Potássio: um importante aliado para prevenção do AVC

Rudney Dicas Saúde 27-02-15 alimentação saudavel, Dicas Saúde, potássio comentários

De acordo com um estudo feito por especialistas do centro de Albert Einstein College of Medicine, nos Estados Unidos, o potássio é muito importante para evitar o risco de acidente vascular cerebral ou Ictus. Hoje vamos explicar alguns fatos desta pesquisa, que recomenda-nos consumir mais frutas e vegetais pelo seu alto teor de potássio.

Alimentação de mulheres pós-menopáusicas

Se você costuma acessar nosso site sabe a importância de uma dieta rica em frutas e legumes. Alguns benefícios que devemos também adicionar os resultados de uma pesquisa realizada pelo Albert Einstein College of Medicine. Para este estudo, os pesquisadores contaram com a participação de 90.137 mulheres na pós-menopausa, com idade entre 50 a 79 anos, durante 11 anos, onde os pesquisadores analisaram suas dietas para descobrir o quanto de potássio consumiam diariamente.

Longos anos de estudo que permitiram que os cientistas deste centro americano descobrissem a importância do potássio para prevenir o AVC. Os números falam por si mesmos. As mulheres que consumiam maiores quantidades de potássio tinham entre 12 e 16% menos chance de sofrer uma lesão cerebrovascular, do que as participantes que não consumiam tanto deste mineral.

Alimentos ricos em potássio

A investigação apoia a recomendação da Organização Mundial da Saúde, que aconselha ingerir diariamente 3.510 mg de potássio.

Quais os alimentos têm potássio? Frutas como kiwi, banana, quase todas os frutos secos, laticínios, cereais, peixes como salmão, vegetais verdes, tomate e também algumas carnes vermelhas.

Finalmente, os especialistas deste estudo nos lembram que algumas pessoas têm excesso de potássio no sangue, por isso, não devem devem levar esta alimentação ao extremo. Além disso, a investigação é dirigida principalmente para as mulheres na pós-menopausa.

Mais informações

Apesar deste estudo ser feito levando-se em consideração as mulheres na pós-menopausa, uma alimentação rica em potássio pode ajudar tanto homens como mulheres em qualquer idade para prevenirem problemas cerebrovasculares.

Para mais informações, reveja o nosso artigo sobre alimentos ricos em potássio e veja outras fontes saudáveis desse mineral.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: