Remédios caseiros para mãos ressecadas

Rudney Beleza e Estética, Cuidados com a pele 01-02-16 maos rachadas, maos ressecadas, Pele seca comentários

As mãos nos permitem estar em contato direto com o que nos rodeia. No entanto, apesar de sua importância, é uma das partes do corpo que recebe menos cuidados e que mais está exposta à ação de detergentes, sabões, radiação do sol, sujeira, além dos esforços do dia a dia.

Devido a isso, não é de se estranhar que as mãos fiquem ressecadas, rachadas, doloridas e até mesmo com manchas e calos. No caso específico das mãos ressecadas ou rachadas, existem vários fatores que favorecem esta condição. O clima seco, irritações da pele e o processo de envelhecimento fazem com que menos óleos sejam gerados pelo corpo e, portanto, a pele perde a sua suavidade.

Remédios caseiros para mãos ressecadas

1 – Ferva um punhado de aipo em três copos de água por 5 minutos. Retire do fogo, retire o aipo e deixe esfriar. Mergulhe as mãos durante 4 minutos e, em seguida, aplique algumas gotas de azeite de oliva extra virgem na mãos.

2 – Lave e descasque uma batata média. Ferva-a com dois copos de água por 5 minutos. Retire do fogo e depois faça um purê no qual deve adicionar 2 colheres de sopa de leite e 2 de mel. Misture bem e guarde em um recipiente de vidro com fecho hermético. Aplicar diariamente nas mãos ressecadas.

3 – Descasque um abacate e retire a polpa. Em seguida, adicione 2 colheres de sopa de mel e bata até obter uma pasta lisa. Aplique uma camada fina desta mistura sobre a pele das mãos.

4 – Aplicar 3 gotas de óleo de calêndula diretamente nas mãos duas vezes por dia (de preferência de manhã e à noite).

5 – Deixe marinar por 15 dias, um punhado de pétalas de rosa em 1 xícara de óleo de amêndoa. Após esse tempo, aplique esta preparação várias vezes ao dia nas mãos.

6 – Derreta um pedaço de manteiga de cacau em banho-maria. Adicione 3 gotas de glicerina e 3 mel. Deixe esfriar e aplique diretamente sobre as áreas afetadas.

7 – Ferva um pouco de farinha de aveia na água até obter uma mistura espessa. Mergulhe as mãos nesta mistura e deixe por 15 minutos. Em seguida, enxágue com água morna.

8 – Despeje 1/3 de xícara de leite de cabra em uma tigela e adicione uma colher de sopa de gel de aloe vera (babosa). Misture os ingredientes e aplique em suas mãos várias vezes com uma massagem suave. Deixe por 10 minutos e enxágue com água morna.

9 – Corte uma folha de aloe vera longitudinalmente e esfregue as mãos com gel. Não se esqueça de passar entre os dedos e sob as unhas. Enxágue com água morna e aplique um hidratante. Repita este procedimento, todas as noites antes de ir dormir.

10 – Misturar 25 g de amêndoas moídas, 1 ovo batido e 1 colher de sopa de mel. Esfregue as mãos com este remédio e coloque luvas de algodão durante a noite. Na manhã, lave as mãos. Repita todos os dias por uma semana para sentir suas mãos macias e hidratadas.

11 – Colocar 5 g de manteiga de karité e 6 g de creme Lanette ao banho maria a até que vire um líquido. Depois, adicione 20 g de óleo de cânhamo, 3 g de óleo de gérmen de trigo, 3 g de vitamina E e um pouco de água mineral até que forme um creme. Guarde em um frasco de vidro e use diariamente sobre as mãos ressecadas.

12 – Misture 30 ml de óleo de jojoba, 3 gotas óleo de mirra, 4 gotas de óleo de benjoim e 2 gotas de óleo de bergamota. Aplique esta fórmula nas mãos rachadas, conforme necessário. Nota: O óleo de bergamota aumenta da sensibilidade ao sol. Não use este remédio se a sua pele será exposta à luz solar.

13 – Coloque em banho-maria 4 colheres de chá de óleo de amêndoa e 1/2 de mel. Adicione, uma vez que estão dissolvidos, 4 colheres de sopa de água de rosas, deixe esfriar e aplique com a ajuda de uma massagem suave. Este remédio é considerado um bom hidratante natural da pele seca.

14 – Misture a gema de ovo com pepino e espalhe diretamente sobre suas mãos. Procure aplicar esta mistura com movimentos circulares. Este remédio vai ajudar a recuperar a suavidade e hidratação das mãos.

15 – Misture 1 colher de chá de óleo de amêndoa, com 1 colher de sopa de iogurte natural e aplique esse creme para mãos ressecadas. Coloque luvas de algodão e deixe durante a noite toda. Na manhã seguinte, retire as luvas e aplique um hidratante.

16 – Misture 1 colher de chá de óleo de amêndoa e 1/2 de açúcar. Massageie suavemente sobre as mãos e deixe por 20 minutos. Lave com água morna e aplique um hidratante. Este remédio age primeiro removendo as células mortas associadas com secura, o que ajuda a manter a pele macia e hidratada.

Recomendações para evitar o ressecamento das mãos

– Evitar o contato constante com a água, especialmente quando quente, uma vez que tende a secar a pele.

– Evitar a lavagem das mãos ressecadas com sabonetes muito fortes ou alcalinos, pois eliminam a camada de óleo natural e provocam desidratação. Em vez disso, prefira um sabão suave.

– Evite expor as mãos ao sol. O sol resseca e envelhece as mãos da mesma forma como você faz com o seu rosto. Daí a necessidade de usar um protetor solar hidratante nas mãos.

– Use luvas ao fazer trabalhos domésticos secos. Em casa, há muitos objetos e itens que parecem inofensivos, mas podem ser irritantes as mãos rachadas. Portanto, recomendamos o uso de luvas de algodão para todo o trabalho seco em casa. A vantagem de luvas de algodão é que permitem que a pele respire. Já para os trabalhos com água, como lavar a louça, use luvas de borracha.

– Tenha cuidado quando cozinhar. Os sucos de vegetais crus (tais como batatas, cebolas, tomates e até mesmo cenouras) às vezes podem irritar a pele rachada. Especialmente deve evitar espremer laranjas ou limões, por serem muito ácidas o que pode ressecar ainda mais as mãos. Neste sentido, recomendamos o uso de luvas de plástico descartáveis ​​ao manusear os alimentos.

Mais informações

As mãos ressecadas podem causar muitos desconfortos e dor, mas como vimos, você não precisa ficar sofrendo com esse problema. Se esses tratamentos não funcionarem é indicado procurar a ajuda de um dermatologista para avaliar sua situação.

Este Post te ajudou?
  
  • remedio para maos rachadas
  • receita caseira para maos rachadas
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: