Propriedades e benefícios do óleo de rosa mosqueta

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 03-03-16 oleo de rosa mosqueta, rosa mosqueta comentários

O óleo de rosa mosqueta é um excelente ingrediente natural para o cuidado da pele. Este óleo é usado principalmente para remover manchas escuras, hidratar a pele seca, aliviar a coceira, reduzir o aparecimento de cicatrizes, incluindo estrias e reduzir rugas e linhas de expressão.

O óleo de rosa mosqueta é obtido por um processo de prensagem a frio usando sementes de rosa mosqueta, um arbusto selvagem da família das rosas (Rosa moschata ou rosa rubiginosa). As propriedades deste óleo são devido ao seu elevado teor de vitaminas A, C e E. Além disso, sua composição com vários ácidos graxos essenciais (ômega-6, ômega-3 e ácido linoleico) e antioxidantes fazem deste produto um artigo indispensável em nossa casa.

Propriedades do óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é leve e não gorduroso, assim a pele o absorve rapidamente. Este óleo vegetal contém grandes propriedades para a medicina convencional e estética. Confira:

Antienvelhecimento

Por seu alto teor de antioxidantes, o óleo de rosa mosqueta é uma excelente escolha para regenerar e proteger a pele dos danos do sol. Em adição, o seu elevado teor de vitamina C, estimula a produção de colágeno, que ajuda a melhorar a elasticidade da pele e prevenir a flacidez. Com o uso contínuo deste óleo, a pele parece rejuvenescida, tonificada e lisa.

Hidratante

O óleo de rosa mosqueta não é apenas eficaz para hidratar a pele, mas também é um bom hidratante para os cabelos, cutículas das unhas e calcanhares rachados. A vitamina A presente em alta concentração neste óleo faz com que os níveis de umidade da pele melhorem, além de criar uma barreira impermeável impedindo a perda de água, o que resulta numa pele mais hidratada. É especialmente recomendado para pessoas com idade de 45 ou mais, pois a partir desta idade a pele produz menos colágeno e a elasticidade é perdida. Óleo de rosa mosqueta ajuda a equilibrar em grande parte essa perda.

Antioxidante

As vitaminas A, C, E e o licopeno contido neste óleo são poderosos antioxidantes que reparam os danos da pele causados ​​por radicais livres. Os radicais livres são responsáveis ​​por rugas e manchas.

Benefícios do óleo de rosa mosqueta

Numerosos estudos científicos têm mostrado os benefícios do óleo de rosa mosqueta para cuidados da pele e até mesmo contra algumas doenças, graças aos seus efeitos regenerativos. Dentre seus benefícios estão:

Remover manchas da pele

Os nutrientes e as propriedades antioxidantes deste óleo ajudam a reparar os danos causados ​​pelo sol e contribuem para a remoção de manchas na pele.

Tratar cicatrizes

O óleo de rosa mosqueta é um excelente remédio caseiro para as estrias. Além disso, também ajuda a combater cicatrizes, mesmo que tenham se formado há muito tempo.

Fortalece a saúde das unhas

Mergulhar as unhas num pouco deste óleo duas vezes por semana ajuda a mantêm-las bonitas e saudáveis.

Retarda os sinais de envelhecimento prematuro

Isto é devido a sua quantidade de antioxidantes e vitaminas contidas neste óleo, que podem penetrar nas camadas mais profundas da pele. A grande quantidade de vitamina C deste óleo estimula a produção de colágeno, reduzindo linhas de expressão e rugas no rosto.

Alivia a psoríase e eczema

Por seus efeitos anti-inflamatórios, as pessoas que sofrem de eczema ou psoríase podem usar o óleo de rosa mosqueta sobre a área afetada para tratar estes problemas. Em adição, este óleo também alivia a coceira.

Remédio para marcas de acne

As marcas de acne são uma das cicatrizes que podem desaparecer usando o óleo de rosa mosqueta. Em adição também ajuda a manter a pele úmida e bem nutrida para evitar novas espinhas.

Alivia a dor da artrite e osteoartrite

Alguns estudos têm mostrado que o óleo de rosa mosqueta atenua a dor de pacientes que sofrem de artrite e artrose. Dentre eles, podemos citar o estudo feito pelo Hospital Frederiksberg, na Dinamarca em 2008, que concluiu depois de testar este produto em 306 pacientes com dor de osteoartrite que este é um analgésico eficaz para aliviar as dores desta doença, reduzindo a necessidade de usar outros medicamentos. Outros estudos realizados em 2005 pela Scandinavian Journal of Rheumatology e em 2010 pela Phitomedicine chegaram à mesma conclusão.

Ajuda a prevenir doenças cardíacas em pessoas obesas

A European Journal of Clinical Nutrition realizou um estudo com 31 pessoas obesas que fizeram o uso de uma bebida contendo rosa mosqueta e outro grupo que recebeu um placebo durante 6 semanas. No final da experiência, verificou-se que o grupo que usou rosa mosqueta teve melhorias significativas num certo número de fatores de risco de doença cardíaca, tais como níveis elevados de colesterol e a pressão arterial.

Pode prevenir o desenvolvimento de diabetes

Um estudo preliminar publicado em 2011 pelo American Journal of Physiology: Endocrinology and Metabolism, onde durante 20 semanas foi dado óleo de rosa mosqueta a ratos alimentados com uma dieta rica em gordura, concluiu que este óleo ajudou a evitar o desenvolvimento de diabetes, regulando os níveis de açúcar no sangue e colesterol. É ainda cedo para determinar se o mesmo é capaz de ajudar a prevenir problemas de diabetes em seres humanos, mas os resultados preliminares são excitantes.

Reforça o sistema imunológico

Suas vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos essenciais são perfeitos para reforçar o nosso sistema imunológico e nos ajudar a combater doenças.

Como usar o óleo de rosa mosqueta

1 – Certifique-se que sua pele está limpa. Duas ou três vezes por semana você pode fazer uma esfoliação de pele para remover as células mortas e ajudar na ação deste produto.

2 – Usando os dedos, aplique um pouco de óleo de rosa mosqueta por todo o rosto.

3 – Aguarde alguns minutos para que a pele possa absorver o óleo. Então você pode aplicar mais um pouco nas áreas que precisam de maior tratamento, como na acne, rugas e cicatrizes.

Mais informações

O óleo de rosa mosqueta é vendido em farmácias e lojas de produtos naturais. É muito importante que esse produto seja de boa qualidade para garantir seus efeitos. Note que o rótulo deve indicar que é um produto orgânico e prensado a frio. Consulte um médico antes de utilizar este produto.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: