Receita e benefícios do leite de amêndoas para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Bebidas 08-12-15 amendoa, amêndoas, leite de amendoas comentários

O leite de amêndoas tem grandes benefícios nutricionais para o corpo, entre os principais pode-se destacar que é ideal para manter o peso e melhorar a saúde do coração, além de ser uma opção ideal para os veganos e pessoas que não podem consumir leite de vaca.

Muitas pessoas têm intolerância ao leite ou não gostam desta bebida. Em nossa busca por alternativas saudáveis, recomendamos o leite de amêndoas. Quando feito corretamente, o leite de amêndoas pode trazer muitos benefícios que irão melhorar a qualidade de sua dieta, assim como sua saúde.

Benefícios do leite de amêndoas

Esse leite é totalmente natural, vegetal e equilibrado, não é composto de qualquer tipo de conservantes ou aditivos e não possuí glúten ou lactose.

1 – Alternativa ao leite de vaca

O leite de amêndoas é uma excelente alternativa ao leite de vaca que pode ser consumido sem quaisquer efeitos prejudiciais, tanto para as pessoas com intolerância á lactose ou ao glúten (Doença celíaca). Além disso, é uma das bebidas favoritas das pessoas que não consome produtos animais.

2 – Alivia dores de cabeça

Acredite ou não, o leite de amêndoa oferece o mesmo efeito analgésico da aspirina, com a vantagem de ser natural. Isso ocorre porque tanto aspirina como as amêndoas contêm salicilatos que reduzem os sinais de inflamação e bloqueiam os sinais de dor. Ele também acalma o sistema nervoso, reduz a tensão muscular e ajudar a relaxar as artérias para melhorar a circulação de sangue para a cabeça.

3 – Poucas calorias

O leite de amêndoas tem menos calorias do que o leite de vaca desnatado. Um copo de contém 70 calorias contra 86 calorias em comparação ao seu homólogo. Portanto, você pode desfrutar dos benefícios de um copo cheio desse leite sem se preocupar com a dieta.

4 – Cuida da saúde cardiovascular

A nível cardiovascular, o leite de amêndoas ajuda a melhorar os níveis de colesterol bom (HDL) e reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides, e também ajuda a fortalecer o coração.

5 – Previne problemas gastrointestinais

O leite de amêndoa tem uma alta porcentagem de fibras que protege o revestimento do intestino, especialmente do cólon, além de regular a velocidade de absorção de açúcar e colesterol. Também ajuda a digestão e também serve para prevenir e tratar problemas gastrointestinais.

6 – Bom para a pele, cabelo e unhas

A amêndoa é rica em vitamina B2, que ajuda as unhas e cabelos a se tornarem mais fortes e ter uma melhor hidratação da pele.

7 – É fácil de preparar

Essa bebida é extremamente fácil de fazer, o que facilita seu consumo. Além disso, você pode fazer uma quantidade maior e armazenar para ir tomando diariamente.

Receita de leite de amêndoas

Preparar o leite de amêndoas em casa é muito simples e fácil, uma vez que contém entre seus ingredientes apenas amêndoas e água.

Ingredientes

– 1 xícara de amêndoas cruas
– 3 xícaras de água

Preparo

– Coloque em uma tigela com água as amêndoas cruas e deixe-as de molho durante a noite, ou por pelo menos 5 horas.
– Após este tempo, retire a água e enxague abundantemente as amêndoas, várias vezes com água limpa e fresca.
– Coloque as amêndoas lavadas em um liquidificador, adicione 3 xícaras de água e bata tudo muito bem até obter uma pasta.
– Agora use uma peneira fina ou pano para coar a bebida.
– Uma vez coado, guarde o leite em garrafas de vidro com vedação.
– Você pode utilizar os resíduos das amêndoas que ficaram na peneira para fazer outros pratos como bolos, por exemplo.

Valores nutricionais do leite de amêndoas

Carboidratos: 62 g.
Proteína: 12 g.
Gordura: 10,5 g.
Fibra dietética: 4,5 g.
Vitaminas: A (210 UI), E (15 mg), vitamina B2 (152 mg) e B1 (55 mg).
Minerais: Fósforo 220 mg, cálcio 200 mg, potássio 200 mg, sódio 35 mg e ferro 5 mg.

Mais informações

O leite de amêndoas pode ser uma alternativa saudável ao leite de vaca, mas não é recomendado para bebês. Se você estiver procurando outras opções de bebidas para quem sofre de intolerância à lactose, confira outras receitas de leites vegetais para sua dieta.

Este Post te ajudou?
  
  • da dor de barriga leite de amendoas
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: