Remédios caseiros para pés rachados e ressecados

Rudney Beleza e Estética, Cuidados com a pele 24-05-16 pé rachado, pés rachados, pés ressecados comentários

Embora alguns problemas de saúde podem fazer com que nossos calcanhares fiquem rachados, a causa mais comum é usar sapatos abertos, como sandálias ou chinelos e andar descalço. Isso faz com que a pele do calcanhar resseque e, com os esforços do dia a dia para andar ou correr, a pele seca dessa região rache pelo peso do corpo.

O aparecimento de pés rachados, conhecidos do ponto de vista médico como fissuras de calcâneo, também podem indicar deficiência de zinco e ácidos graxos ômega-3. Os calcanhares rachados não são prejudiciais, exceto quando as fissuras ou rachaduras são profundas e tendem a tornar-se dolorosas e a pele começa a sangrar. Isso pode levar a infecção, no entanto, é uma situação que deve ser evitada, especialmente para aqueles que sofrem de doenças crônicas como a diabetes, que estejam com o sistema imunológico enfraquecido ou que estejam com uma doença que pode atrasar o tratamento dos pés rachados.

Razões que podem levar o calcanhar a rachar

– Idade. Com o passar do tempo a pele fica mais seca, perde a elasticidade e fica mais vulnerável a rachaduras.
– Usar sapatos apertados e ficar um longo tempo em pé numa mesma postura.
– Deficiência de vitaminas ou minerais como o zinco.
– Obesidade.
– Hábito de andar descalço.

Remédios caseiros para pés rachados

A melhor solução para a evitar pés ressecados e rachados é usar sapatos fechados e um creme hidratante diário. Mas se seus pés já estão ressecados e têm fissuras na pele, você pode tentar os seguintes remédios caseiros seguir:

– Importantes: Diabéticos não devem usar esses remédios.

Pedra pomes

Antes de ir para a cama, mergulhe os pés ressecados em água morna por 15 a 20 minutos. Em seguida, esfregue seus calcanhares com uma pedra pomes, tomando cuidado para não para maltratar as áreas rachadas. Esse tratamento remove gradualmente as células mortas da pele, deixando-a mais lisa. Em seguida, enxague os pés, aplique um hidratante e coloque meias para dormir. Este procedimento deve ser repetido a cada noite para alcançar os resultados desejados.

Parafina

Este tratamento pode ser usado para as mãos secas, mas também pode ser utilizado nos pés. Tenha muito cuidado porque a cera deve ser quente o suficiente para suavizar, mas não tão quente que possa queimar os pés.

Para fazer, coloque um ou dois copos de parafina em uma tigela e adicione uma colher de sopa de óleo de coco ou óleo de oliva. Ponha em banho maria até que a parafina derreta. Misture bem a parafina com o óleo. Após totalmente derretida, vire numa tigela grande com espaço para os pés. Você deve esperar até que parte de cima da parafina esteja branca, isso significa que ela não está tão quente. Não mergulhe os pés enquanto a parafina está líquida.

Depois de ter a certeza que não está muito quente, coloque seus pés e deixe por meia hora. Depois disso, remova a parafina. Isso vai ajudar a deixar a pele mais macia e aliviar a dor.

Creme de abacate e banana

Para fazer este creme você vai precisar de metade de um abacate e uma banana pequena amassada. Misture bem os ingredientes e aplique nos pés rachados. Embrulhe os pés em papel filme usado para cobrir os alimentos e deixe cerca de 20 ou 30 minutos, antes de remover com água. Repita este processo três vezes por semana para obter os resultados desejados.

Esfoliante de limão

Este esfoliante é usado para remover a pele morta dos calcanhares, que faz com que a mesma fique áspera e rugosa. Este tratamento deve ser usado somente se a pele não está muito rachada, porque se estiver muito aberta pode queimar.

Para fazer a receita, misture metade de um copo do açúcar com um quarto de xícara de suco de limão. Mexa bem e aplique nos pés molhados, fazendo uma suave massagem em movimento circular. Lave em seguida. Repita este procedimento todos os dias até que a pele esteja renovada e suave.

Óleo de coco

O óleo de coco não só ajuda a pele a reter a água, para que fique mais hidratada, mas também remove as células mortas. Além disso, pode ajudar a fortalecer os tecidos abaixo da epiderme. Você pode massagear seus pés com óleo de coco a cada noite e usar meias para dormir, o que vai contribuir para os resultados desse tratamento para os pés.

Mamão

Um remédio muito fácil e muito eficaz é amassar meio mamão e colocar nas partes rachadas do pé. O mamão é um esfoliante natural e também serve para curar e renovar a pele. Esta fruta pode ser usada mesmo se a pele estiver com tecidos muito rachados.

Água de rosas e glicerina

A mistura de água de rosas e glicerina é muito popular para amaciar as mãos e também serve para suavizar e tratar o pé rachado. Misture um copo de pétalas de rosas em um copo de água fervente. Deixe repousar até esfriar. Após, retire as pétalas e acrescente duas colheres de sopa de glicerina. Aplique a mistura todas as noites nos pés limpos e coloque meias antes de dormir.

Após cerca de três noites de tratamento, coloque os pés em uma bacia de água morna por cerca de 10 minutos e esfregue os calcanhares com uma pedra pomes.

Óleo de rícino

Outra maneira de suavizar a pele endurecida no calcanhar é com uso de óleo de rícino. Molhe um pano limpo com óleo de rícino e coloque sobre os pés rachados. É importante notar se a pele não está muito aberta. Se os seus pés estão muito rachados, você não deve usar óleo de rícino. As mulheres grávidas não devem usar este tratamento.

Mel

Coloque um copo de mel em uma bacia de água morna e mexa bem. Ponha os pés na mistura e deixe por meia hora. Após esse tempo, esfregue os calcanhares com pedra pomes e aplique um bom creme hidratante.

Manteiga de cacau

A manteiga de cacau é um excelente hidratante e pode ser usada para suavizar a pele sobre os calcanhares. Todas as noites antes de ir, você pode colocar uma quantidade generosa de manteiga de cacau nas solas dos pés e cobri-los com uma meia.

Mais informações

É importante ter um cuidado com os pés como usar um hidratante diariamente e esfoliá-los de tempos em tempos para evitar os calcanhares rachados, além disso para prevenir esse problema, você deve manter uma boa alimentação para que não haja falta de nutrientes. Se você for diabético, deve ter ainda mais atenção para evitar que o calcanhar rache e procurar ajuda médica para tratar o problema.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: