Radiação em celulares, existe?

Mateus Dicas Saúde 02-11-13 Destaque, Dicas Saúde comentários

Para aqueles que costumam usar o telefone celular, há uma série de produtos desenvolvidos para reduzir a exposição à radiação emitida por estes dispositivos. Os cientistas dizem que alguns dispositivos não funcionam, mas outros podem ser uma precaução razoável.

Muitos cientistas acreditam que a radiação do telefone celular é seguro, mas alguns temem que pode causar tumores cerebrais ou outros tipos de câncer. “Até agora, os estudos sobre os telefones celulares não identificaram quaisquer maiores problemas, mas há incertezas”, diz Leeka Kheifets, professora de epidemiologia na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Estudos são necessários a longo prazo, como alguns tipos de tumores cerebrais podem levar décadas para crescer, enquanto os telefones celulares estão em uso generalizado por menos tempo, diz.

No mercado está mostrando uma variedade de opções para reduzir a radiação. A opção altamente publicada em certos mercados são escudos anti-radiação, ou em pequenos discos que ficam ao telefone e é suposto para neutralizar a radiação. Discos não faz muito sentido do ponto de vista da ciência, diz Louis Bloomfield, professor de Física na Universidade de Virginia, em Charlottesville. Se o disco realmente absorve e reflete as ondas de rádio, tudo o que eu faria seria arruinar a recepção do telefone “e você corre o risco de que o seu telefone aumente sua intensidade, porque ele tem problemas para se comunicar”, diz ele.

A Comissão Federal de Comércio dos EUA, que tem tomado medidas contra pelo menos duas empresas que vendem este tipo de equipamento, alertou consumidores de que “não há evidência científica” sobre equipamentos.

Para as mulheres grávidas, a loja “RadiaShield Technologies Inc”, oferece uma camisa feita com fibras de prata que de acordo com testes de laboratório, a empresa diz, que ela bloqueia quase toda a radiação. Os cientistas dizem que o metal reflete e absorve a radiação, por isso a abordagem parece razoável. A empresa também oferece um cobertor que as mulheres podem colocar em torno de sua barriga quando se utiliza um telefone celular.

Há também um aplicativo chamado tawkon, aliviando os dados dentro dos smartphones para determinar a quantidade de radiação que uma pessoa recebe, de acordo Tawkon Ltd. de Israel. Os níveis de radiação são baixas em um ícone verde na tela, os níveis intermediários são mostrados em amarelo, e os níveis mais altos em vermelho. A aplicação é realizada por alguns telefones BlackBerry e Android. Se o ícone estiver vermelho, o aplicativo exibe uma sugestão, como o uso de um fone de ouvido, segurando o telefone completamente vertical, ou mover-se para uma melhor recepção, onde o aparelho emite menos ondas de rádio.

De acordo com John Walls, porta-voz da CTIA, um grupo sem fins lucrativos da industria wireless de Washington DC, nenhuma das precauções são necessárias. O governo federal e estabelece normas para a quantidade máxima de radiação que pode emitir um telefone celular, diz Walls, e em condições normais de uso dos telefones emitem muito menos do que esses valores.

Este Post te ajudou?
  
  • celular reflete radiaçao
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: