Remédios caseiros para aliviar os sintomas da endometriose

Remédios caseiros para aliviar os sintomas da endometriose

A endometriose é uma condição dolorosa que nem sempre é fácil de tratar, mas existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas. Neste artigo iremos explorar alguns remédios naturais para a endometriose.

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença que ocorre quando o endométrio, o tecido que reveste o útero começa a formar-se em outros órgãos, tais como os ovários, trompas de Falópio, ligamentos que suportam o útero e outros órgãos encontrados na área da pelve. Em casos raros, o tecido pode crescer na bexiga e outras áreas do corpo.

Durante a menstruação, o endométrio se rompe e o sangue é removido a partir do corpo através da vagina. Quando este tecido é formado em outros órgãos, o ciclo menstrual atua da mesma maneira, com a diferença que o corpo não tem onde remover o sangue que, em seguida, se acumula na região pélvica. Isto resulta na formação de cistos e hemorragia interna, que pode causar aderências pélvicas, condição onde dois ou mais órgãos ficam grudados uns aos outros.

Sintomas da endometriose

O sintoma mais comum da endometriose é a dor pélvica durante a menstruação. Outros sintomas associados a esta doença incluem:

– Dor antes e durante a menstruação
– Dor durante as relações íntimas
– Sangramento menstrual excessivo ou prolongado
– Dores ao urinar e evacuar, especialmente no período menstrual
– Náuseas e vômitos
– Anemia
– Infertilidade
– Diarreia
– Fadiga

Remédios caseiros para a endometriose

A endometriose parece melhorar com a menopausa. No entanto, muitas mulheres com esta doença têm um longo caminho para chegar a esta fase da sua vida e, portanto, é necessário procurar outros remédios caseiros para a endometriose.

1 – Banho de água quente ou almofada aquecida

Fazer o uso de banhos quentes e almofada aquecida pode relaxar os músculos pélvicos e reduzir cólicas e dores.

2 – Óleo de rícino

O óleo de rícino promove a circulação e desintoxicação. Você pode molhar um pano com óleo puro e prensado a frio, e colocar sobre a pele na região da pelve. Deixe durante 30 minutos.

3 – Chá de camomila

O chá de camomila é um remédio para aliviar a síndrome pré-menstrual e também serve para aliviar a dor causada pela endometriose. O chá de camomila é muito bom para a inflamação.

4 – Chá de dente de leão

O dente de leão é muito bom para desintoxicar o fígado e equilibrar os hormônios, por isso é recomendado para aliviar os sintomas da endometriose.

Dieta recomendada para a endometriose

O cuidado com a dieta também é importante para combater a endometriose, a seguir estão os alimentos que você deve adicionar à sua dieta:

– Peixe, salmão, atum, sardinha. Em geral, deve-se consumir peixes contendo ácidos graxos ômega 3, que são importantes para aliviar a inflamação e dor.

– Linhaça ajuda a equilibrar os níveis de estrogênio e também contém ômega 3.

– Maçã, brócolis, couve-flor, cereja, alcachofra, beterraba e couve de Bruxelas, que ajudam na desintoxicação do fígado.

– Iogurte natural para equilibrar a flora intestinal.

Alimentos para evitar

De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, as mulheres que consumiam duas xícaras de café por dia tinham maior probabilidade de desenvolver endometriose. Portanto, recomendamos a limitar a cafeína. Além disso, também é bom para limitar o consumo de açúcar, sal, álcool, alimentos processados e alimentos fritos.

Mais informações

Estes são algumas das melhores maneiras de aliviar os sintomas da endometriose. Além deles, a prática de exercícios físicos regulares também ajuda a aliviar os sintomas. Os sintomas dessa doença podem ser confundidos com outras condições, por isso é necessário buscar ajuda médica para ter um diagnóstico correto, para depois usar estes remédios caseiros.

Este artigo te ajudou?
  • +5 curtiram
  • 0 não curtiram