Por que as pessoas mais velhas dormem mal?

Rudney Destaque, Dicas Saúde 03-09-14 idosos dormem mal, Por que pessoas velhas dormem mal? comentários

O envelhecimento tem um preço, tanto físico como psicológico. Certamente você já ouviu muitas pessoas mais velhas reclamando que por vezes que dormem mal. Mas por que isso?

Os cientistas têm a resposta, no chamado “switch sono” (o interruptor do sono), que está em nosso cérebro e perde alguns de seus neurônios.

O que é o “switch sono”

Antes de continuar, devemos saber o que esse “interruptor de sono”. Este é o nome que os cientistas usam para se referir a um grupo de neurônios inibitórios do hipotálamo, que funcionam exatamente assim: como um interruptor de sono. Essas células nervosas desligam os sistemas de excitação do cérebro, permitindo-nos dormir. Uma descoberta que tornou-se possível através da análise do comportamento de um grupo de ratos.

Além disso, os cientistas descobriram também que a perda de neurônios reduzia o número de horas de sono nestes animais. Descobertas que também se aplicam aos seres humanos.

A explicação científica

Agora, o que acontece quando envelhecemos? Novos estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Harvard, confirmaram as suspeitas de que distúrbios do sono relacionados à idade também se originam a partir deste “interruptor de sono”.

Para chegar a estas conclusões, especialistas universitários analisaram um grupo de 1.000 participantes desde 1997, quando então tinham 65 anos até sua morte. Os dados do estudo foram obtidos através de dispositivos que controlavam cada movimento e permitiam gravar a quantidade e a qualidade do sono.

Os resultados confirmaram as suspeitas dos cientistas. Quanto menor o número de neurônios nesta parte do nosso cérebro, mais fragmentado é o sono.

A pesquisa confirma o desconforto experimentado por muitas pessoas mais velhas. De fato, estima-se que uma pessoa de 70 anos dorme uma hora a menos que uma de 20 anos.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: