Para que serve o Metronidazol e como usar esse medicamento

Para que serve o Metronidazol e como usar esse medicamento

O Metronidazol, também conhecido como Flagyl, é um medicamento considerado um anti-infeccioso e antibiótico, usado para tratar uma grande variedade de infecções. Ele funciona interrompendo o crescimento de certas bactérias e parasitas.

Metronidazol vem na forma de uma cápsula e comprimido, que deve ser tomado por via oral. Há também o Metronidazol creme, gel e loção que você aplica à sua pele, e um gel vaginal. Esse medicamento também está disponível como uma droga auto-injetável.

Metronidazol comprimido oral é usado ​​para tratar infecções causadas por bactérias ou parasitas. Os comprimidos veem em versões de liberação imediata e versões de liberação prolongada. Este é um medicamento de prescrição que também está disponível de forma genérica.

Metronidazol bula

Apresentação de Metronidazol

Uso Oral. Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos. Laboratório: Neo Química.

Composição de Metronidazol comprimido de 250mg.

Cada comprimido revestido contém:

  • – metronidazol: 250 mg
  • – excipiente q.s.p.: 1 comprimido (estearato de magnésio, celulose microcristalina, povidona)

Indicação

Metronidazol é usado para tratar infecções bacterianas da vagina (vaginites causadas por Gardnerella vaginalis), estômago (infecção do intestino delgado chamada giardíase), pele, articulações, trato respiratório, amebas (amebíase), Tricomonas (tricomoníase) e infecções causadas por bactérias anaeróbias. Este medicamento não irá tratar uma infecção vaginal causada por levedura.

Metronidazol posologia

Tome este medicamento por via oral conforme indicado pelo seu médico. Não esmague, mastigue ou quebre um comprimido. Para prevenir a dor de estômago, evite tomar este medicamento com o estômago vazio ou tome com um copo de leite. A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento.

Os antibióticos funcionam melhor quando a quantidade de medicamento em seu corpo é mantida em um nível constante. Tome este medicamento em intervalos igualmente espaçados.

Continue a tomar este medicamento até que a quantidade total prescrita esteja concluída, mesmo que os sintomas desapareçam após alguns dias. Parar o medicamento muito cedo pode resultar no retorno da infecção.

Para as outras formas de metronidazol, como creme, gel, loção ou auto injetável, use conforme indicação de seu médico. Informe o seu médico se a sua condição persistir ou piorar.

Metronidazol efeitos colaterais

Os efeitos secundários mais comuns que podem ocorrer com o uso de metronidazol incluem:

  • – Perda de apetite
  • – Tosse, espirros, corrimento ou congestionamento nasal
  • – Náusea ou vômito
  • – Diarreia
  • – Azia
  • – Cãibras no abdômen
  • – Prisão de ventre
  • – Prurido ou descarga vaginal
  • – Gosto metálico na boca

Se esses efeitos são leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se forem mais graves ou não forem embora, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Chame imediatamente o seu médico se tiver efeitos secundários graves. Efeitos secundários graves e os seus sintomas podem incluir:

  • – Problemas no sistema nervoso, incluindo convulsões e encefalopatia (função cerebral anormal)
  • – Convulsões
  • – Tontura
  • – Dor de cabeça
  • – Confusão
  • – Ataxia (perda de controle dos movimentos corporais)

Interação com outros medicamentos

O metronidazol pode interagir com outros medicamentos, vitaminas ou ervas que esteja a tomar. Uma interação é quando uma substância muda a maneira como um medicamento funciona. Isso pode ser prejudicial ou impedir que a droga funcione bem.

Para ajudar a evitar interações, seu médico deve gerenciar todos os seus medicamentos cuidadosamente. Certifique-se de informar o seu médico sobre todos os medicamentos, vitaminas ou ervas que você está tomando. Para saber como esta droga pode interagir com outra que você está tomando fale com o seu médico ou farmacêutico.

Interação com álcool

Você deve parar de usar bebidas que contêm álcool pelo menos 3 dias antes de iniciar o tratamento com metronidazol. Evite também o álcool durante 3 dias após parar o tratamento com esta droga.

O álcool pode causar efeitos colaterais quando usado com metronidazol. Estes incluem náuseas, vômitos, cólicas abdominais, dores de cabeça, ou rubor (vermelhidão repentina e calor em seu rosto).

Avisos e precauções

  • – Pessoas com doença hepática: Seu fígado ajuda a processar esta droga. Se tem uma doença hepática grave, o seu fígado pode processar esta droga mais lentamente. Isso aumenta a quantidade de droga em seu corpo e o risco de efeitos colaterais. O seu médico pode diminuir a sua dose de metronidazol ou indicar que tome menos frequentemente.
  • – Doença renal: Seus rins ajudam a limpar esta droga de seu corpo. Se você tem doença renal grave, seus rins podem processar esta droga mais lentamente. Isso aumenta a quantidade de droga em seu corpo e o risco de efeitos colaterais. O seu médico pode diminuir a sua dose de metronidazol ou indicar que tome menos frequentemente.
  • – Mulheres grávidas: Estudos da droga em animais grávidas não mostraram um risco para o feto. Não há estudos suficientes feitos em mulheres grávidas para mostrar se a droga representa um risco para o feto. Fale com o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar. O metronidazol não deve ser tomado durante o primeiro trimestre da gravidez. Para o segundo e terceiro trimestres, este medicamento deve ser utilizado apenas se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto.
  • – Amamentação: O metronidazol pode passar para o leite materno e causar efeitos secundários numa criança que é amamentada. Fale com o seu médico se você amamentar seu filho. Pode ser necessário decidir se deve parar de amamentar ou parar de tomar este medicamento.
  • – Idosos: Os rins de adultos mais velhos podem não funcionar tão bem quanto antes. Isso pode fazer com que seu corpo processe as drogas mais lentamente. Como resultado, a droga permanece em maior quantidade em seu corpo por um longo tempo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais.
  • – Alergias: O metronidazol pode causar uma reação alérgica grave ou hipersensibilidade. Os sintomas podem incluir urticária, erupção vermelha, descamação da pele e febre.

Se tiver uma reação alérgica, contate imediatamente o seu médico. Não tome este medicamento novamente se teve alguma vez uma reação alérgica ou hipersensibilidade a ele. Em alguns casos, tomá-lo novamente pode ser fatal.

Mais informações

Continue a tomar este medicamento até que a quantidade total prescrita esteja concluída, mesmo que os sintomas desapareçam após alguns dias. Parar o medicamento muito cedo pode resultar no retorno da infecção. Não tome metronidazol sem indicação médica.

  • metronidazol para os rins
Este artigo te ajudou?
  • +16 curtiram
  • 0 não curtiram