Por que o seu corpo precisa de vitamina D?

Rudney Destaque, Dicas Saúde 24-10-14 alimentos vitamina D, deficiência de vitamina D, vitamina D comentários

Ao ajudar a absorção de cálcio, a vitamina D é essencial para a formação e fortalecimento dos ossos. Por isso, a sua deficiência pode causar ou contribuir para a osteoporose, e mesmo para o raquitismo nas crianças, uma doença terrível que é caracterizada por um enfraquecimento dos ossos e deformidades ósseas.

De acordo com estudos recentes, acredita-se que a vitamina D também serve como um elemento para a prevenção e tratamento de outras doenças tais como a diabetes, a hipertensão e esclerose múltipla. O corpo humano produz vitamina D em resposta à luz solar, por isso, às vezes, se referem a ela como “a vitamina do sol”. Alguns alimentos também são ricos nessa vitamina, como peixes oleosos, ostras e produtos lácteos, como queijo, manteiga e leite.

Causas e consequências da deficiência de vitamina D

Se por qualquer motivo, seja por alergias ou por área geográfica onde você mora, você não se expõe bastante ao sol, as características do seu tipo de pele reduzem a sua capacidade de produzir vitamina D, e você estará mais propenso a ter deficiência deste nutriente. Outros fatores incluem o tipo de dieta (principalmente vegetariana), o que impede a utilização, por exemplo, de produtos lácteos, peixe, gema de ovo e fígado bovino. Além disso, algumas dificuldades físicas, tais como a obesidade ou doença renal ou problemas digestivos podem ser a causa.

Se suspeitar que você pode estar em risco, é importante conhecer bem os sintomas de deficiência de vitamina D para que você possa tomar medidas em tempo, e não se esqueça de consultar o seu médico que irá orientá-lo e indicar a necessidade de tomar um suplemento para garantir a dose diária recomendada.

Sintomas de deficiência de vitamina D

– Entre os sintomas moderados estão perda de peso, problemas de visão, perda de apetite, insônia, queimação na boca e garganta.

– Quando a deficiência de vitamina D é mais grave, pode haver sintomas como depressão, fadiga, dores musculares, imunodeficiência e ossos frágeis.

– Outro sintoma são os problemas dentários, porque os dentes recebem menos cálcio.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: