Quinoa para proteger o corpo

Jeferson Alimentos Saudáveis, Cereais, Destaque 27-12-13 Alimentos saudáveis, dicas de saude, quinoa para a saúde comentários

quinoa capa

A quinoa é pouco conhecida no mundo dos alimentos, mas não menos importante. A quinoa é um cereal de grãos inteiros que está a ganhar terreno entre os amantes de comida saudável e foi considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos alimentos nutricionalmente mais completos.

Um pequeno grão de grandes contribuições

Não é por acaso que a quinoa ganhou respeito dentro dos alimentos mais nutritivos do mundo. Com apenas 100 gramas de quinoa são 12 gramas de proteínas, quase 50% a mais do que em outros cereais.

Entre estes se desatacam ácidos aminados tais como a lisina, valina, leucina, tirosina, metionina, fenilalanina, entre outros. Para estabelecer um parâmetro válido, pode-se dizer que a sua proteína é semelhante à contida no leite em pó.

Também dá 6 gramas de gordura, 53 gramas de hidratos de carbono e 7,8g de fibra dietética. Ela também é uma rica fonte de vitaminas e minerais, entre os quais estão o zinco, potássio, cálcio, manganês e ferro, e vitaminas A, E e C.

quinoa 1

Benefícios da quinoa

O consumo de quinoa é muito benéfico para a saúde já que sua composição é variada a torna um alimento com múltiplas aplicações. Entre os principais usos estão:

– Dietas para emagrecer: A quinoa é um excelente alimento para aqueles que querem moldar a sua figura. Sua alta taxa de fibras dietéticas permitem eliminar rapidamente os resíduos e as toxinas do corpo. Ela também é um alimento de baixa caloria que não te deixa passar fome, porque libera lentamente os carboidratos em seu corpo, promovendo saciedade.
– Dores de cabeça: Tem uma grande porcentagem de magnésio e riboflavina, que relaxa os vasos Sanguíneos ajudando a reduzir e aliviar enxaquecas.
Colesterol alto: Entre os seus componentes estão o ômega 3 e 6, que ajudam a reduzir o colesterol.
Doenças ósseas: A presença do cálcio na quinoa contribui para a prevenção de anormalidades relacionadas com a estrutura óssea.
A digestão: Promove a limpeza do corpo, evitando a constipação e melhora a digestão.

quinoa 2

Por todas estas razões, a quinoa é chamada de “super grão”, porque tem propriedades únicas entre os cereais. Inclusive pelo seu valor nutricional importante, a Nasa incorporou entre os alimentos que compõem a dieta dos astronautas.

Outro fato importante: ele é livre de glúten , por isso pode ser consumida por celíacos.

Este Post te ajudou?
  
  • aplicação da quinoa na dietetica
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: