Propriedades e benefícios da tangerina para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 23-02-16 beneficios da tangerina, suco de tangerina, tangerina comentários

As tangerinas são frutos de um nativo do arbusto perene da Ásia, que pertence à família das Rutaceae e acredita-se que tenha origem nas florestas da China. Essa fruta se assemelha a uma laranja, no entanto, existem várias variedades que podem ser maiores e menores, com casca grossa ou fina.

Tangerinas são colhidas principalmente durante a temporada de inverno, podem ser comidas crus ou em forma de sucos. O fruto é doce, suculento e contêm óleos essenciais utilizados na preparação da indústria de perfumes.

Como todos os citrinos, as tangerinas são uma importante fonte de vitamina C. Elas são caracterizadas por uma cor laranja clara e muito semelhante a laranjas. Também têm um sabor mais intenso do que as laranjas e sua casca é muito mais fácil de remover. Sua polpa tem vários segmentos agrupados (gomos), contendo suco da fruta e algumas sementes.

Propriedades da tangerina

Embora não seja tão rica como outros citrinos, a tangerina é uma boa fonte de vitamina C. Também é rica em potássio, contém baixo teor de sódio e fornece vários antioxidantes, tais como beta-caroteno e beta-criptoxantina, todos os quais fazem com que seja benéfico para a saúde cardiovascular. Nós também podemos considera-la um bom alimento para os ossos por sua contribuição de minerais, como cálcio, magnésio e fósforo e seu efeito alcalinizante. Essa fruta também fornece pequenas quantidades de complexo B e ferro.

Por ter baixo índice glicêmico (que refere-se a velocidade com que o açúcar presente em um alimento alcança a corrente sanguínea) é adequada para ser consumida por diabéticos ou pessoas com sobrepeso ou obesos. O índice glicêmico refere-se ao consumo de tangerinas descascadas, não o suco de tangerina.

Ela contém pequenas quantidades de açúcares, e seu componente principal é a água. É uma boa alternativa para substituir a perda de minerais após a realização de uma atividade física, graças à quantidade de vitamina C, potássio, carotenoides e outros nutrientes.

É realmente uma boa fonte natural de fibras, que é essencial para combater a constipação. Graças ao seu alto teor de potássio e pouco sódio é ideal para pessoas com hipertensão e problemas cardíacos em geral. E não devemos esquecer que é recomendada para mulheres grávidas por sua abundância de folato ou ácido fólico, uma vitamina essencial em vários processos celulares dos primeiros meses de gravidez.

As tangerinas são também um importante diurético natural, especialmente por seu elevado teor de potássio, ácido cítrico e água.

Benefícios da tangerina

Reduzir o risco de desenvolver câncer

Uma pesquisa revelou que as tangerinas podem reduzir o risco de desenvolvimento de câncer do fígado. A tangerina contém carotenoides por causa da alta concentração de vitamina A, que é aliada para reduzir o risco de câncer de fígado. O suco de tangerina dado aos pacientes com hepatite C reduziu o risco de câncer de fígado em desenvolvimento por causa de seu alto teor de beta-criptoxantina.

Diminuir o colesterol

As propriedades de redução de colesterol no sangue está na casca de tangerina, onde está concentrada 20 vezes a quantidade de compostos chamados flavonas polymethoxylated. Acredita-se que essas substâncias ajudam a metabolizar melhor a gordura e triglicéridos depositados no fígado, segundo um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Os investigadores observaram que hamsters alimentados com 1% desses antioxidantes contidos na casca de tangerina diminuíram seus níveis de colesterol de 32 a 40%.

Além disso, ela também contém pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o mau colesterol no sangue. Para obter esse benefício, os especialistas sugerem preparar um chá com a casca da tangerina.

Previne a aterosclerose

Pesquisadores da Universidade de Western Ontario, no Canadá, confirmam que a tangerina contém nobiletina, um flavonoide encontrado em doses elevadas na casca dessa fruta e é 10 vezes mais poderosa do que naringenina para combater a aterosclerose.

A aterosclerose é o endurecimento das artérias, devido à acumulação de gordura. Provoca a deterioração progressiva, diminuição do fluxo de sangue no corpo e favorece o aparecimento de coágulos de sangue e até mesmo ataque cardíaco.

Combate a prisão de ventre

Esta fruta é ideal para combater a prisão de ventre (constipação) porque seu componente principal é a água, 88% por porção. Ela também fornece 3 g de fibra dietética, concentrada principalmente na parte branca da polpa e da casca.

Ajuda a evitar a anemia

De acordo com o National Institutes of Health, as tangerinas fornecem metade da necessidade diária de vitamina C (32 mg por 100 g), que é um nutriente essencial para a absorvição do ferro. Por isso, recomenda-se seu consumo em casos anemia por deficiência de ferro.

Favorece o emagrecimento

Tangerinas são também uma importante fonte de fibra dietética. Cada porção de 100 gramas contém cerca de 3 gramas de fibra, o consumo desta fruta ajuda você a se sentir mais saciado por um longo tempo e, como resultado, reduz o desejo por comida o que faz você comer menos.

Reduz a pressão arterial

A tangerina também ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial. Ela combina nutrientes e minerais, tais como potássio que é conhecido por diminuir a pressão sanguínea. Além disso, ajuda a manter um bom fluxo de sangue através das artérias mantendo assim a pressão arterial normal.

Protege a pele

A vitamina C presente na tangerina é muito boa para a pele, tanto quando consumida internamente e aplicada topicamente na pele. O consumo regular de suco de tangerina faz com que o brilho e o tom de pele melhorem. Os antioxidantes presentes nesse alimento protegem a pele contra os raios UVA e ajudam a pele a resistir aos danos causados ​​pelo sol e radicais livres. Também reduz os sinais de envelhecimento como rugas, linhas de expressão e manchas.

Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C desta fruta é fundamental para prevenir resfriados e é vital para o bom funcionamento de um sistema imunológico saudável. A tangerina tem propriedades antimicrobianas que previnem infecções bacterianas. Também um purificador natural do sangue que ajuda a eliminar toxinas e substâncias indesejáveis ​​do corpo.

Mais informações

Como sabemos, as frutas são ótimas para a nossa saúde e no caso da tangerina não podia ser diferente. Por isso, aproveite seus benefícios e seu ótimo sabor em sucos ou mesmo in natura, que conserva suas fibras e evita a adição de açúcar.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: