Remédios caseiros para curar o terçol

Remédios caseiros para curar o terçol

Terçol são pequenas saliências vermelhas que se formam ao redor dos olhos, e são causados por infecções bacterianas de estafilococos. Em geral, eles desaparecem em dois dias, mas existem alguns tratamentos para curar o terçol mais rapidamente.

O que é bom para terçol

O terçol pode ser curado de várias maneiras, como o uso de medicamentos, pomadas e colírios, que deve ser usados a partir de uma indicação médica. Mas você também pode tratar esse problema utilizando alguns remédios caseiros que vamos conhecer a seguir.

Tratamento para curar o terçol

1 – Compressas

Para aliviar o desconforto, aplique compressas mornas sobre seus olhos fechados por dez minutos. O calor ajuda a dissolver o pus, de modo que o mesmo possa ser drenado naturalmente. Este procedimento deve ser repetido 4 vezes por dia, desse modo a inflamação vai se curar aos poucos.

Molhe um toalha limpa com água morna. Certifique-se de que a água não é muito quente. Torça o pano, de modo que esteja úmido, mas não encharcado. Em seguida, coloque suavemente sobre o seu olho por cerca de 5 a 10 minutos. Não esprema nem tente perfurar o terçol.

2 – Limpe a pálpebra com sabão neutro e água

Escolha um shampoo para bebês que não cause ardência nos olhos e misture com um pouco de água morna. Use-o para limpar suavemente as pálpebras usando um cotonete ou um pano limpo. Você pode fazer isso todos os dias até que o terçol tenha desaparecido. A limpeza das pálpebras também ajuda a evitar os novos casos desse problema.

3 – Chá de camomila

Outro remédio bem conhecido e muito fácil é fazer uma compressa de chá de camomila. Para isso, coloque uma colher de chá de camomila seca em uma xícara de água fervente, coe e molhe um pano limpo com a mistura e coloque sobre seus olhos. Você pode usar o chá de erva-doce da mesma forma.

4 – Chá de camomila

Em vez de usar o chá de camomila, você pode usar o chá preto. O chá preto funciona melhor porque ajuda a reduzir o inchaço e tem algumas propriedades antibacterianas.

Ferva a água e solte o saquinho de chá em uma caneca como se estivesse fazendo chá para beber. Aguarde até que o saquinho de chá esfrie o suficiente para colocar sobre o seu olho, então mantenha-o em seus olhos por cerca de 5 a 10 minutos. Use um saquinho de chá separado para cada olho.

5 – Massageie a área para promover a drenagem

Você pode massagear suavemente a área para promover a drenagem. Massageie a área suavemente com as mãos limpas. Uma vez que o terçol foi drenado, mantenha a área limpa e evite tocar seus olhos. Pare de massagear se isso lhe causa dor.

6 – Pepinos ou batatas

Quando você tem um terçol, colocar algo refrescante em suas pálpebras pode tornar o problema menos incômodo. As fatias frias de pepino são perfeitas para proporcionar umidade que ajuda a diminuir a inflamação e a irritação. Basta cortar um pepino que ficou na geladeira e colocar uma fatia no olho problemático por dez minutos ou mais. Se você não tem um pepino, uma fatia de batata pode funcionar bem também.

7 – Sementes de coentro

Também é recomendado o uso de sementes de coentro para fazer um líquido tipo chá e depois usar esse líquido (uma vez que esfriou) para limpar o olho. O coentro tem propriedades antibacterianas, por isso faz sentido que possa pode ser útil para tratar o terçol.

8 – Cúrcuma

As propriedades antibacterianas e antiinflamatórias da cúrcuma podem ajudar a se livrar deste problema rapidamente. Para usá-la, basta adicionar uma colher de sopa de cúrcuma a duas xícaras de água e ferver até que a solução seja reduzida para metade. Em seguida, deixe esfriar e use esta solução para lavar a área do olho afetada duas ou três vezes por dia por alguns dias.

Você também pode misturar uma colher de chá de cúrcuma em uma xícara de leite morno. Beba diariamente antes de ir para a cama por uma semana para uma cura mais rápida.

9 – Aloe vera

A aloe vera é outro tratamento popular para terçol devido às suas propriedades calmantes, antibacterianas e antiinflamatórias. Isso pode ajudar a reduzir a vermelhidão, inchaço e inflamação, bem como acelerar o processo de cura.

Corte uma folha de uma planta de aloe vera e extraia o gel da mesma. Esfregue o gel sobre a pálpebra afetada e eixe-o por 20 minutos e, em seguida, lave a área dos olhos com água morna. Repita este processo algumas vezes ao dia por cinco dias ou até que a condição esteja tratada.

10 – Folhas de goiabeira

Devido ao seu poder de cura natural, as folhas de goiaba são consideradas um bom remédio caseiro para o terçol. As folhas também possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a eliminar a vermelhidão e o inchaço da pálpebra afetada.

Ferva duas ou três folhas de goiaba em água quente. Mergulhe um pano em água morna e remova o excesso. Coloque as folhas de goiaba sobre o pano quente e enrole bem. Deixe esfriar e retire as folhas. Aplique o pano morno na área afetada e deixe-o por cerca de 5 minutos. Faça isso duas vezes por dia por três a quatro dias.

Mais informações

É impossível evitar o terçol, mas se você sempre higienizar a área, o risco desse problema será reduzido significativamente. Não aperte ou tente espremer o terçol. Pode parecer tentador, mas apertar liberará pus e pode espalhar a infecção. Procure um médico se o problema durar mais de uma semana.

  • curar terçol com alho
  • curar terçol em 24 horas
  • como acabar com terçol em 24 horas
  • terçol tratamento caseiro
Este artigo te ajudou?
  • +48 curtiram
  • -16 não curtiram