Quando devo fazer exames ginecológicos?

Rudney Dicas Saúde 29-10-12 Dicas Saúde, exames ginecológicos, mulher comentários

Não há idade específica recomendada para começar a fazer exames ginecologicos. Normalmente, é aconselhável ir para a primeira consulta quando a mulher começa a ter relações sexuais e realizar apenas uma revisão anual no caso de não apresentar qualquer irregularidade dentro de seu aparelho reprodutor ou da mama.

Mas na verdade, a primeira revisão deve ser feita de adolescência, uma vez que a menstruação apareceu, em seguida, retornar ao ginecologista uma vez por ano a partir do momento que começam a manter relações sexuais.

Com estas visitas regulares, essenciais para a saúde da mulher, é possível prevenir doenças e detectar precocemente o câncer de mama e ginecológico, além de tratar problemas de fertilidade, tirar dúvidas sobre os métodos contraceptivos, tratar doenças sexualmente transmissíveis e disfunções sexuais.

A revisão é geralmente um exame das mamas e da vulva, um teste de Papanicolau e exame pélvico se mantém relações sexuais. O primeiro detecta possíveis infecções vaginais, fornece informações hormonais, além de prevenir com um diagnóstico precoce o câncer de colo do útero. Normalmente, não é necessário realizar este teste anualmente, mas uma vez a cada dois ou três anos, se não houver problema.

O exame pélvico consiste de uma profunda exploração tátil dos órgãos reprodutivos (vagina, útero, ovários e trompas de Falópio), para avaliar o seu estado. Além destes testes, o ginecologista pode recomendar, se considerar necessário, realizar outros exames, como ultra-som ou mamografia.

Quanto ao exame pélvico, a idade recomendada para o início (se não há histórico de câncer de mama na família ou nódulos ou anormalidades são observadas na mama), é entre 40 e 50 anos.

Além dessas revisões prescritas pelo médico, a mulher pode solicitar uma consulta a um ginecologista, se notar alterações na secreção vaginal, ardor e coceira na área genital, menstruação irregular, problemas de fertilidade, anormalidades ou dor mamária.

Mais informações

Os exames ginecológicos servem para garantir a saúde da mulher. Por isso, sempre que estiver com algum problema, não exite e não tenha vergonha de visitar seu médico de confiança para avaliar sua situação e tratar o problema da maneira adequada.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: