Propriedades e benefícios do rabanete para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Vegetais 27-08-15 benefícios do rabanete, quais os beneficios do rabanete, rabanete beneficios comentários

O rabanete é uma raiz comestível que pertence à família das crucíferas, de também conhecidas plantas alimentares como repolho, brócolis, nabo e rúcula. Sua forma varia muito ​​em tamanho e cor, sendo mais conhecidas a vermelha e branca. Hoje, é cultivada e consumida em quase todo mundo, geralmente cru em saladas, mas também são utilizadas para diversos pratos.

Acredita-se que o rabanete tem origem no sul da Ásia, no entanto, sabe-se que os egípcios e babilônios já consumiam essa raiz há mais de 4.000 anos atrás. Hoje vamos falar das propriedades e os incríveis benefícios do rabanete para a nossa saúde.

Propriedades do rabanete

O rabanete é um alimento com baixo teor calórico e um elevado teor de água. Após a água, o seu principal componente são os carboidratos e fibras. Ele destaca-se pelo seu teor de vitamina C e ácido fólico. A vitamina C é um antioxidante envolvido na formação de colágeno, ossos e dentes, glóbulos vermelhos do sangue e na absorção de ferro a partir de alimentos, além de melhorar nossa resistência às infecções.

Além da vitamina C, o rabanete contem glucosinolatos, outro antioxidante. Os glucosinolatos fornecem o sabor levemente picante desse vegetal e têm propriedades de proteção contra certos tipos de câncer.

Compostos de enxofre do rabanete também apresentam ação antibacteriana, antiviral e expectorante. Por isso, podem são indicados para pessoas com problemas respiratórios.

Essa planta também contém folato, que colabora na produção de glóbulos vermelhos e brancos, na síntese de material genético e formação de anticorpos do sistema imunitário. Além disso, contém quantidades significativas de cálcio e fósforo, e magnésio em menor grau. O magnésio está associado com a função do intestino, nervos e músculos. Também faz parte dos ossos e dentes, aumenta a imunidade e tem um efeito laxante suave.

O teor de cálcio deste alimento pode ser comparado com o dos lácteos, sendo uma importante fonte deste mineral. Possui também potássio, necessário para a geração e transmissão de impulsos nervosos, para a atividade muscular normal e para o equilíbrio da água no interior e no exterior das células.

Na composição dos rabanetes o grande destaque é a presença de compostos de enxofre com ação antioxidante. Mas também contribui com o iodo, um mineral essencial para o bom funcionamento da glândula tireoide.

Estas substâncias são parcialmente responsáveis pelo efeito diurético e digestivo dos rabanetes. Por aumentar a secreção da bílis no fígado (efeito colerético) e facilitar a remoção da vesícula biliar (ação cholagogue), além de dar-lhe o seu sabor picante característico.

Benefícios do rabanete

Agora que você já conhece as propriedades desse alimento, vamos falar dos grandes benefícios do rabanete para a saúde.

Ideal para dietas

Devido ao seu alto teor de água, os rabanetes têm uma baixa ingestão calórica, cerca de 16 calorias por 100 gramas, sendo ideal para muitas dietas para perder peso. Você pode adicioná-lo, por exemplo, a sopas de legumes ou saladas. Eles vão realçar o sabor sem adicionar calorias por grama.

Ação antioxidante

Outro benefício do rabanete está envolvido em sua grande contribuição de vitamina C e uma consequente ação antioxidante, que é benéfico para a formação de ossos, dentes, e aumento de glóbulos vermelhos.

Rico em fibras

Além disso, destaca-se também o seu elevado teor de fibra, muito favorável para o sistema digestivo, o trânsito intestinal e também para a sensação de saciedade. Come-lo ajuda a reduzir a prisão de ventre e espantar a fome.

Diurético

Dentre os benefícios do rabanete, destaca-se também sua ação diurética. Isso contribui nas funções renais e hepáticas, além de ajudar a prevenir desordens urinárias.

Ajuda na prevenção e recuperação do câncer

Junto com a cebola e o alho, os rabanetes têm uma grande importância na cura para o câncer ou na inibição de células cancerosas. Tem sido mostrado que comer esses alimentos ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, incluindo  câncer de cólon.

A razão reside na presença de todos os componentes de enxofre voláteis, que no caso dos rabanetes são chamados de metanotiol.

As sementes desta planta são usadas para fazer um chá com propriedades anticancerígenas ou na dieta para prevenção de câncer.

Contribui para a digestão

Os benefícios do rabanete não param por aí, eles constituem num alimento muito bom para o sistema digestivo. Pela sua capacidade de aumentar a flora intestinal é muito adequado para pessoas com problemas de digestão lenta, aumentando as bactérias que são necessárias no trato digestivo.

Além disso, têm propriedades digestivas que aumentam a produção de sucos biliares e ajudam a quebrar a gordura melhor, facilitando a digestão de alimentos.

Da mesma forma, o rabanete pode neutralizar bactérias nocivas para a saúde e cuja presença no intestino é responsável por gases e flatulência. É igualmente benéfico para pessoas que apresentam obstipação crônica, e outros sintomas totalmente contrário, como colite ou diarreia. Devemos realçar também a sua importância como estimulante da bílis, o que ajuda a digestão e reforça o fígado.

Suco de rabanete

O suco de rabanete permite uma absorção melhor dos nutrientes desse alimento e de suas propriedades curativas.

Receita 1

Esse suco exerce um excelente efeito benéfico no fígado e vias biliares. Seu consumo serve também como um laxante natural, além de ajudar a aliviar náuseas e dores de garganta.

Ingredientes

– 4 grandes rabanetes
– 1 colher de chá de mel

Preparo

Extraia o suco de rabanete. Adoce com mel e beba logo em seguida. Tome um copo antes das refeições.

Receita 2

Essa receita de suco de rabanete produz um grande efeito diurético e desintoxicante do corpo, de modo a remover toxinas, vírus e parasitas.

Ingredientes

– 1 cenoura
– 1 talo de aipo
– 3 rabanetes

Preparo

Lave e pique o aipo, as cenouras e os rabanetes. Bata todos os ingredientes no liquidificador até misturar bem. Beba na hora. Tome 2 xícaras por dia.

Receita 3

Este suco é ótimo para combater resfriados e doenças dos brônquios. Ele tem propriedades antibacterianas e desinfetantes, que aliviam a tosse e a dor de garganta. Ajuda a dissolver o muco dos pulmões.

Ingredientes

– 1 cenoura
– 2 rabanetes
– Suco de 1 limão

Preparo

Extraia o suco de limão. Lave e corte cenouras e os rabanetes. Coloque os ingredientes no liquidificador e bata até misturá-los bem. Beba imediatamente. Tome 2 copos por dia, até melhorar os sintomas.

Contra-indicações e efeitos secundários

Intolerância a qualquer um dos seus componentes. Em algumas pessoas pode causar flatulência e indigestão. As pessoas com úlceras gástricas ou gastrite, devem limitar seu consumo.

Mais informações

Esse é mais um grande alimento que contribui para o bom estado de nossa saúde e que você pode adicionar em sua dieta. Tente procurar receitas ou faça experiências com este alimento na cozinha, para conseguir outras formas de consumi-lo.

Este Post te ajudou?
  
  • rabanete
  • rabanete beneficios
  • beneficios do rabanete
  • propriedades do rabanete
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: