Principais sintomas da deficiência de ferro em nosso organismo

Rudney Dicas Saúde 27-01-15 anemia, deficiência de ferro, Falta de ferro, ferro comentários

O ferro é um nutriente muito importante para o nosso corpo. A falta deste mineral pode levar a tonturas, fadiga, infecções, anemia, mau desempenho, falta de concentração e muitos outros problemas de saúde.

Em algumas pessoas, a falta de ferro constitui um importante problema de saúde que deve ser tratado com uma dieta especial e mesmo suplementos nutricionais prescritos por um especialista. Mas como é que sabemos se o nosso corpo precisa de uma dose extra de ferro? Tome nota de alguns dos sintomas da deficiência de ferro mais comuns que são um aviso de que algo está errado em nosso corpo.

Cansaço

A fadiga é o mais importante indicador da deficiência de ferro em nosso corpo. O ferro é responsável pelo transporte de oxigênio para as células dos tecidos através do sangue. Portanto, a deficiência de ferro faz com que o corpo precise de mais energia para funcionar corretamente.

Dor de cabeça

A dor de cabeça frequente é usualmente outro sintoma que revela a falta de ferro no corpo. Tal como no caso anterior, o oxigênio não chega ao cérebro, causando à enxaqueca.

Para as mulheres, a menstruação dolorosa ou pesada também pode ser uma indicação de que precisam consumir mais ferro.

Palidez

A palidez do rosto também pode revelar a deficiência de ferro em nosso corpo. Assim como problemas respiratórios, por exemplo, quando sentimos que precisamos de ar.

Pernas inquietas

Especialistas em saúde também nos lembram da síndrome das pernas inquietas que aflige cerca de 15% das pessoas com deficiência de ferro.

Alimentos com mais ferro

Se você tiver algum destes sintomas, talvez seja a hora de equipar sua despensa da cozinha com qualquer um dos seguintes alimentos ricos em ferro:

– Os moluscos são alimentos que contém muito ferro, cerca de 24 mg. de ferro por 100 gramas
– Cereais integrais
– Fígado
– Legumes
– Os vegetais de folhas verdes como espinafre e acelga
– Carne de frango ou de vaca

Mais informações

A falta de ferro em nosso organismo, têm muitos sintomas fáceis de serem identificados, mas para ter certeza de que são realmente originários da carência desse mineral no corpo é preciso consultar um médico e fazer exames que podem revelar a causa exata desses problemas.

Em todo caso, se a deficiência de ferro for constatada, fique alerta, pois pode causar anemia. Se esta for constatada, além das indicações médicas para tratar anemia, você pode recorrer a alguns de nossos artigos que serão de grande ajuda, como por exemplo: frutas que combatem a anemia e remédios caseiros para anemia.

Este Post te ajudou?
  
  • a falta de ferro nota. se em que
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: