Primosiston corta a menstruação? Conheça sua bula e para que serve

Primosiston corta a menstruação? Conheça sua bula e para que serve

Primosiston é um medicamento combinado que contém hormônios femininos que previnem a ovulação (a liberação de um óvulo do ovário). Esta medicação pode ser encontrada na forma de comprimido ou solução injetável.

Primosiston bula

primosiston

Apresentação de Primosiston oral de uso adulto. Laboratório: Bayer.

Cada comprimido de Primosiston contém:

  • – acetato de noretisterona ………………………………. 2 mg
  • – etinilestradiol ………………………………………. 0,01 mg
  • – Excipientes: lactose, amido, povidona, talco e estearato de magnésio

Para que serve primosiston

Primosiston serve para tratar hemorragia uterina disfuncional e para antecipação e retardamento da menstruação. Este medicamento também podem ser usados ​​para fins, conforme indicado por seu médico.

Primosiston é anticoncepcional?

Apesar de ser uma combinação de hormônios femininos (progestina e estrogênio), primosiston não é um anticoncepcional. Sendo assim, mesmo fazendo seu uso, deve-se usar preservativo em todas as atividades sexuais para prevenir uma gravidez.

O uso desta medicação não protege você ou seu parceiro contra doenças sexualmente transmissíveis (como HIV, gonorreia, clamídia, etc).

Primosiston corta a menstruação?

Conforme dito, primosiston tem a capacidade de antecipar ou retardar a menstruação, portanto, pode sim cortar a menstruação. Ele funciona principalmente impedindo a liberação de um óvulo (ovulação) durante seu ciclo menstrual e a produção hormonal. Isso provoca uma modificação do endométrio, que é o revestimento interno do útero de onde provém o sangramento menstrual, e interrompe o sangramento causado pela descamação irregular do endométrio.

Depois de alguns dias de uso deste medicamento e sua pausa, o efeito do mesmo acaba, então ocorre uma descamação induzida com sangramento, que se assimila a uma menstruação.

Como tomar primosiston

Ao indicar esse medicamento para você, seu médico deverá posteriormente, realizar testes e exames clínicos e ginecológico. Também deve ser totalmente descartada uma possível gravidez.

Leia a bula antes de começar a usar este medicamento. Ela contém informações muito importantes sobre quando tomar suas pílulas e o que fazer se perder uma dose. Se você tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Tome este medicamento por via oral, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia. Escolha uma hora do dia que é fácil para você lembrar e tome sua pílula ao mesmo tempo todos os dias. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, sem mastigar, com pequena quantidade de líquido. A forma injetável só deve ser administrada por um profissional de saúde.

Tomar este medicamento após a refeição da noite ou à hora de dormir pode ajudar se você sofre com dor de estômago ou náusea com a medicação. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida.

Primosiston faz mal?

primosiston

Este medicamento geralmente é bem tolerado e tende a não causar efeitos adversos. No entanto, pode sim haver algum sintoma desagradável, principalmente se uma maior dose for usada.

Contraindicações de primosiston

Este medicamento não deve ser usado de forma alguma durante a gravidez, por isso, seu medico deverá prescrever exames e testes para eliminar qualquer suspeita antes de indicar o primosiston para você. Além disso, o fármaco está contraindicado em casos de história de herpes durante gravidez anterior e hipersensibilidade aos componentes do mesmo.

Primosiston efeitos colaterais

Podem ocorrer os seguintes efeitos colaterais:

  • – Náuseas
  • – Vômitos
  • – Dor de estômago
  • – Dor de cabeça
  • – Inchaço
  • – Sensibilidade das mamas
  • – Inchaço dos tornozelos ou pés (retenção de líquidos)

Informe imediatamente o seu médico se tiver algum efeito colateral grave, incluindo:

  • – Alterações mentais ou de humor (como depressão)
  • – Dor estomacal
  • – Alterações incomuns no sangramento vaginal (como manchas contínuas, sangrento súbito, períodos perdidos)
  • – Urina escura
  • – Olhos ou pele amarelados

Uma reação alérgica muito grave a esta droga é rara. No entanto, obtenha assistência médica imediatamente se detectar quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, coceira ou inchaço (especialmente do rosto, língua e garganta), tonturas severas, dificuldade em respirar.

Podem ocorrer sangramentos vaginais entre períodos ou períodos perdidos/irregulares. Se algum desses efeitos persistir ou piorar, informe o seu médico ou farmacêutico prontamente.

Lembre-se de que seu médico prescreveu este medicamento porque ele ou ela julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas utilizam esta medicação que não tem efeitos secundários graves.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Se você notar outros efeitos não mencionados acima, entre em contato com seu médico ou farmacêutico.

Primosiston engorda?

Este medicamento não tende a provocar o aumento de peso. Mas se isso ocorrer, procure um médico para saber sua causa e identificar se está mesmo relacionada ao uso de primosiston. É importante destacar que nunca se deve parar com a medicação antes do recomendado, sem a orientação de um médico.

Primosiston aborta?

Primosiston pode sim causar o aborto, por isso, nunca deve ser tomado durante uma gravidez. Há também o risco de malformações no feto.

Precauções e avisos

primosiston

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a algum componente do mesmo ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar primosiston, informe o seu médico ou farmacêutico sobre o seu histórico médico, especialmente de: diabetes, história médica familiar de angioedema, graves dores de cabeça ou enxaquecas, história de olhos ou pele amarelados (icterícia), doença renal, problemas no fígado doença e sangramento vaginal inexplicável.

Se você tem diabetes, este medicamento pode afetar o açúcar no sangue. Verifique o seu açúcar no sangue regularmente conforme indicado e compartilhe os resultados com o seu médico. Informe seu médico imediatamente se você tiver sintomas de alto nível de açúcar no sangue, como aumento da sede ou micção. Seu médico pode precisar ajustar sua medicação para diabetes, seu programa de exercícios ou sua dieta.

Informe o seu médico se você fará uma cirurgia. Você pode precisar parar esta medicação por um tempo ou tomar precauções especiais.

Este medicamento pode passar para o leite materno e pode ter efeitos indesejáveis ​​em um lactente. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Primosiston preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 7 a 10 reais.

Conclusão

Primosiston é um medicamento indicado para mulheres tratarem hemorragia uterina e certos distúrbios da menstruação. Antes de tomar este medicamento, deve-se descartar a ocorrência de uma possível gravidez, pois há o risco de aborto, além disso, você não deve parar com a medicação sem aconselhamento de um médico.

Este artigo te ajudou?
  • +6 curtiram
  • -3 não curtiram