Por que a cafeína nos mantém acordados e focados?

Mateus Alimentos Saudáveis 15-09-14 Cafeina, cafeína nos mantém acordados e focados comentários

Por que a cafeína nos mantém acordados e focados?

Que o café e o chá são as bebidas mais populares em todo o mundo é algo que tem a ver não só com o seu sabor agradável, mas com a sua capacidade para se manter acordado, alerta e focado. Mas por que a cafeína nos mantém acordados e focados? Que é o que acontece no nosso cérebro quando bebemos chá, café ou qualquer outra bebida que contém cafeína?

Combate a adenosina

Nosso corpo usa uma substância química chamada adenosina para regular nosso ciclo diário. Como o tempo passa e que o dia avança, a adenosina se acumula no cérebro, o que nos faz sentir mais cansado. Ao dormir, que “libertou”, e assim todos os dias.

Curiosamente, a cafeína tem uma estrutura molecular semelhante à adenosina. Assim, quando bebemos café e cafeína atinge o cérebro, bloqueando os receptores de adenosina, impedindo que ele se acumula, adiando, assim a sensação de cansaço.

Até aí, tudo ótimo. O que acontece é que, devido à ingestão prolongada de bebidas com cafeína, seu cérebro responde criando mais receptores de adenosina. Isso explica por que necessitamos de mais e mais cafés para não descansar no escritório no período da tarde, ou uma vez que não bebemos o café, nos sentimos mais cansado do que o habitual, e agora tem mais receptores de adenosina no qual se acumula.

Por que a cafeína nos mantém acordados e focados?

Uma de adrenalina e outra de dopamina, por favor

Bloqueiam os receptores de adenosina não é tudo que ele faz a cafeína em nosso corpo, e também estimula a liberação de adrenalina, o que aumenta a freqüência cardíaca, tensão e até mesmo abrir nossos vias aéreas.

A cafeína também afeta os níveis de dopamina, impedindo a sua reabsorção no cérebro, e que nos faz feliz, literalmente. No entanto, enquanto este aumento é a dopamina, que faz com que a cafeína moderadamente viciante. Na realidade, os seus efeitos são geralmente semelhantes aos da cocaína, apenas num grau significativamente menor.

Mas você pode beber muita cafeína?

Como tudo na vida, e como muito como pouco cansado, e se você pode beber muita água, há também uma dose letal de cafeína, cerca de 150 mg por quilograma de quem ingerida. Tendo em conta que uma xícara de café contém cerca de 150mg de cafeína, que deve beber-se o nosso peso em xícaras de café para chegar a esse montante.

Uma pessoa média pesando 70 kg teria de beber 70 xícaras de café por intoxicação, que é tecnicamente impossível, pois não é muito líquido no nosso estômago. Com bebidas, como chá ou refrigerantes com cafeína seria ainda mais complicado.

Por que a cafeína nos mantém acordados e focados?

Além disso, você beberia todas de uma vez, já que a cafeína tem uma meia-vida de cerca de três horas, o que faz com que a concentração no organismo é reduzida para metade passado esse tempo, e em uma 5:45 horas. Isso explica por que precisamos de um segundo café à metade da jornada de trabalho.

Mas não podemos morrer de beber muito café não quer dizer que beber muita cafeína não é ruim, temos visto que afeta o coração e pressão arterial, que é viciante e que a ingestão prolongada torna-se menos eficaz, obrigando-se a maior dose, é recomendado de modo consumo moderado.

Este Post te ajudou?
  
  • porque a cafeina nos mantem acordados
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: