Queimadura de sol, prevenção, sintomas e tratamentos

Rudney Beleza e Estética, Dicas Saúde 14-02-13 Beleza e Estética, Destaque, Dicas Saúde, Prevenção de queimaduras solar, Queimadura solar comentários

Queimadura de sol, prevenção, sintomas e tratamentos

A queimadura solar ocorre quando a exposição ao sol for superior a capacidade da melanina, que protege a pele, esta tolerância aos raios solares pode variar de uma pessoa para outra, mas é mais elevada em pessoas com pele escura e mais baixa em pessoas com pele mais clara.

A melanina é um protetor natural da pele. Ela é o pigmento que protege a pele da radiação ultravioleta do sol. É produzida pelos melanócitos e sua síntese é animada por exposição direta da pele à luz solar.

Quais são os sintomas da queimadura solar?

A queimadura solar não aparece imediatamente, ela se manifesta dentro de algumas horas, os sintomas são vermelhidão e dor, e se agravam entre 6 e 48 horas após a exposição ao sol.

Naquelas queimaduras mais graves se apresentam bolhas, podem existir inflamação da pele, principalmente nos membros inferiores, e pode ocorrer febre. A descamação da pele morta começa entre 3 e 8 dias após a exposição.

Prevenção para queimaduras solares.

Queimaduras solares podem apresentar-se em qualquer época do ano, nos meses de verão a radiação solar é maior, mas na primavera o sol é muito quente e a exposição prolongada pode causar queimaduras graves.

Nos meses de inverno, a prática de esportes de inverno em altitudes elevadas causa lesões na pele se não houver uma proteção adequada.

É aconselhável proteger-se com roupas leves, de cor clara, que melhor refletem o sol, cobrir a cabeça com um chapéu e proteger os olhos com óculos de sol.

Se você quiser tomar banho de sol, a primeira sessão deve ser de curta duração, entre 10-15 minutos e ir aumentando o tempo de exposição na medida em que a pele for escurecendo.

Tome sol nas primeiras horas do dia ou no final da tarde, sempre evitar o meio do dia, das 11 ás 17 horas e aplicar protetor solar antes e depois do banho de sol.

Existem filtros solares que protegem a pele da radiação ultravioleta UVA e UVB. Os dois são responsáveis ​​pela queimadura solar. É aconselhável o uso de filtros solares de FPS 30 ou superior.

O que fazer para tratar uma queimadura de sol?

O tratamento de queimaduras solares reduz os efeitos do calor sobre a pele, ajuda a aliviar a dor e prevenir a infecção. Os casos graves necessitam de atenção médica.

Existem algumas orientações a seguir em caso de queimaduras solares:

  • Higienizar a área afetada com um banho frio ou aplicar compressas frias e úmidas sobre a área afetada.
  • Fornecer analgésicos, para aliviar a dor, exceto para crianças com febre.
  • Não expor a pele danificada ao sol até que esteja totalmente curada.
  • A pele deve ficar ao ar livre para curar mais rapidamente.
  • Este Post te ajudou?
      
    • queimadura de sol escura qual remedio
    • dor em membros inferiores exposição ao sol
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: