Receita e benefícios do chá e do óleo de alecrim para a saúde

Receita e benefícios do chá e do óleo de alecrim para a saúde

Nativo da região do Mediterrâneo, o alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma das ervas mais comumente encontradas em uma prateleira de especiarias, e por uma boa razão, não só tem um sabor e aroma maravilhosos, mas também uma riqueza de efeitos benéficos para a saúde se regularmente adicionados à nossa dieta.

O alecrim é um membro da família da hortelã, o que pode explicar seu cheiro muito agradável e popularidade em certas cozinhas em todo o mundo. Também é comumente usado nas práticas de cura natural, pois o óleo de alecrim e outros ingredientes ativos nesta erva podem ser muito úteis para uma série de problemas de saúde.

Para que serve o alecrim

Essa erva é boa para uma série de coisas, tanto em casa como para a saúde humana. O cheiro forte do alecrim pode ser usado para espantar pragas e insetos, e também é um popular ambientador. Em termos de saúde, pode ser consumido como chá para ajudar na digestão e dor no estômago, por exemplo. Já o óleo de alecrim, pode ajudar a melhorar a saúde do couro cabeludo e do cabelo, além de cuidar também da pele.

Chá de alecrim

O chá de alecrim, que pode ser feito de folhas frescas ou secas da planta e oferece benefícios impressionantes para a saúde.

Essa erva tem propriedades digestivas, diuréticas, expectorante, antibacteriana, antisséptica, adstringente e reumatismal.

Para que serve o chá de alecrim

O chá de alecrim é indicado para ajudar na digestão, gases, dor de cabeça, enxaqueca, menstruação irregular, cólica menstrual e tensão pré-menstrual (TPM), artrite, artrose, reumatismo, promover a função cognitiva e agir como um antioxidante, protegendo o corpo das doenças cardíacas e do câncer.

Chá de alecrim benefícios

Rico em antioxidantes

O chá de alecrim é uma rica fonte de antioxidantes e compostos antiinflamatórios, que podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico e melhorar a circulação sanguínea. Além disso, contém muitos antioxidantes, que desempenham um papel importante na neutralização de partículas nocivas chamadas radicais livres, que podem levar a várias doenças como o câncer.

Melhora a digestão

Tradicionalmente, o chá de alecrim tem sido usado para acalmar o sofrimento digestivo e indigestão. Para esse benefício, você deve tomar o chá de alecrim três vezes ao dia antes das refeições.

Proteção neurológica

Os cientistas descobriram que o chá de alecrim também pode ser bom para seu cérebro. O alecrim contém um ingrediente chamado ácido carnósico, que é capaz de combater os danos causados ​​pelos radicais livres no cérebro.

Essa planta tem também a capacidade de combater um neurotransmissor importante no cérebro conhecido como acetilcolina. Os pacientes que sofrem de doença de Alzheimer podem se beneficiar do alecrim devido à sua capacidade de melhorar a circulação cerebral. O chá de alecrim também pode ser usado para reduzir dores de cabeça e ansiedade.

Alguns estudos em ratos identificaram que o alecrim pode ser útil para pessoas que sofreram acidente vascular cerebral, pois age como protetor contra danos cerebrais e pode melhorar sua recuperação.

Melhorar o desempenho cerebral

O chá de alecrim mostrou resultados promissores em apoiar a circulação no cérebro e melhorar o desempenho cerebral. O ácido carnósico, que é um potente antioxidante que protege os neurônios dos danos dos radicais livres é o responsável por esse benefício.

Outro estudo publicado no “Journal of Medicinal Food” em janeiro de 2010, demonstrou que pequenas doses de chá alecrim aumentaram a velocidade da memória em adultos idosos e, em menor grau, seu humor.

Condições da pele

O chá de alecrim também é bastante benéfico contra diferentes condições de pele, por suas propriedades antissépticas e antioxidantes. Este chá pode ajudar contra o eczema e outras erupções cutâneas como algumas infecções por fungos e leveduras. O chá de alecrim também contém cânfora, o que é benéfico para aliviar os músculos doloridos.

Algumas pesquisas também mostram que os extratos de alecrim podem fornecer proteção à pele de dos raios ultravioletas.

Ajuda a tratar dores

Este chá pode ajudar a aliviar a dor das enxaquecas e é um remédio natural para pessoas que sofrem de dor muscular, músculos doloridos e dor de artrite.

Antiinflamatório

O chá de alecrim possui dois poderosos agentes antiinflamatórios que são o ácido carnósico e carnosol. Um estudo recente descobriu que eles param a criação de ácido nítrico excessivo que faz parte do processo inflamatório que ocorre no corpo.

Saúde do cabelo

Os extratos de alecrim foram amplamente utilizados para cuidar do cabelo e prevenir condições que possam afetá-lo, como a alopecia (perda parcial ou total dos cabelos das regiões de crescimento do cabelo). O chá de alecrim pode ser usado no couro cabeludo para acelerar o crescimento capilar.

Como fazer chá de alecrim

Fazer chá de alecrim é bastante fácil. Este chá deve tomado logo após o preparo, para que não haja perda de nutrientes. Mas se preferir armazená-lo, guarde-o em um recipiente de vidro na geladeira.

Ingredientes

  • – 4 g de folhas de alecrim
  • – 1 xícara de água fervente

Preparo

Adicione as folhas de alecrim na água fervida e deixe repousar por 10 minutos. Após, coe, esfrie um pouco e tome este chá três vezes ao dia.

Como fazer óleo de alecrim

O óleo de alecrim é um dos óleos essenciais mais populares por sua ampla gama de benefícios para a saúde. Dentre seus vários benefícios para a saúde, incluem a sua capacidade de estimular o crescimento do cabelo, aumentar a atividade mental, aliviar os problemas respiratórios e reduzir a dor.

O óleo de alecrim é frequentemente usado em aromaterapia. Isso pode ajudar a melhorar o humor, diminuir os níveis de estresse e melhorar a memória.

O óleo de alecrim pode ser feito em casa com uma receita simples. Basta ter os ingredientes e fazer as seguintes etapas:

Ingredientes

  • – Folhas de alecrim (cerca de 1 xícara)
  • – 2 xícaras de azeite de oliva extra virgem

Preparo

Coloque o azeite em uma panela em fogo brando por três minutos. Depois, adicione as folhas de alecrim e deixe até que murchem. Feito isso, aumente o fogo e deixe por mais um minuto.

Após retirar do fogo, você deve colocá-lo em um recipiente de vidro (não há necessidade de coar) com tampa e guardá-lo em um lugar arejado por uma semana. Feito isso, seu óleo de alecrim estará pronto, e você poderá usufruir de seus incríveis benefícios.

Precauções e efeitos colaterais ao usar o alecrim

O chá de alecrim ou seu óleo geralmente é seguro quando tomado em doses baixas. No entanto, doses extremamente grandes podem desencadear efeitos colaterais graves, embora isso seja raro.

Os efeitos secundários incluem:

  • – Vômito
  • – Espasmos
  • – Edema pulmonar (líquido nos pulmões)

As altas doses de alecrim podem causar aborto espontâneo. Portanto, não é aconselhável que as mulheres grávidas o usem.

O alecrim pode ainda interagir com algumas drogas farmacêuticas como diluentes de sangue, inibidores da ECA, diuréticos e lítio. Sempre consulte o seu médico antes de usar qualquer erva se estiver a tomar medicamentos farmacêuticos.

Mais informações

Como você pode ver o alecrim tem muitos usos e benefícios para nossa saúde. Além disso, é uma erva encontrada facilmente e que pode servir também de chá ou óleo, que você pode fazer em sua própria casa. Por outro lado, tem alguns efeitos adversos que devemos ficar atentos, principalmente as mulheres grávidas.

Este artigo te ajudou?
  • +1 curtiram
  • 0 não curtiram