Para que serve o Rivotril e quais seus efeitos colaterais

Para que serve o Rivotril e quais seus efeitos colaterais

Rivotril é um medicamento ansiolítico da classe dos benzodiazepínicos (faixa preta). Ele atua afetando substâncias químicas no cérebro que podem estar desequilibradas. Este medicamento tem uma série de efeitos colaterais e deve ser administrado com cuidado.

Rivotril bula

Apresentação de Rivotril. Uso oral, adulto e pediátrico. Laboratório: Roche.

Composição de Rivotril 0,5mg

  • – Princípio ativo: clonazepam…0,5 mg
  • – Excipientes: lactose, amido de milho, amido pré-gelatinizado, óxido de ferro amarelo, óxido férrico, talco, estearato de magnésio

Composição de Rivotril 2mg

  • – Princípio ativo: clonazepam…2,0 mg
  • – Excipientes: lactose, amido pré-gelatinizado, estearato de magnésio, celulose microcristalina

Rivotril para que serve

Rivotril é utilizado para prevenir e controlar as convulsões e crises epilépticas. Este medicamento é conhecido como anticonvulsivante ou antiepiléptico. Também é usado para tratar ataques de pânico, espasmos infantis (Síndrome de West), transtornos de ansiedade, transtornos do humor, síndromes psicóticas, síndrome das pernas inquietas, vertigem e distúrbios do equilíbrio, e síndrome da boca ardente.

O fármaco tem sua ação iniciada após 30 a 60 minutos da tomada de sua dose oral única, e se estende por 8 a 12 horas em adultos e em crianças de 6 a 8 horas.

Os benzodiazepínicos, que é a classe que Rivotril pertence, causa a inibição leve do sistema nervoso, com ação anticonvulsivante, sedativa leve, relaxante muscular e tranquilizante.

Rivotril posologia

Leia a bula e siga as recomendações de seu médico antes de começar a tomar Rivotril. Se você tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico. Tome este medicamento por via oral, conforme indicado pelo seu médico, geralmente 2 ou 3 vezes ao dia.

Existe também uma variação deste medicamento, chamada Rivotril sublingual. Estes são vendidos em comprimidos de 0,25 mg e devem ser colocados sob a língua para serem dissolvidos na saliva, sem deglutição ou mastigação e por um tempo mínimo de 3 minutos. O Rivotril sublingual tem absorção rápida e deve ser usado somente em casos de emergência, como crises graves de pânico ou ansiedade.

A dosagem é baseada em sua condição médica, idade e resposta ao tratamento. Para crianças, a dose também é baseada no peso. Os idosos geralmente começam com uma dose menor para diminuir o risco de efeitos colaterais. Não aumente a sua dose, tome-a com mais frequência ou tome-a por mais tempo do que o indicado.

Não pare de tomar este medicamento sem consultar o seu médico. Algumas condições podem piorar quando esta droga é de repente interrompida. A sua dose pode precisar ser gradualmente reduzida.

Este medicamento pode causar reações de abstinência, especialmente se for usado regularmente por um longo período de tempo ou em altas doses. Nesses casos, os sintomas de abstinência (tais como convulsões, alterações de humor/mentais, agitação, problemas de estômago e cãibras musculares) podem ocorrer de repente se você parar de usar esta medicação. Para evitar reações de abstinência, seu médico pode reduzir sua dose gradualmente. Consulte seu médico ou farmacêutico para obter mais detalhes e relate quaisquer reações de retirada imediatamente.

Quando este medicamento é usado por um longo período de tempo, pode não funcionar tão bem como antes. Fale com o seu médico se este medicamento deixar de funcionar bem.

Além de seus benefícios, esse medicamento pode raramente causar um comportamento anormal de busca de drogas (dependência). Esse risco pode ser aumentado se você abusou de álcool ou drogas no passado. Tome este medicamento exatamente como prescrito para diminuir o risco de dependência.

Se você tem vários tipos diferentes de apreensão transtornos, você pode experimentar uma piora de crises, quando você começar a usar Rivotril. Consulte o seu médico imediatamente se isso acontecer. Seu médico pode precisar adicionar ou ajustar a dose de seus outros medicamentos para controlar as convulsões. Informe o seu médico se a sua condição persistir ou piorar.

Rivotril engorda

Rivotril pode tanto engordar como emagrecer, isso vai depender da condição de saúde da pessoa para que fora indicado esse medicamento e de seu organismo. Por exemplo, se seu médico lhe indicou tomar Rivotril para tratar uma ansiedade, que é uma condição que muitas vezes acaba causando o ganho de peso devido a ansiedade por comida, ao tomar este medicamento, este efeito é reduzido e você volta a comer normalmente e pode ter uma perda de peso. Algumas pessoas também dizem sentir menos apetite ao tomar este medicamento, o que também contribui para o emagrecimento.

Outras pessoas também relatam uma perda de energia, cansaço e sonolência, ao mesmo tempo que ocorre um aumento da fome enquanto o medicamento não fez efeito, isso pode fazer com que sejam mais sedentárias o que pode causar o ganho de peso.

Rivotril efeitos colaterais

Os efeitos colaterais comuns de Rivotril podem incluir:

  • – Cansaço ou sentir-se deprimido
  • – Sonolência e tonturas
  • – Problemas de memória
  • – Problemas de equilíbrio ou coordenação

Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver reações adversas graves após tomar este medicamento, estas incluem:

  • – Convulsões novas ou piores
  • – Sonolência severa
  • – Mudanças incomuns de humor ou comportamento
  • – Confusão, agressão, alucinações
  • – Pensamentos de suicídio
  • – Respiração fraca ou superficial
  • – Batimentos cardíacos acelerados
  • – Movimentos oculares incomuns ou involuntários

Informe quaisquer sintomas novos ou piora para o seu médico, tais como: mudanças de humor ou comportamento, ansiedade, ataques de pânico, problemas para dormir ou se sentir impulsivo, irritável, agitado, hostil, agressivo, inquieto, hiperativo (mental ou fisicamente), mais deprimido ou tenha pensamentos sobre suicídio ou se machucar.

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Rivotril, tais como dificuldade ao respirar e inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Precauções e avisos

Antes de tomar Rivotril, informe o seu médico ou farmacêutico se for alérgico a ele ou a outros benzodiazepínicos (tais como diazepam, lorazepam) ou se você tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de glaucoma de ângulo estreito, porfiria (uma desordem de sangue), doença hepática, renal ou pulmonar, problemas respiratórios ou mentais, problemas de humor (como depressão, pensamentos de suicídio), uso ou abuso regular de drogas, álcool e outras substâncias químicas.

Este remédio pode deixá-lo tonto ou sonolento. Não conduza, use máquinas ou faça qualquer atividade que requer alerta até ter certeza de que pode executar essas atividades com segurança. Evite bebidas alcoólicas.

Antes de ter uma cirurgia, informe seu médico ou dentista sobre todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas).

Para as crianças, os efeitos a longo prazo no desenvolvimento físico, mental e comportamental são incertos e podem não ser vistos até depois de muitos anos. Portanto, discuta os riscos e benefícios do tratamento com Rivotril com seu médico.

Os idosos podem ser mais sensíveis aos efeitos desta droga, especialmente sonolência e confusão. Esses efeitos colaterais podem aumentar o risco de queda.

Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando necessário, pois pode prejudicar um bebe durante a gestação. No entanto, uma vez que não tratadas, as convulsões são uma condição grave que podem prejudicar tanto a grávida e seu bebê, não pare de tomar este medicamento a menos que indicado pelo seu médico. Se você está planejando uma gravidez ou achar que está grávida, fale imediatamente com seu médico sobre os benefícios e os riscos de usar este medicamento durante a gravidez.

Este medicamento passa para o leite materno e pode ter efeitos indesejáveis ​​em um lactente. Consulte o seu médico antes da amamentação.

Não administre este medicamento para uma criança sem um conselho médico. Este medicamento não é aprovado para tratar o transtorno de pânico em pessoas com menos de 18 anos de idade.

Rivotril preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 5 a 20 reais.

Mais informações

Rivotril é um medicamento faixa preta indicado para tratar crises epilépticas e convulsões. O uso deste medicamento pode causar várias efeitos colaterais desde leves a graves, por isso, tome-o somente com indicação médica e siga corretamente suas recomendações de administração.

  • rivotril é relaxante muscular
Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • -2 não curtiram