos quando sofremos de gastrite nervosa são as gorduras trans, frituras, café, erva-mate ou chá preto, especiarias quentes, como pimenta ou curry. Também não é aconselhável consumir álcool.

Remédios caseiros para gastrite nervosa

Camomila

O chá de camomila é um ótimo remédio para gastrite nervosa. A camomila é rica em óleos essenciais que são benéficos para o sistema digestivo. Você pode até mesmo tratar problemas intestinais, aliviar a dor súbita, e ajudar a remover os gases. Além disso, pode reduzir a inflamação do estômago e, assim, reduzir o risco de úlceras. Beba o chá de camomila várias vezes ao dia durante uma semana.

Hortelã

A hortelã é uma outra erva conhecida para tratar gastrite nervosa devido as suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e anti-espasmódicas. Suas propriedades calmantes podem reduzir a inflamação do revestimento do estômago. Além disso, pode ajudar a reduzir a náusea, indigestão e azia. Você pode mastigar folhas de hortelã fresca ou fazer um chá desta erva para tomar diariamente.

Erva-doce

As sementes de erva-doce ajudam a acalmar o sistema digestivo e relaxar os músculos do trato gastrointestinal, por isso é considerada um ótimo remédio caseiro para gastrite nervosa. Devido às suas propriedades anti-espasmódicas, anti-inflamatórias e anti-bacterianas, são benéficas para aliviar os sintomas, tais como indigestão, inchaço, flatulência, azia e vômitos. Você pode tomar o chá desta planta ou mastigar suas sementes após as refeições.

Sucos caseiros e smoothies para gastrite

A seguir vamos apresentar outros remédios naturais muito eficazes para aliviar gastrite nervosa ou gastrite comum, e que podem ser feitos em casa.

Smoothie de mamão

O ideal é um mamão não muito maduro, porque seus recursos naturais estarão em melhores condições para tratar a gastrite.

Ingredientes

– Metade de um mamão.
– Uma colher de mel.
– Uma colher de sopa de semente de linhaça (deixe as sementes na água por duas horas).
– Um copo com água.

Preparo

1 – Comece descascando o mamão e corte em pedaços.
2 – No liquidificador, adicione o fruto, água, o mel e a linhaça.
3 – Misture até obter uma mistura homogênea.

Com este smoothie você vai aliviar a gastrite naturalmente.

Suco de pera e banana para aliviar a gastrite

Você tem que usar bananas muito maduras, porque caso contrário o efeito poderá ser contraproducente. Tanto a pera como a banana possuem enzimas que são capazes de tratar a inflamação da mucosa gástrica, para que o seu desconforto desapareça.

Ingredientes

– Uma pera.
– Uma banana.
– Um copo com água.

Preparo

1 – Descasque a pera e banana.
2 – Corte-as em pedaços.
3 – Bata todos os ingredientes do liquidificador e beba logo em seguida.

Mais informações

Por ser uma problema relacionado com o estresse e ansiedade, para complementar o tratamento é necessário fazer mudanças no estilo de vida. Tentar fugir de situações estressantes e aprender técnicas para relaxar como meditação e exercícios de respiração são uma ótima escolha.

Este Post te ajudou?
  
  • remedios caseiros p ansiedade e gastrite nervosa
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: