Pessoas com bom peso, mas com a barriga saliente tem maior risco de morte

Mateus Dicas Saúde 05-11-12 barriga saliente, gordura centralizada, gordura na barriga, maior risco de morte comentários

Pessoas com bom peso, mas com a barriga saliente tem maior risco de morte


Pessoas de peso normal, mas com a gordura concentrada na barriga estão em maior risco de morrer do que os obesos, diz uma pesquisa da Clínica Mayo apresentada no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Munique. A análise descobriu que as pessoas do estudo que tinham um índice de massa corporal normal, mas também a obesidade central (ou seja, uma alta proporção de gordura entre cintura e quadril, simplificando na barriga), tem o maior risco de morte por causas cardiovasculares como devido a outros causas.

“Nós sabíamos desde a pesquisa anterior que a ter uma gordura centralizada na barriga, não era boa, mas a novidade deste estudo é a importância da distribuição de gordura, mesmo entre pessoas de peso normal”, diz o autor principal Dr. Francisco Lopez-Jimenez , cardiologista da Mayo Clinic, em Rochester. “Este grupo tem a maior taxa de morte, até mesmo maior do que aqueles que são considerados obesos de acordo com o índice de massa corporal (IMC). Da perspectiva da saúde pública, esta é uma descoberta importante. ”

O estudo incluiu 12.785 pessoas com 18 anos ou mais e pertencente ao Terceiro Inquérito Nacional para Examinar a Saúde e Nutrição, que constitui uma amostra representativa da população dos EUA. A pesquisa registrada medidas corporais de peso, altura, circunferência da cintura e do quadril, bem como status socioeconômico, comorbidades, medições fisiológicas e os resultados dos testes laboratoriais. Valores iniciais foram comparados com o Índice Nacional de morte para avaliar as mortes durante o acompanhamento.

Os casos dos estudos são divididos em três categorias de acordo com o IMC (normal: 18,5 kg/m2 a 24,9 kg/m2, sobrepeso: 25,0 kg/m2 a 29,9 kg/m2 e obesas: mais de 30 kg/m2), e em duas categorias de acordo com a proporção de cintura e da anca (normal: inferior a 0,85 para as mulheres, e menos do que 0,90 para homens, alta: igual ou superior a 0,85 para as mulheres , e igual ou superior a 0,90 para os homens). A análise foi realizada através do ajuste da idade, sexo, raça, tabagismo, hipertensão, diabetes, dislipidemia e linha de base do índice de massa corporal. Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica ou câncer foram excluídos do estudo.

Pessoas com bom peso, mas com a barriga saliente tem maior risco de morte


A idade média foi de 44 anos e 47,4 por cento dos indivíduos do sexo masculino. O período de acompanhamento médio foi de 14,3 anos. Houve 2.562 mortes, dos quais 1.138 eram por razões cardiovasculares.

O risco de morte cardiovascular foi 2,75 vezes maior e o risco de morte por todas as causas foi de 2,08 vezes maior entre pessoas de peso normal e obesidade central (gordura centralizada na barriga), do que entre aqueles que tiveram normal no índice de massa corporal e na proporção entre a cintura e da anca.

O alto risco de morte pode estar ligada ao maior acúmulo de gordura visceral neste grupo que está associado com resistência à insulina e outros fatores de risco, a quantidade limitada de gordura nos quadris e pernas que supostamente proporciona efeitos protetores, e a quantidade relativamente pequena de massa muscular “, diz o Dr. Karine Sahakyan, bolsista de pesquisa cardiovascular na Mayo Clinic, em Rochester.

Hoje, muitas pessoas conhecem o seu índice de massa corporal, mas também é importante saber que normalmente, não necessariamente significa, que o risco para a doença cardíaca é baixa, diz o Dr. Lopez-Jimenez. A localização de gordura pode também ser importante e que pode ser facilmente determinada através da medição do quadril e da cintura, embora o peso está dentro dos limites normais, acrescenta.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: