Propriedades e benefícios do gergelim para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Cereais 04-11-15 beneficios do gergelim, gergelim, óleo de gergelim comentários

As sementes de gergelim, são um pequeno alimento que contém grandes quantidades de proteína, gordura poli-insaturados e cálcio, entre outros nutrientes. Isso as torna uma excelente opção para adicionar a todos os tipos de pratos regularmente.

As sementes de gergelim vêm de uma planta nativa da África e da Índia, embora atualmente diferentes variedades são cultivadas em todo o mundo, especialmente na América Latina. Além disso, é um alimento muito versátil, pois pode ser consumido tanto a semente e com seu óleo, além de uma variedade de produtos que podem ser facilmente feitos em casa a partir desta pequena semente.

Propriedades nutricionais das sementes de gergelim

As sementes de gergelim não só proporcionam sabor requintado e diferente para os nossos pratos, mas as suas excelentes características nutricionais são razão suficiente para mantê-las sempre por perto numa base regular da dieta, especialmente das crianças.

Proteína

Embora elas não contêm todos os aminoácidos essenciais, as sementes de gergelim, são ricas em proteína de alto valor biológico. Uma boa maneira é adicionar algumas sementes no café da manhã. Especialmente para as crianças, esta combinação irá fornecer a energia necessária para começar o dia com força e proteínas necessárias para executar uma boa bioquímica do organismo.

Gordura

Um dos ingredientes principais da semente de gergelim é, sem dúvida, seus ácidos graxos essenciais (ômega-3 e ômega-6). Esses ácidos são muito benéficos para a saúde do nosso corpo. Eles são chamados ácidos graxos essenciais porque nosso corpo não pode fabricá-los e precisamos ingeri-los através da dieta. Esses ácidos graxos são extremamente benéficos para o sistema cardiovascular.

Fibras

Outra das propriedades mais notáveis ​​das sementes de gergelim é a sua grande quantidade de fibra. A fibra é essencial para manter a boa saúde intestinal porque age como uma escova de limpeza dos elementos tóxicos que são depositados nas paredes intestinais. Além disso, promove a formação de massa fecal e o bom trânsito intestinal, que é sempre sinônimo de boa saúde geral do corpo.

Vitaminas

As sementes de gergelim são especialmente ricas em vitaminas do grupo B (B1, B3, B6 e ácido fólico). Estas vitaminas são essenciais para uma boa saúde da pele e tecidos, e, portanto, promovem o bom funcionamento do coração e músculos. Também contém uma quantidade significativa de vitamina E, uma das vitaminas antioxidantes capazes de contrariar os efeitos dos radicais livres.

Minerais

Essas sementes contêm numerosos minerais, tais como ferro, fósforo, manganês, cobre, cromo, potássio, magnésio e zinco. Mas o destaque é a sua contribuição extraordinária de cálcio. As sementes de gergelim são uma das mais ricas fontes de cálcio que você pode encontrar, por isso, é um alimento fundamental que deve estar presente na dieta de crianças e mulheres em menopausa e gravidez. Ele contém quase o dobro de cálcio que o leite e a sua utilização não implica a absorção de hormônios ou antibióticos presentes em produtos lácteos.

Cobre

O cobre é conhecido pela sua utilização na redução da dor e do inchaço provocados pela artrite reumatoide. A eficácia do cobre deve-se à importância deste mineral em numerosos sistemas enzimáticos anti-inflamatórios e antioxidantes. Além disso, o cobre desempenha um papel importante na atividade da lisil oxidase, uma enzima necessária para a ligação do colágeno e da elastina, substâncias que fornecem a estrutura fundamental, resistência e a elasticidade dos vasos sanguíneos, dos ossos e das articulações.

Benefícios do gergelim

Controla o colesterol

Consumir 40 g de sementes de gergelim diariamente durante quatro semanas é uma maneira natural de reduzir os níveis de colesterol “ruim” no sangue. Este efeito é explicado pelo efeito antioxidante sobre as lipoproteínas de alta densidade (LDL).

Essas sementes também têm quantidades elevadas de sesamina e sesamolina, que são fibras do grupo das lignanas. As lignanas podem reduzir o colesterol e ajudar a prevenir a pressão arterial elevada.

Previne a catarata

A catarata é uma condição que danifica a visão. O risco de desenvolver esta doença pode ser reduzido para 18% em pessoas que consumem frequentemente sementes de gergelim, isso pelo seu alto teor de luteína, um antioxidante que contribuí para a saúde dos olhos.

Anti-hipertensiva

Um estudo publicado no Journal of Biological Medicine mostra que o óleo da semente de gergelim tem um efeito benéfico em pacientes com hipertensão. Um dos compostos identificados pelos seus efeitos anti-hipertensivos são os péptidos, que agem como inibidores da pressão arterial.

Combate a infertilidade masculina

Um estudo publicado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, concluiu que estas sementes melhoram a contagem de espermatozoides e a sua motilidade. Pode ser prescrito como um método eficaz e seguro para tratar a infertilidade masculina.

Previne a diabetes

Graças ao magnésio, as sementes de gergelim, e especialmente seu óleo, tem-se revelado eficaz no combate à diabetes tipo 2. Um estudo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition confirmou que este alimento favorece a redução de glicose no sangue em pacientes diabéticos hipertensos.

Proteger o sistema cardiovascular

Por seus ácidos graxos poli-insaturados, esse alimento melhora a condição das artérias, causando uma menor incidência de hipertensão, enfarte do miocárdio, angina de peito, e outros problemas relacionados com a saúde do coração.

Trata a depressão

Graças a sua extraordinária contribuição do aminoácido triptofano, um precursor da serotonina, esse semente ajuda a controlar o estresse, a ansiedade, a insônia, a depressão e falta de energia.

Prevenir a osteoporose

Por sua importante contribuição de cálcio, o consumo regular de sementes de gergelim é altamente indicado para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

Proteger o trato gastrintestinal

A ação da sua fibra (mucilagem), protege a mucosa intestinal e previne do aparecimento de irritações, como a gastrite.

Melhorar a saúde bucal

De acordo com a medicina tradicional indiana, deixar um pouco do óleo de gergelim poucos minutos na boca previne cáries, gengivite, placa bacteriana e o mau hálito.

Contra-indicações

Não foram descritos contra-indicações contra o gergelim, exceto em pessoas que sofrem de alergia a qualquer um de seus componentes. Tal como acontece com outras sementes, o abuso de sementes de gergelim pode causar distúrbios gastrointestinais.

O óleo de gergelim tem propriedades laxantes, por isso não deve ser consumido em caso de diarreia.

Mais informações

Estes são as propriedades e benefícios das sementes de gergelim, esperamos que você consuma esse alimento mais frequentemente (mas não em hambúrgueres de fast foods) na cozinha de sua casa, especialmente se você estiver buscando seguir uma dieta saudável e equilibrada. As sementes de gergelim são alimentos extremamente versáteis, que podem ser incluídas em todos os tipos de pratos para facilitar seu consumo.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: