Qual o melhor exercício para prevenir a osteoporose?

Rudney Destaque, Doenças 17-11-14 Causas da osteoporose, Osteoporose, tratar osteoporose comentários

A osteoporose pode ser definida de uma forma muito básica como um enfraquecimento dos ossos, que ocorre ao longo do tempo e afeta muitas pessoas. Apesar de ser mais comum em mulheres, também pode afetar os homens com idades avançadas. A osteoporose está associada a um grande número de fraturas ósseas por ano.

Uma das causas da osteoporose é a falta de cálcio na dieta. Os adultos necessitam de 1.200 a 1.500 mg por dia, mas a média de uma dieta normal é de 750 mg. Por esta razão, muitos médicos recomendam aumentar a sua dieta com um suplemento diário de cálcio. Estudos têm mostrado que estes incrementos reduzem fraturas em até 30%. É importante ficar atento também a insuficiência de vitamina D, pois sem ela, os ossos não podem absorver o cálcio. Existem certas características que aumentam a probabilidade de osteoporose. Entre elas, uma dieta pobre em cálcio e vitamina D e a falta de peso.

Outros fatores são:

– Avanço da idade
– Histórico familiar
– Menopausa
– Uso prolongado de drogas como cortisona
– Falta de exercício
– Fumar

Muitos atletas acreditam erroneamente que não têm risco de sofrer de osteoporose, uma vez que o exercício é o mais adequado para fortalecer os ossos. No entanto, diferentes estudos têm mostrado que o exercícios, principalmente leves, não previnem a perda óssea.

Fortalecer e manter a massa óssea requer uma combinação de nutrientes e de exercício. Os exercícios realizados com peso são os mais eficazes no fortalecimento dos ossos. Embora também pode incluir nestes exercícios caminhada, subir escadas e correr. Um estudo de 350 mulheres de meia-idade descobriu que aquelas que eram mais ativas em suas vidas diárias tiveram maior densidade óssea em suas pernas, fêmur e antebraço.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: