Receita saudável: Panzanella com azeitonas e anchovas

Mateus Alimentos Saudáveis 02-04-14 Alimentos saudáveis, peixe na quaresma, receita saudável comentários

O panzanella é uma receita de salada italiana típica da região da Toscana. É um prato muito humilde que originalmente foram acrescentando outros ingredientes, e cada casa tem sua própria versão. Essencialmente em uma salada de pão, cebola, alho e tomate, mas nesta ocasião eu proponho para enriquecer um pouco mais com essa receita saudável de panzanella com azeitonas e anchovas.

É um prato fresco muito nutritivo com ingredientes tipicamente mediterrânicas, perfeito para aproveitar os restos de pães. O ideal é usar tomates maduros para que o miolo absorva os sucos. As azeitonas fornecem uma porção de gorduras saudáveis​​, como anchovas, que adicionam proteína e também fazer esta receita em um prato muito seguro nestes dias de Quaresma.

Ingredientes por pessoa

1 fatia de pão estilo rústico, melhor se estiver duro, 1 cebola roxa pequena, 5-6 tomates cereja maduros, 1 talo de aipo, 1 dente de alho, 5 azeitonas verdes sem caroço, 3-4 anchovas, um punhado de pinhões, algumas folhas frescas de manjericão, sal, pimenta do reino, 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem, 1/2 colher de chá de vinagre.

Como fazer panzanella com azeitonas e anchovas

Torrar um pouco o pão se fresco, ou mergulhar em um pouco de água, se o pão estiver muito seco. Pique a cebola e o alho. Lave e corte os tomates em quatro partes, tentando pegar os sucos na tigela onde vai servir a salada.

Retire os fios de aipo, drenar as anchovas ligeiramente e corte em pedaços pequenos. Lave e pique manjericão. Brinde levemente, se você quiser que os pinhões em uma panela sem óleo.

Disponha os tomates em uma tigela. Adicione o aipo, alho, cebola, azeitonas e pão, misturando bem. Adicione as anchovas, pinhões e manjericão picado. Adicione sal e pimenta e misture levemente. Vestido com azeite e vinagre a gosto.

Degustação

Este panzanella com azeitonas e anchovas é perfeito para servir no almoço ou em um leve jantar, como motor de arranque de um menu completo. Podemos preparar com alguma antecedência, bem assim os sabores são bem integradas, reservando-se o molho ao servir.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: