Qual a importância da mamografia

Qual a importância da mamografia

As mamografias são radiografias que são feitas sobre os seios e são de vital importância, especialmente para as mulheres. Elas ajudam a detectar a possível presença de câncer de mama quando a sua dimensão ainda é pequena.

Graças a mamografia, o especialista pode detectar pequenas lesões próprias do câncer de mama. Com o exame é possível começar a se concentrar sobre o caso corretamente e aplicar o tratamento adequado desde o início e muito antes que a própria mulher possa perceber do que padece. Quando os tumores são pequenos são maiores as possibilidades tratamento e cura. O câncer de mama é uma das doenças mais temidas da mulher e a detecção precoce é fundamental para se tratar a tempo.

A mamografia é um exame simples e rápido. Ela dura alguns segundos e pode salvar vidas. Nela, o médico coloca a mama entre duas placas e pressiona suavemente para obter a imagem. As doses de radiação emitidas são muito baixas de modo que o teste não representa nenhum risco ao paciente.

Recomenda-se que as mulheres com mais de 40 anos façam mamografia anual ou a cada dois anos. Em geral, quanto mais velho é mais apropriado considerar estes aspectos. De qualquer forma, recomenda-se que entre 30 e 39 anos de idade, a mulher deve fazer a sua primeira mamografia. É uma base para estudos posteriores.

A partir dos 40 anos, como mencionado acima, é aconselhável aumentar a frequência deste teste. Aos 50 anos de idade, é recomendável fazer o teste anualmente.

Com menos de 30 anos não é recomendável fazer mamografia, pois a densidade da mama é maior e refletirá num pior resultado. Neste caso, recomendamos a ultra-sonografia mamária. No entanto, em caso de dúvida, o médico deverá ser informado.

  • qual a importância da mamografia
  • qual a importancia da mamografia
  • qual.importanci.da mamografia
  • qual a importancia do exame de mamografia
Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • 0 não curtiram