Por que o nosso corpo produz suor?

Mateus Dicas Saúde 22-11-13 suar, transpirar comentários

Por que o nosso corpo produz suor?

O suor é um fluido corporal segregado pelas glândulas sudoríparas e são expelidos através da pele. Ele é composto por água, sal, sais minerais, substâncias orgânicas, lactato e ureia.
O suor ou melhor, a transpiração é um mecanismo natural do corpo para regular a temperatura do corpo, uma vez que se evapora da pele reduz a temperatura. No entanto, uma outra função do suor é a eliminar toxinas.

Na maioria das vezes suar preferencialmente ocorre nas axilas, os pés e as mãos, mas pode ser estendida a toda a superfície da pele, especialmente em ambientes de altas temperaturas ou o exercício vigoroso, resultando num aumento a temperatura do corpo. Neste último caso, podem secretar até dois litros de suor, ou o dobro se o exercício é realizado em um ambiente quente.

Outros fatores que podem desencadear a transpiração são ansiedade, medo, excitação, alimentos condimentados, álcool e cafeína ou algumas drogas.

No entanto, o suor ou transpiração pode também ser um sintoma de que algumas doenças, tais como aquelas presentes em febre, ou aqueles que são acompanhados por outros sintomas, tais como falta de ar, taquicardia, dor no peito, etc.

Nestes casos, você deve consultar com seu médico para estabelecer o diagnóstico e o tratamento correspondente a cada tipo de afeição.

O cheiro do suor

O suor em geral é inodoro, exceto o que ocorre nas axilas e região pubiana, onde um número de glândulas sudoríparas especiais que secretam o suor com um número de ácidos graxos e proteínas que fermentam pela ação das bactérias na pele. O suor dos pés não tem cheiros. Neste caso, o cheiro é devido ao acúmulo e fermentação de resíduos nos sapatos e as bactérias que estão em seus pés.

Hiperidrose

Há uma doença que é caracterizada por uma produção excessiva e constante de suor e é conhecida como hiperidrose. É um distúrbio que afeta a qualidade de vida e até mesmo a auto-estima do doente, e que a transpiração não depende da temperatura ambiente e outros fatores.
Em alguns casos, a causa pode ser a existência de uma doença anterior (hiperidrose secundária), mas a verdade é que 1% da população tem hiperidrose primária, o que significa que ocorre sem qualquer outra causa associada.

Este Post te ajudou?
  
  • porque o corpo produz suor
  • porque nosso corpo produz suor com sal?
  • o que é suor e porque o produzimos
  • como nosso corpo produz suor?
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: