Razões para não consumir soja

Davi Dicas Saúde 30-05-14 malefícios da soja, por que não consumir a soja, Razões para não consumir soja, soja comentários

Razões para não consumir soja

Sem dúvida você já consumiu ou pelo menos já ouviu falar na soja e nos seus muitos benefícios. No entanto, existem algumas razões para não consumir os produtos derivados da soja, e hoje você vai conhecer quais são essas razões. Não quer dizer que você não pode nunca comer, mas o consumo regular não é algo recomendado.

A soja atrapalha a função dos hormônios sexuais

A soja é conhecida por possuir fito estrógenos, ou seja, tem compostos que imitam estrogênio natural no organismo. Embora isso possa ser benéfico para as mulheres pós-menopausa, é realmente negativo para as crianças, meninas e mulheres jovens.

Razões para não consumir soja-1

Para as crianças pequenas, o consumo regular da soja (ou de seus derivados) pode causar uma sobrecarga hormonal, fazendo com que a criança passe pela puberdade muito cedo ou sofra um distúrbio endócrino permanente. As meninos podem ter um risco aumentado de ter câncer no testículo, já as meninas podem desenvolver câncer de ovário e(ou) de mama quando forem maiores, tudo isso por causa do consumo excessivo da soja.

A soja causa danos à tireoide

A tireoide é uma parte fundamental do sistema endócrino, e também é afetada pelos fito estrógenos da soja. Isso pressiona a produção do hormônio da tireoide, e isso prejudica o funcionamento da glândula e amplia o seu tamanho. Estes fatos levam ao hipotireoidismo.

Razões para não consumir soja-3

A soja tem anti nutrientes

Anti nutrientes são compostos químicos que impedem os nutrientes de serem absorvidos pelo corpo. Dois exemplos são os inibidores da protease e fitatos.

Esses anti nutrientes não permitem a digestão das proteínas pelo sistema digestivo, fazendo com que o pâncreas trabalhe mais do que o necessário.

Razões para não consumir soja-4

Os inibidores de protease são encontrados em maiores quantidades na soja crua, então uma boa saída é cozinhar a soja, isso inibe um pouco os efeitos dos anti nutrientes.

Nos países asiáticos o consumo de alimentos à base de soja é muito comum, mas como eles consomem a soja para não sofrer com seus malefícios?

Há dois fatores a se considerar neste caso:

Primeiro: As culturas asiáticas tendem a consumir soja em suas formas fermentadas, como o molho de soja, miso, tempeh, dessa forma, os anti nutrientes são obtidos em quantidades bem menores.

Razões para não consumir soja-2

Segundo: Eles consomem esses alimentos em quantidades bem pequenas, geralmente como molhos e condimentos, e não como um prato principal, assim conseguem evitar os malefícios que foram mencionados anteriormente.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: