Por que deveríamos consumir mais farinha de coco?

Davi Alimentos Saudáveis 16-01-15 benefícios da farinha de coco, farelo de coco, farinha de coco comentários

Por que deveríamos consumir mais farinha de coco-1

A farinha de coco possui todas as fibras da polpa do coco, mas a sua quantidade de ácido graxo é menor comparado com o azeite de coco ou a manteiga de coco.

Hoje nós vamos falar um pouco mais sobre a farinha de coco, quais são os benefícios que elas trazem para a saúde e quais propriedades ela tem.

Propriedades nutricionais

Como não contém glúten nem colesterol, as pessoas com intolerância ou sensíveis pode consumir. Para os vegetarianos também é uma ótima opção, pois contém 20% de proteína e todos os 8 aminoácidos essenciais. A farinha de coco tem um índice glicêmico muito baixo: 35.

É pobre em açúcares simples (14% frente a 70% de outras farinhas), portanto, é ideal que cuidam da taxa glicêmica no sangue (diabetes) e para aqueles que querem perder peso.

Ela é extremamente rica em fibras, podemos encontrar entre de 45 a 60 gramas de fibras a cada 100 gramas de farinha. Devemos destacar que, a farinha de coco contém mais fibra do que farelo de trigo, feijão, chia, grãos de linhaça, farelo de aveia, ou ameixas.

Graças a essa característica, a farinha de coco ajuda o trânsito intestinal, desempenhando um papel muito importante, que tem como objetivo reduzir o colesterol e prolongar a sensação de saciedade.

A farinha de coco não contém ácido fítico, uma substância encontrada nas farinhas de cereais, que dificulta a absorção de minerais presentes nas farinhas.

Os oligoelementos

Ela é rica em selênio, um oligoelemento interessante por seu poder antioxidante. 10 gramas de farinha de coco proporciona 21% da quantidade diária recomendada para um adulto.

O manganês que a farinha de coco contém desempenha um papel importante em muitos nutrientes, especificamente, as vitaminas B8, C e B1 têm um grande poder antioxidante, combatendo assim os radicais livres.

A farinha de coco contém ácido láurico, que é um ácido gordo saturado muito particular.

Também contém ferro em pequenas quantidades. Este elemento de rastreio não pode ser sintetizado pelo organismo, a alimentação deve por tanto, satisfazer as necessidades de ferro. Uma fonte de vitamina C pode aumentar a absorção de ferro pelo organismo.

Como nós tivemos a chance de ver, a farinha de coco é algo muito saudável, e que deve ser consumida regularmente. Ela possui muitos nutrientes e desempenha papéis importantíssimos no nosso organismo.

Se você é uma das muitas pessoas que querem fazer a farinha em casa, então aprenda agora a prepará-la.

Como preparar a farinha de coco

Primeiramente você vai precisar de 1 coco maduro e de 1 litro de água fervente.

Preparação

Faça um buraco no coco para retirar toda a sua água. Basta usar um saca rolha e furar um dos “olhos” do coco. Você pode usar também um prego limpo e um martelo. Depois de remover o líquido, você vai ter que quebrar o coco. Para isso, basta enrolar o coco em uma toalha limpa e então bata nele com um martelo com o máximo de força possível, lembre-se de colocar o coco em uma superfície bem dura.

Agora você vai precisar remover a polpa do coco com uma faça, e depois de remover a polpa você vai ter que tirar a pele escura que fica na parte de trás da polpa do coco.

Coloque a água fervendo em um liquidificador, coloque a polpa do coco e bata na velocidade máxima por 5 minutos, e depois deixe esfriar um pouco.

Agora você vai ter que drenar o leite de coco, coloque a polpa em um pano limpo e fibroso e então aperte o tecido do pano, para que drene completamente. Então coloque em uma tigela as fibras que sobraram no coco, pois somente isso será usado para fazer a farinha.

Preaqueça o forno a cerca de 95 graus e vá preparando uma assadeira colocando uma folha de papel manteiga sobre ela, se não tiver papel manteiga, então coloque manteiga ou margarina na forma, para que não grude. Após isso você deve colocar as fibras do coco na assadeira e espalhe muito bem e então deixe assar por 45 minutos.

Por último, coloque as fibras secas de coco em um liquidificador e bata até que vire um pó bem fino.

Guarde a farinha em um recipiente hermético, livre de umidade.

Este Post te ajudou?
  
  • quais as vitaminas emcontradas na farinha de cocô
  • farinha de coco com veia. informacao nutricional
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: