Remédio natural para as aftas bucais

Davi Dicas Saúde, Remédios caseiros 23-11-16 afta, como acabar com afta, remédio para afta comentários

Podem ser muito pequenas e às vezes muito incomodas. Doem, chateiam e estão em um lugar bastante úmido para se curar de um dia para o outro. É por isso que você precisa encontrar um bom remédio caseiro para eliminar as aftas o mais rápido o possível.

Por que as aftas aparecem na boca?

Na verdade são feridas que aparecem com muita frequência, o certo é que não se sabe com precisão porque aparecem. Os pesquisadores ainda não puderam determinar com exatidão porque estas pequenas úlceras aparecem na boca, o que se sabe é que afetam 20% da população. Causam dor e incomodam tanto para falar como para comer.

São classificadas em dois tipos: simples ou complexas. As primeiras aparecem algumas vezes do ano e duram uma semana aproximadamente, em pessoas entre os 10 e os 20 anos. As complexas são menos frequentes e sofrem aqueles que já tiveram algum tipo de úlcera bucal antes.

As aftas podem aparecer na boca por diversas causas. Alguns fatores que as desencadeiam são o estresse, a ingestão de alimentos ácidos ou cítricos, as lesões por alguma comida ou utensílio, um sistema imunológico que se encontra fraco, um problema nutricional ou uma doença gastrointestinal. Os objetos afiados e a ortodontia também podem ocasionar aftas.

Uma coisa que acontece frequentemente são as pessoas confundirem herpes labial com as aftas, ambas podem até ser iguais quando se trata de aparência, mas não em relação à doença. O herpes labial é causado por um vírus simples e é contagiosa: as aftas não. A primeira pode aparecer antecipadamente em outras partes do rosto, como os lábios, nariz e abaixo dos lábios.

Para saber se tem uma afta os sintomas são: ardor, sensação de formigamento doloroso, feridas redondas brancas ou acinzentadas com vermelhidão nas bordas. Também pode ter febre, inflamação dos gânglios linfáticos, etc.

O bom da afta na boca é que desaparece, quase sempre, por si só. A dor realmente pode ser muito chata, mas o importante é não ficar passando a língua e nem os dentes no lugar, por mais que parece tentador, já que isso pode acabar piorando e inflamando mais ainda a afta.

Remédios para afta

 remedio natural para as aftas

Você deve estar se perguntando como acabar com a afta? Como mencionado acima às aftas normalmente não precisam de medicamentos ou tratamentos caros para desaparecer, basta esperar ela melhorar com o tempo, o que não é muito, ou utilizar algum remédio para afta.

Então pensando nisso hoje vamos mostrar alguns remédios caseiros para afta. Simples, fáceis e usando ingredientes que você já conhece e tem em sua casa.

Sálvia: Esta erva medicinal é um poderoso desinfetante, alivia a dor e ajuda na cicatrização.
A maneira mais simples de usá-la para curar aftas na boca é colocando 3 colheres de sopa de folhas de sálvia em um litro de água fervente, deixar descansar por 15 minutos e coar. Colocar a infusão em um recipiente e aplicar na área afetada.

Repita este procedimento três vezes ao dia após a higienização de sua boca até que as aftas desapareçam.

Sal: É um dos antissépticos mais baratos e efetivos que existem. É um bom aliado para curar as aftas naturalmente. Você só precisa misturar uma colher de chá de sal em um copo de água morna e enxaguar a boca com ele. Dando ênfase na área onde a afta se encontra. Repita esse processo ao menos três vezes ao dia.

Aos poucos a dor vai diminuindo, você também pode colocar um grão de sal grosso na área afetada, o único problema é que esse método pode causar mais dor e irritação, por isso não é muito recomendado.

Bicarbonato de sódio: Funciona igual ao sal, como um antisséptico eficaz nestes casos. Misture com meio copo de água e enxague a boca, fazendo bochechos sem engolir o líquido. Também pode fazer uma pasta com um pouco de água e aplicar na ferida, deixando agir por alguns instantes até que faça efeito. Em seguida enxague a boca com água fria.

Água oxigenada: Outro remédio para as aftas. Pegue um pedaço de algodão e molhe com água oxigenada. Aplique diretamente sobre a ferida três vezes ao dia. Aliviará a dor e te ajudará a prevenir outras possíveis infecções.

Enxaguante bucal: Não é um remédio tão natural, mas pode ajudar bastante a aliviar o desconforto da boca, um alívio imediato que controlará a formação das bactérias. Mas não coloque enxaguante demais, principalmente se for muito forte, já que provavelmente causará ardência.

Gelo: a propriedade do gelo é melhorar de forma lenta e por sua vez reduzir a inflamação e aliviar a dor. Atua como um sedante. Coloque um cubinho de gelo no local da afta, quantas vezes você achar necessário.

Iogurte: graças ao ácido do leite e as bactérias que contém, te ajudará a mudar a composição do pH da boca e controlar a formação de novas bactérias. Coma um Iogurte diariamente especialmente se sofre de aftas frequentemente. Você pode aplicar diretamente na afta ou com um cotonete.

Leite de magnésia: tem um efeito similar ao do iogurte. Use três vezes ao dia para que mude o pH da boca e combatendo assim as bactérias que podem causar aftas na boca.

Como prevenir a afta

Os cuidados básicos que você deve ter para evitar as aftas é manter uma higiene rigorosa na boca, não só dos dentes, mas das gengivas e língua. Escovar, usar o fio dental e especialmente um enxaguante bucal para matar todas as bactérias que ficam aonde a escova não chega.

A deficiência de minerais ou vitaminas podem causar aftas ou úlceras também. Por isso não podem faltar em sua dieta. Outras condições que também podem produzir as aftas incluindo a anemia por deficiência de ferro, ácido fólico, doença celíaca, doença de Crohn, etc. Assim não deixe de fora de sua dieta diária alimentos como as verduras de folha verde escura, os cereais integrais, o leite, entre outros.

Atualizado em:

Benefícios do bicarbonato de sódio

O bicarbonato é muito conhecido por suas propriedades bactericidas, tornando-o um desinfetante muito eficaz, as propriedades antiácidas e digestivas o tornam um ótimo remédio para tratar diversos problemas de saúde.

O bicarbonato é muito usado na cozinha, porém pode ser usado de diferentes formas como:

– Nas tarefas domésticas: lavar o chão, remover manchas de móveis, lavar o banheiro, entre outras.
– Na higiene pessoal: clarear e limpar os dentes, eliminar a caspa, tratar problemas digestivos, entre outros.

Quer saber mais sobre o assunto veja o artigo completo clicando no link abaixo.

LINK: Benefícios do bicarbonato de sódio

Importante

Tenha cuidado quando estiver escovando os dentes porque isso pode gerar aftas ou irritações. O mesmo quando estiver consumindo um alimento “consistente” pode ser biscoitos, pães, torradas, etc. Evite os alimentos ácidos ou picantes, goma de mascar e balas. E o mais importante escovar os dentes entre as refeições e usar sempre o fio dental para manter sempre a boca limpa e saudável.

Este Post te ajudou?
  
  • salvia afta
  • salvia e aftas
  • enxofre e bom para curar afta
  • batatave bombpra afita
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: