Propriedades da camomila

Davi Alimentos Saudáveis 19-04-13 Alimentos saudáveis, camomila comentários
propriedades da camomila

Propriedades da camomila

Sem dúvida uma das ervas mais conhecidas e utilizadas pelas pessoas é a camomila. Mas muitas pessoas nem conhecem as propriedades que a camomila tem e utilizam essa erva somente por que seus avós diziam que combate resfriados, etc. Isso acontecia por que a camomila é uma erva com história.

Camomila vem sendo usada há séculos por suas muitas propriedades medicinais. Já na antiga Grécia, Egito e Roma era conhecida e utilizada para tratar uma grande variedade de doenças.

Seu uso tornou-se popular durante a idade média, quando ela era consumida para aliviar várias condições, tais como asma, náusea, problemas nervosos, e problemas de pele.

Atualmente a camomila pode ser encontrada em quase todo o país, uma vez que é uma planta muito resistente que se adapta a praticamente todos os climas e solos.

propriedades da camomila1

Benefícios do consumo de camomila

Uma investigação científica realizada recentemente sobre os benefícios da camomila, esse estudo mostrou que a camomila tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antialérgicas, sedativas, entre outras.

A camomila também tem importantes propriedades digestivas, consumir uma xícara de chá de camomila após as refeições ajuda a melhorar a digestão e a aliviar as dores de estômago, bem como aliviar náuseas que causam vômito. O ideal é o uso de camomila em tratamentos de gastrite ou estômago úlceras.

Graças às suas propriedades antibacterianas e antiinflamatórias, a camomila é usada para tratar todos os tipos de doenças respiratórias e sintomas de resfriado, como a asma e a bronquite, febre alta.

Camomila possui propriedades sedativas significativas, então se você tem problemas para dormir, se você beber uma xícara de chá todas as noites, e seu sono vai ser mais profundo. Esta propriedade relaxante de camomila também é muito eficaz para aliviar as cólicas menstruais.

Como ja foi mencionado, a camomila não é somente usada para tratar condições médicas, mas também para tratamentos de beleza. Geralmente as pessoas que têm uma cor de cabelo castanho claro e desejam ter um cabelo mais claro, utilizam o chá de camomila para enxaguar os cabelos todos os dias, isso clarea os cabelos um pouco, essa dica é feita com mais frequência no verão, pois a combinação dda camomila com a luz solar clarea mais os cabelos.

propriedades da camomila

A camomila também é muito benéfica para a pele, principalmente se for utilizada topicamente. No mercado, existe uma enorme quantidade de cosméticos à base d a camomila, porém você não precisa comprar esses produtos, pois você pode preparar o seu próprio creme ou cataplasma de camomila.

Além de benéfica para a pele, a camomila também ajuda a regenerar os tecidos das mucosas, você pode enxaguar sua boca com um chá sem açucar de camomila para tratar as aftas ou herpes, para uma cicatrização mais rápida.

Formas de consumir a camomila

No mercado farmacológico camomila pode ser encontrada em diferentes formas, como cápsulas, cremes e óleos. No entanto, a maneira mais simples e comum de consumi-la é em chás.

Um chá simples de camomila, você deve colocar uma colher de chá de camomila seca ou um saquinho de chá para cada xícara de água fervente, deixe três minutos e depois coe, beba o chá estando quente ou frio.

Como já mencionado anteriormente, a camomila é uma planta medicinal resistente, e ao mesmo tempo, suas flores são muito bonitas, então você pode cultivá-la em sua própria casa.

Para que a camomila esteja pronta para o consumo, você deve pegar a flor e deixar secar no sol, e depois desfaça o miolo da flor, ela estará pronta para consumo quando estiver bem seca.

Agora que você conhece as propriedades da camomila, compre um vaso se você não tiver um quintal para cultivar a camomila, e comece a desfrutar dos inúmeros benefícios dessa erva muito benéfica.

Este Post te ajudou?
  
  • propriedades antibacteriana da camomila
  • beneficios do cha de camomila do mercado
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: