Propriedades do dente de leão

Propriedades do dente de leão

O dente de leão é um tipo de flor, mas na verdade é um termo amplo para muitos tipos diferentes de flores que são nativas da Europa e da América do Norte. Taraxacum é o grande gênero ao qual a planta dente de leão pertence. Elas são plantas herbáceas e perenes que crescem muito bem em climas temperados. Além disso, também se reproduzem de forma rápida e eficaz. Por isso é possível cultivar muitos dentes de leão ao mesmo tempo. No entanto, por essa causa, muitas pessoas olham para os dentes de leão como ervas daninhas.

Apesar dos benefícios para a saúde dos dentes de leão, eles são tradicionalmente mais populares como plantas ornamentais do que como remédios. Isso porque suas flores amareladas e bonitas são frequentemente vistas em jardins e parques.

O que significa dente de leão?

Dente de leão é na verdade derivado de uma frase francesa antiga, dent de lion, que significava dente de leão, por causa da forma das folhas da planta. Na verdade, esses tipos de folhas são chamados de “folhas dentadas”. Felizmente, isso não impediu as pessoas de cultivar e consumir dentes de leão por séculos, graças a seus benefícios para a saúde e sabor único.

Informação nutricional do dente de leão

Informação nutricional do dente de leão

Dentes de leão são realmente cheios de nutrientes, com quase todas as partes sendo benéficas para os seres humanos de alguma forma. Através de seu consumo é possível obter vitaminas do complexo B, minerais, sódio orgânico e até mesmo alguma vitamina D. Essa planta é uma fonte muito rica de beta-caroteno que convertemos em vitamina A. Além disso, também é rica em vitamina C, fibras, potássio, ferro, cálcio, magnésio, zinco e fósforo. O dente de leão também contém proteínas, mais do que espinafre. Ele foi comido por milhares de anos como alimento e como remédio para tratar anemia, escorbuto, problemas de pele, distúrbios sanguíneos e depressão.

Ingredientes ativos

As raízes dos dentes de leão são particularmente potentes e têm sido usadas em muitas culturas diferentes, incluindo a China, há milhares de anos. Essas mesmas raízes contêm um carboidrato complexo chamado inulina. A inulina ajuda a promover a saúde óssea, melhorando a resiliência e diminuindo a erosão. Isso foi confirmado em um artigo publicado em “Nutrition Research” em dezembro de 2009.

O dente de leão também contém compostos chamados lactonas sesquiterpênicas, que funcionam para ajudar a limpar as toxinas do corpo. Um artigo escrito na revista “Acta Biologica Hungarica” ​​de junho de 2010 discute sobre as lactonas sesquiterpênicas e seus efeitos no fígado. Segundo o estudo, essas substâncias têm um efeito protetor contra a hepatotoxicidade, ou toxicidade hepática.

Dente de leão propriedades

O dente de leão é uma planta valiosa com importantes usos medicinais e incríveis propriedades saudáveis, tais como:

  • – Anti-inflamatória
  • – Diurética
  • – Estimulante do apetite
  • – Desintoxicante
  • – Antioxidante

Dente de leão para que serve?

É possível consumir todas as partes de um dente de leão. Curiosamente, todas as partes dessa planta são usadas para vários benefícios à saúde e tratamentos alternativos. Você pode fazer chá com suas folhas, caule e raiz. Além disso, as folhas frescas de de dente de leão podem ser utilizadas para complementar saladas.

De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, raízes de dente de leão e suas folhas têm sido usadas ao longo dos séculos para tratar uma variedade de doenças. Elas foram usadas ​​na medicina tradicional para tratar problemas no fígado. Os europeus usaram as plantas para tratar febre, furúnculos, diarreia, diabetes e problemas oculares. Essas plantas também foram usadas para tratar doenças renais, problemas de pele, azia e inchaço. Na China, as plantas têm sido usadas para tratar a apendicite e ajudar as mães que amamentam com o fluxo de leite. Hoje, as folhas da planta são usadas principalmente como diurético.

As folhas verdes do dente de leão devem ser tratadas como qualquer outro vegetal verde folhoso, como espinafre, acelga ou couve. Você pode usá-las como um reforço de salada, para adicionar alguns nutrientes exclusivos à refeição. Também pode colocá-las em sanduíches no lugar de alface, pois é mais nutritiva.

Chá de dente de leão para que serve?

O chá de dente de leão serve para várias coisas, incluindo a sua capacidade de desintoxicar o corpo e melhorar a saúde do fígado. Mas também ajuda a estimular a micção, promover a perda de peso e estimular o sistema imunológico. Além disso, também é bom para a saúde feminina, pois ajudam a equilibrar os hormônios. Seu consumo também proporciona uma dose saudável de minerais, antioxidantes e vitaminas. A flor dente de leão também pode ajudar os diabéticos a controlar o açúcar no sangue.

Chá de dente de leão benefícios

Chá de dente de leão benefícios

Bom para os rins

Na medicina tradicional, as folhas de dente de leão são frequentemente usadas para promover a formação de urina e para apoiar a saúde dos rins. Pesquisas sugerem que as folhas contêm compostos diuréticos que aumentam a quantidade de urina produzida pelos rins.

Um estudo clínico publicado na edição de agosto de 2009 do “Jornal de Medicina Alternativa e Complementar” testou esse efeito. Nele, foi dado extrato de folha de dente de leão a 17 indivíduos saudáveis que consumiram várias doses por 24 horas. O resultado foi um aumento da frequência de micção durante as cinco horas após a primeira dose e aumento do volume de urina pela segunda dose. No entanto, o componente exato do dente de leão responsável por este efeito permanece não identificado.

Propriedades anticâncer

Pesquisas resumidas no site do Cancer Center sugerem que os compostos presentes nas folhas de dente de leão têm propriedades anticâncer significativas. Isso pelo menos em um ambiente de laboratório. Foi o resultado de um estudo publicado na edição de novembro de 2002 do “Biological and Pharmacological Bulletin”. Nesse estudo, descobriu-se que um composto chamado ácido taraxínico no dente parou o crescimento de células de leucemia. Além disso, fez com que elas se transformassem em um tipo de célula não cancerosa.

Outro estudo publicado na edição de janeiro de 2004 da “Life Sciences” descobriu também esse benefício de outra maneira. Nesse caso, o extrato de dente de leão fazia com que as células de câncer de fígado diminuíssem sua própria sobrevivência. Esses dois estudos são bastantes otimistas, mas ainda precisam ser explorados em ensaios clínicos com seres humanos.

Ações antioxidantes

O dente de leão também contem vários compostos antioxidantes, como a luteolina, ácido cafeico e ácido clorogênico. Essas substâncias ajudam o corpo a se livrar de radicais livres potencialmente nocivos. Os radicais livres se formam como subprodutos da digestão, em sua pele quando você está sob a luz do sol ou se está exposto a toxinas, por exemplo. Com o tempo, eles podem danificar as membranas celulares e o DNA, aumentando o risco de câncer e outros distúrbios.

Um estudo publicado em 2012 no “Journal of Medicinal Food” descobriu que os animais alimentados com extrato de folhas de dente de leão foram protegidos de danos no fígado. Os pesquisadores atribuíram esse efeito às propriedades antioxidantes do dente de leão. Mais pesquisas sobre esse potencial benefício dos compostos de dente de leão ainda são necessárias, mas esses resultados são promissores.

Ajuda na digestão

A raiz de dente de leão atua como um laxante e pode ajudar na digestão, diz a Universidade de Maryland Medical Center. Além disso, são usadas para melhorar problemas de estômago como flatulência e constipação. Alguns estudos com animais sugerem que a planta pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol e triglicérides. No entanto, assim como outros estudos, ainda faltam pesquisas com humanos para confirmar esses benefícios.

Desintoxicante

Essa planta também é recomendada para desintoxicar o fígado e vesícula biliar, mas há poucos estudos que evidenciam este efeito. Na verdade, seus órgãos realizam a desintoxicação para você de forma rotineira. Mas, por vezes, você pode tomar algo que o ajude nessa tarefa.

Bom para o fígado

O dente de leão ajuda a desintoxicar o fígado e promover o aumento da produção de bílis, revela o livro “Encyclopedia of Herbal Medicine”. Além disso, na medicina popular de muitos países, o dente de leão é usado como tônico hepático para estimular um fígado. Além disso, a raiz de dente de leão pode aliviar dores de cabeça e tratar distúrbios da pele, furúnculos e outras doenças relacionadas à disfunção do fígado.

Como o dente de leão ajuda a limpar o fígado e a vesícula biliar, acredita-se que seja importante para a remoção de toxinas. Muitas dessas toxinas são depositadas no fígado a partir de drogas farmacêuticas. Há alguma indicação de que a raiz da planta pode aumentar a produção de bactérias naturais e saudáveis ​​do trato gastrointestinal.

Controla a diabetes

Estudos recentes em animais mostram que o dente de leão ajuda a regular os níveis de açúcar e insulina no sangue. A maior parte disso é feita através da sua capacidade de controlar os níveis lipídicos.

O sumo de dente de leão pode ajudar os diabéticos por estimular a produção de insulina do pâncreas. Desse modo, mantém o açúcar no sangue num nível baixo. Além disso, por ser diurético, ele aumenta a micção em pacientes diabéticos. Isso ajuda a remover o excesso de açúcar do corpo.

Os diabéticos também são propensos a problemas renais. Portanto, as propriedades diuréticas do extrato de dente de leão podem ajudar a remover a deposição de açúcar nos rins por meio do aumento da micção. Além disso, o suco de dente de leão é ligeiramente amargo. Isso, efetivamente reduz o nível de açúcar no sangue, como fazem todas as substâncias amargas. Ter consistentemente menor açúcar no sangue e uma liberação regulada de insulina evita picos perigosos. Sendo assim, os extratos de dente de leão podem ser uma solução perfeita para diabéticos.

Cuida da pele

A seiva de dente de leão, também conhecida como leite de dente de leão, é útil no tratamento de doenças de pele. Essa seiva, é usada para problemas de pele causados por infecções microbianas e fúngicas. Este tratamento deriva do fato de que a seiva é altamente alcalina e possui propriedades germicidas, inseticidas e fungicidas.

No entanto, você deve ter cuidado ao usar esta seiva e evitar qualquer contato com os olhos. Esta seiva também pode ser usada em coceiras, micose, eczema e outras doenças da pele. Além disso, não apresenta o risco de efeitos colaterais ou distúrbios hormonais comumente causados ​​por tratamentos farmacêuticos da pele.

Previne a acne

O suco de dente de leão é um bom desintoxicante, diurético, estimulante e antioxidante. Estas quatro propriedades tornam um ótimo tratamento para acne. Antes de sabermos como tratar a acne, devemos saber o que a causa. A acne surge tipicamente durante a adolescência, quando o corpo sofre muitas mudanças fisiológicas e hormonais. A inundação de novos hormônios que provocam as mudanças no corpo deve ser regulada. Mas se eles não permanecerem em uma proporção saudável, tendem a depositar substâncias um pouco tóxicas no corpo. Essas toxinas tendem a sair junto com o suor através das glândulas sudoríparas ou glândulas sebáceas na pele, às vezes resultando em acne.

O suco de dente de leão, sendo um estimulante, diurético e desintoxicante por natureza, pode ajudar a regular a secreção adequada dos hormônios. Além disso, pode aumentar a transpiração e aumentar os poros. Todos esses fatores ajudam a facilitar a remoção de toxinas através do suor e da urina. A seiva desta planta também pode ser aplicada externamente em áreas com acne. Isso pode inibir a infecção microbiana e reduzir os sinais de acne. Além disso, pode acelerar a cicatrização devido ao seu teor de vitamina C. Deste modo, as cicatrizes e a inflamação que tradicionalmente seguem o tratamento da acne serão menos perceptíveis.

dente de leão

Trata a icterícia

A icterícia é primariamente um distúrbio do fígado no qual o órgão começa a produzir excesso de bile, que finalmente entra na corrente sanguínea e causa estragos no metabolismo do corpo. O excesso de bile também é refletido na cor da pele e dos olhos, que tipicamente desenvolve uma tonalidade amarelada. O tratamento da icterícia inclui três etapas principais. Primeiro, você precisa reduzir a produção de bílis. Em segundo lugar, você deve remover o excesso de bile do corpo e, em terceiro lugar, você tem que lutar contra a infecção viral subjacente.

Suplementos de dente de leão são muito úteis em todas essas etapas. Eles promovem a saúde do fígado e regulam a produção de bile. Sendo de natureza diurética, como dito, também promovem a micção, onde o excesso de bile pode ser eliminado. Finalmente, como antioxidante e desinfetante devido à presença de vitamina C e luteolina, essa planta também combate infecções virais.

Previne a prisão de ventre

Os altos níveis de fibra dietética fazem do dente de leão uma ajuda benéfica para a digestão e boa saúde intestinal. A fibra dietética estimula os movimentos saudáveis ​​do intestino, adicionando volume às fezes e também reduz as chances de constipação e diarreia. Também regula os movimentos intestinais, o que pode prevenir problemas gastrointestinais graves.

Ajuda no controle da pressão alta

Como é diurético, o dente de leão aumenta a micção, reduzindo a pressão arterial. A fibra e o potássio no dente de leão também ajudam a regular a pressão sanguínea.

Reduz o colesterol

Estudos em animais mostraram como o dente de leão diminui e controla os níveis de colesterol, ao mesmo tempo em que melhora as taxas de colesterol aumentando o HDL.

Cuida da vesícula biliar

O dente de leão aumenta a produção de bílis e reduz a inflamação para ajudar nos problemas e bloqueios da vesícula biliar.

Combate a inflamação

Essa planta contém ácidos graxos essenciais, antioxidantes e fitonutrientes que reduzem a inflamação em todo o corpo. Isso pode aliviar a dor e o inchaço.

Fortalece o sistema imunológico

Estudos também mostram que o dente de leão estimula a função imunológica, ajudando no combate de micróbios e fungos.

Melhora a saúde óssea

O dente de leão é rio em cálcio, que é essencial para o crescimento e a força dos ossos. Também é rico em antioxidantes como a vitamina C e a luteolina, que protegem os ossos de danos relacionados à idade. Esse comprometimento inevitável é muitas vezes devido a radicais livres. É também frequentemente visto como fragilidade óssea, fraqueza e diminuição da densidade.

Flores comestíveis

A flor de dente de leão é comestível e tem um sabor agridoce. Você pode usar as flores para fazer chá ou comê-las como elas são. No entanto, consuma apenas as partes amarelas, porque as sépalas verdes em sua base, têm um sabor amargo.

É recomendado adicionar as flores às saladas, mas você também pode refogar, cozinhar ou adicioná-las à receitas assadas. As flores de dente de leão têm propriedades antioxidantes e contêm vitaminas A, B e C, juntamente com potássio e ferro.

Dente de leão emagrece?

A nossa urina consiste em até 4% de gordura, por isso, quanto mais urinarmos, mais água e gorduras se perdem do corpo. O dentes de leão, sendo diurético por natureza, promovem a micção e, portanto, ajuda a perder o temido “peso da água” sem causar efeitos colaterais. Além disso, contém poucas calorias, como a maioria dos verdes folhosos, mas promove uma enorme quantidade de nutrientes benéficos.

Chá de dente de leão efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do dente de leão podem incluir os seguintes:

Chá de dente de leão efeitos colaterais

Reação alérgica

Algumas pessoas são alérgicas ao dente de leão e podem desenvolver inflamação da pele e coceira ao tocar nesta planta. Além disso, seu chá pode causar feridas na boca. Se você é alérgico a camomila, crisântemos, margaridas, calêndula, erva ou girassol, você não deve beber chá de dente de leão. Qualquer pessoa alérgica a iodo ou látex também deve evitar preparações de dente de leão. Uma alergia ao dente de leão, como com muitas outras ervas, pode levar a uma reação anafilática perigosa.

Efeitos gastrointestinais

essa planta pode causar efeitos gastrointestinais desagradáveis, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA. Algumas pessoas podem experimentar aumento do ácido estomacal e azia, dor de estômago e diarreia ao tomar dente de leão. Evite beber chá de dente de leão se precisar tomar antiácidos ou outros medicamentos para diminuir o ácido estomacal.

Interações medicamentosas

Como o dente de leão interage com algumas drogas, recomenda-se consultar seu médico antes de usar preparações dessa planta se você tomar algum medicamento prescrito. Os efeitos diuréticos do dente de leão, por exemplo, podem levar ao aumento da excreção de certos medicamentos. Pesquisas com animais indicam que o dente de leão pode piorar os efeitos colaterais do lítio, que é usado para tratar o transtorno bipolar. Uma espécie de dente de leão, Taraxacum mongolicum, ou dente de leão chinês, pode reduzir a absorção de antibióticos de quinolona. Exemplos desse antibióticos incluem a ciprofloxacina e a levofloxacina, por exemplo. O dente comum, poderia ter o mesmo efeito.

Baixo teor de açúcar no sangue

Pesquisas com animais mostram resultados mistos sobre se o dente de leão diminui o açúcar no sangue. Portanto, as pessoas propensas a níveis baixos de açúcar no sangue devem ser cautelosos quanto a tomar o dente de leão. Além disso, deve ficar atentas também qualquer pessoa que esteja tomando medicamentos ou remédios à base de ervas que reduzam o açúcar no sangue.

Aumento do sangramento

A folha de dente de leão contém cumarinas, substâncias químicas que aumentam o risco de sangramento. O chá de dente de leão pode aumentar o sangramento quando tomado com outras substâncias com efeitos semelhantes. Alguns exemplos incluem aspirina, anti-inflamatórios não-esteroides, como o ibuprofeno. Também evite, juntamente, com anticoagulantes, como a varfarina e a heparina. Drogas antiplaquetárias, como o clopidogrel, também não devem ser tomadas em conjunto com o dente de leão.

Contraindicações do dente de leão

O dente de leão está contraindicado para pacientes com hipertensão descontrolada, esofagite ou hérnia de hiato. Além disso, na gravidez e amamentação, seu uso só deve ser feito sob indicação médica.

Como fazer o chá de dente de leão?

Como fazer o chá de dente de leão?

Para fazer chá, despeje 250 ml de água quente em cerca de 1 colher de chá de folhas e raízes secas. Deixe em infusão por cinco a 10 minutos antes de coar e beber.

O chá de dente de leão é geralmente considerado seguro para beber até três vezes ao dia. Mas evite-o se tiver uma reação alérgica na pele ao entrar em contato com as plantas de dente de leão. A bebida pode ter um sabor levemente amargo e pode necessitar de um adoçante como o mel.

Você pode encontrar de dente de leão como chá seco ou em saquinhos de chá no supermercado. As folhas de dente de leão secas ou frescas adequadas para o chá também estão disponíveis em algumas lojas de produtos naturais.

Avisos

Nunca colha plantas de dente de leão de um parque ou gramado de bairro desconhecido. Isso não é seguro, já que o risco dos mesmos estarem contaminados por pesticidas é grande.

Se mesmo assim você preferir colher os dentes de leão em uma área aberta, tenha certeza de escolher um lugar que você saiba que não foi utilizado fertilizante e produtos químicos nas plantas.

Conclusão

O dente de leão é ainda uma planta pouco conhecida e consumida. O chá desta planta vem ganhando cada vez mais usuários, devido a seus benefícios. No entanto, como vimos, é possível aproveitar a planta toda para o consumo, ficar apenas no chá é um desperdício.