Quais são as doenças nutricionais?

Jeferson Doenças 22-12-13 alimentação, doenças nutricionais, riscos da bulimia comentários

doenças nutricionais capa

Para viver, é preciso se alimentar. Não somente isso, muitas vezes não estamos bem informados sobre o alimento. Para começar a reverter essa situação, saiba quais são as doenças nutricionais.

Desnutrição

É uma desordem causada por uma ingestão de alimentos reduzida, dieta inadequada ou problemas na digestão ou absorção dos alimentos. Implica uma menor ingestão de calorias do que é necessário para o nosso corpo se mantenha e cresça.

Obesidade

Esta doença nutricional representa a antítese da desnutrição, assim como a ingestão excessiva de alimentos. Isso cria uma acumulação altamente prejudicial de gordura corporal causando todos os tipos de desequilíbrios ( hormonais, psicológicos, etc). Também aumenta consideravelmente o risco de outras doenças, como diabetes tipo 2, câncer e osteoartrite. Se não tratada, pode ser fatal.

Diabetes

Esta doença está associada com a obesidade. O diabetes é uma condição crônica que é desencadeada pela incapacidade do organismo de produzir insulina suficiente. Isto resulta numa captação incorreta ou nula de glucose e sua consequente abundância no fluxo sanguíneo. Esta condição pode desencadear várias complicações, tais como insuficiência renal e problemas cardíacos.

Bulimia

É um transtorno alimentar causada por uma combinação de ansiedade e uma preocupação obsessiva com o peso corporal e aparência física. Caracteriza-se por episódios de consumo excessivo e descontrolado de alimentos, seguidos por vômitos auto-induzidos, uso de laxantes e dietas restritivas, que acabam sendo prejudiciais.

Anorexia nervosa

É uma doença que envolve um medo intenso de ganhar peso. É semelhante à bulimia e leva a uma perda repentina de peso devido a dietas muito restritivas e exercício físico excessivo.

Anemia

 

É uma doença do sangue que envolve uma diminuição de células vermelhas do sangue. Isto é causado pela má absorção de minerais, especialmente ferro. Para evitar essa doença nutricional, é essencial incorporar em nossa dieta alimentos ricos em minerais, tais como carne, atum ou ovos.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: