Propriedades e benefícios do milho para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Cereais 31-08-15 benefícios do milho, Milho, propriedades do milho comentários

O milho é um dos cereais mais populares do mundo e é o alimento básico em muitos países. Nos grãos de milho é onde se encontra a maioria dos nutrientes deste alimento, e é também a parte mais consumida. O grão pode vir em cores diferentes, dependendo de espécie ou variedade do milho. Hoje vamos conhecer as propriedades e benefícios do milho para a saúde.

Propriedades do milho

O milho não só fornece as calorias necessárias para o nosso metabolismo se manter saudável, mas também é uma rica fonte de vitaminas A, B, E e contém muitos minerais.

Seu elevado teor de fibra assegura um papel importante na prevenção de doenças do aparelho digestivo, tais como prisão de ventre e hemorroidas, e na prevenção do câncer colorretal. Os antioxidantes presentes no milho também atuam como agentes anti-câncer e nos ajudam a prevenir a doença de Alzheimer, além de ser também rico em agentes fitoquímicos, que fornecem proteção contra um grande número de doenças crônicas.

O milho é rico em componentes da vitamina B, especialmente tiamina e niacina. A tiamina é essencial para a manutenção da saúde dos nervos e função cognitiva. A deficiência de niacina leva a pelagra, uma doença caracterizada por diarreia, dermatite e demência, que é comumente observada em indivíduos desnutridos.

Esse grão é também uma boa fonte de ácido pantotênico, o qual é essencial para o metabolismo dos carboidratos, vitaminas e proteínas no corpo.

Dentre as propriedades do milho, destaca-se sua grande porcentagem da necessidade diária de ácido fólico, sua deficiência em mulheres grávidas pode causar uma má-formação do tubo neural do bebê, entre outros problemas.

Seus grãos também são ricos em vitamina E, um antioxidante natural, que é essencial para o crescimento e proteção de muitas doenças. Além disso, ao contrário de outros grãos, milho não contém glúten, por isso podem ser consumido por pacientes celíacos.

Os minerais do milho são: fósforo, juntamente com magnésio, manganês, zinco, selênio, ferro e cobre, que estão disponíveis em todas as variedades de milho.

O fósforo é essencial para a regulação do crescimento normal, a saúde dos ossos e da função renal. O magnésio é necessário para manter um batimento cardíaco normal e para aumentar a força óssea.

Valor nutricional do milho para 100 g

– Calorias – 342
– Proteínas – 9 g
– Carboidratos – 74 g
– Gorduras – 4,7 g

Benefícios do milho

Protege o coração

De acordo com pesquisas, foi demonstrado que o óleo de milho tem um efeito antiaterogênico nos níveis de colesterol, reduzindo assim o risco de várias doenças cardiovasculares. O óleo de milho, em particular, é ótimo para melhorar a nossa saúde cardiovascular, e isso decorre do fato de sua combinação de ácidos graxos únicos entre os cereais, que ajudam a reduzir as chances de artérias obstruídas, reduz a pressão arterial e diminui suas chances de ter um ataque cardíaco.

Previne a anemia

A vitamina B12 e o ácido fólico presentes no milho, pode ajudar a prevenir a anemia causada por uma deficiência destas vitaminas. Dentre os benefícios do milho também destaca-se um nível significativo de ferro, que é um dos minerais essenciais necessários para formar novas células vermelhas do sangue e prevenir essa doença.

Reduz o colesterol

De acordo com estudos recentes, o consumo do óleo de casca de milho reduz o colesterol LDL (ruim) no plasma pela redução da absorção de colesterol no organismo.

Como mencionado acima, esta redução do colesterol LDL não significa uma redução nos níveis do colesterol HDL (bom), que tem uma variedade de efeitos benéficos sobre o corpo, incluindo prevenção de doenças cardíacas e da aterosclerose.

Cuida dos olhos e da pele

O milho amarelo é uma fonte de beta-caroteno, que se transforma em vitamina A no corpo, e é essencial para a manutenção de uma boa visão e pele. O consumo desta vitamina, também nos ajuda a ter uma pele mais jovem, mais firme, e evita qualquer doença relacionada por agentes solares.

Controla a diabetes e hipertensão

Estudos têm mostrado novos benefícios do milho que podem ajudar a combater a diabetes de tipo I e é eficaz contra a hipertensão devido à presença de fitoquímicos fenólicos do milho.

Os fitoquímicos podem regular a absorção e libertação de insulina no corpo, o que pode reduzir a probabilidade de picos de insulina e ajudar a manter um estilo de vida mais saudável e normal.

Previne o câncer

De acordo com estudos da Universidade de Cornell (Estados Unidos), outro dos benefícios do milho é sua rica fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres que causam o câncer. Na verdade, ao contrário de muitos outros alimentos, seu cozimento aumenta a quantidade de antioxidantes que são encontrados nesse alimento.

O milho é uma rica fonte de compostos fenólicos chamado ácido ferúlico, um anti-cancerígeno que tem se mostrado muito eficaz na luta contra tumores que levam ao câncer de mama e câncer de fígado.

As antocianinas, as quais são encontrados no milho roxo, também atuam contra os radicais livres que causam o câncer. Os antioxidantes têm mostrado grandes benefícios para reduzir muitas das formas mais perigosas de câncer devido à sua capacidade de induzir a apoptose (morte celular programada) das células cancerígenas, não afetando as células saudáveis. Os fitoquímicos são outro tipo de antioxidante encontrado em grandes quantidades no milho.

Reduz o risco de hemorroidas e câncer colorretal

O teor de fibra de uma xícara de milho é de 18,4% da quantidade diária recomendada. Isso ajuda a aliviar problemas digestivos, como constipação e hemorroidas e reduzir o risco de câncer de cólon.

A fibra ajuda nas evacuações, estimula o peristaltismo e até mesmo estimula a produção de sucos gástricos e biliares. Também ajuda a dar volume e consistência às fezes, o que pode reduzir a chance de diarreia.

Mais informações

Há muitas maneiras de incorporar o milho em nossa dieta, escolha a que mais te agrada e desfrute de todas as suas propriedades e múltiplos benefícios para uma saúde melhor.

Este Post te ajudou?
  
  • beneficios do milho para a saúde
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: